Em Revelação: Zest Books

TOP 3
Zest Books

A Melhor Comida Portuguesa para Fazer em Casa
Nuno Seabra Lopes e Duarte Cardoso

Para os verdadeiros amantes de comida – portuguesa, claro – este livro faz uma seleção de 20 receitas e adiciona-lhes o melhor vinho como acompanhamento.

Street Art Lisbon
GAU – Galeria de Arte Urbana

Pensado em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, este é um álbum fotográfico que faz uma viagem pela arte urbana em Lisboa.

Lisboa por Urban Sketchers
Urban Sketchers

São mais de 140 imagens de 45 desenhadores da capital de Portugal. Para os verdadeiros apaixonados da cidade.

Fotografia: Bruno Colaço/4SEE

A ideia da Zest Books nasceu em 2010, fruto de um projeto de consultoria, mas só em 2012 é que o projeto foi recuperado e adaptado a uma nova realidade. Gastronomia, turismo e lifestyle são as áreas-chave desta editora.

Imagine um local onde se trabalha menos de 40 horas semanais, com um terraço e um copo de vinho ao final da tarde. Agora fique com essa imagem na cabeça. Nuno Seabra Lopes, Duarte Cardoso e Pedro Azevedo são amigos e estão juntos no projeto da Zest Books, uma editora que se especializa em temas como gastronomia, turismo e lifestyle e que nasceu em 2012, em plena crise económica. E porquê? Nuno explica de forma bem simples: “Juntámo-nos para fazer, de forma profissional, sobretudo livros de temas que amamos. É um projeto coletivo e, acima de tudo, epicurista.” Com backgrounds tão distintos como Edição, Engenharia Civil ou Engenharia de Telecomunicações, os três amigos criaram um projeto diferenciador que continua a crescer.

Promover o país

Mais do que tentar aproveitar o aumento do turismo no país – até porque não acreditam que seja uma mais-valia para os seus produtos –, a Zest Books quer publicar Portugal. “Mostramos o que somos e o que mais amamos”, sublinha Nuno. Além de livros, o projeto também oferece postais ilustrados kirigami (3D) e postais íman, sempre com uma associação clara à promoção do país. Com uma estratégia diferenciadora em termos de especialização de categorias, a Zest Books aposta fortemente no design, na ilustração e em fotografias.

Um crescimento independente

Com quatro pessoas a trabalhar a tempo inteiro na Zest Books, o objetivo do projeto é crescer com moderação. Editam entre 5 a 10 livros por ano, sem ter em conta as reimpressões. O lema é a qualidade em primeiro lugar. Nuno sublinha o porquê: “Preferimos continuar a publicar pouco e bem, mantendo a qualidade dos nossos livros e a nossa qualidade de vida, a sermos enredados pelas exigências de um crescimento exagerado e continuado, daí sermos totalmente independentes.” Agora, regresse à imagem do terraço e do copo de vinho, e desfrute de boas leituras.


“Juntámo-nos para fazer de forma profissional livros de temas que amamos”


Por: Catarina Sousa

Gostou? Partilhe este artigo: