Wuant: do YouTube para a banda desenhada

wuant-youtube-bd-revista-estante-fnac

Tem 21 anos e mais de 1,2 milhões de seguidores no YouTube. Mas Paulo Borges – mais conhecido por Wuant no mundo digital – concretizou agora um outro sonho. Já conheces o seu livro de BD?

Wuant

Wuant: O Início
Paulo Borges e Valente (Ilustração)

Desde muito jovem que Paulo Borges se perde por computadores e banda desenhada. A primeira paixão transformou-se num instrumento para a vida profissional. A segunda, na verdade, nunca passou de uma companheira de horas vagas. Pelo menos até agora!

Aos 21 anos, já consolidado como uma das maiores estrelas portuguesas do YouTube – onde responde pelo nome de Wuant –, Paulo juntou o melhor de dois mundos e deu o salto do mundo digital para os livros. Wuant: O Início é o seu primeiro volume de BD e, explica o próprio, uma nova forma de se dar a conhecer aos seus mais de 1,2 milhões de subscritores.

“É uma versão minha, só que magro”, ri-se, em conversa com a Estante. “Aqui encontram um universo diferente. Um universo que decerto [os fãs] também gostariam de viver. Acaba por ser uma extensão do meu canal: humor, boa disposição e uma história que não faz grande sentido”, confessa.

A obra – “definitivamente humorística” – é não só o concretizar de um sonho antigo, mas uma forma de retribuir a todos aqueles que o têm vindo a apoiar. “É um presente especial. Fi-lo com o intuito de dar de volta, apesar de ser impossível retribuir o que me deram ao longo deste tempo inteiro. Fiz o livro com grande carinho e empenho, e pelo que tenho visto o pessoal está a adorar!”, reconhece Wuant.

Fenómeno do YouTube

Tinha 5 anos quando recebeu o primeiro computador e 12 quando aderiu à rede social de partilha de vídeos. Agora, é o quarto youtuber mais popular do nosso país e já soma qualquer coisa como 272 milhões de visualizações.

O internauta, que chega a passar 14 horas por dia de volta do ecrã, é também presença assídua nas restantes redes sociais – Facebook, Instagram e Twitter –, onde ultrapassa, cumulativamente, os 461 mil seguidores. Parece que está cá para ficar.


3 PERGUNTAS A WUANT


wuant-revista-estante-fnac

+1,2 milhões de subscritores no YouTube
+272 milhões de visualizações
+461 mil seguidores nas redes sociais

Como surgiu a oportunidade de passar do YouTube para os livros?

Pode parecer uma piada, mas não é. Uma editora contactou-me, perguntou-me se estava interessado e eu disse que sim. Foi literalmente assim!

É fã de longa data de banda desenhada? Que artistas mais admira?

Sou fã de longa data de banda desenhada, mas limito-me a ler. Não admiro nenhum artista em especifico, para mim importa mais o que criam do que quem as faz. Se bem que a minha BD favorita é a do Capitão Cuecas.

Faz parte dos seus planos dar continuidade a este primeiro volume de BD?

Tendo em conta que a história acabou num cliffhanger, faz definitivamente parte dos meus planos dar continuidade a esta saga. Tanto que já a comecei a escrever!


Por: Carolina Morais

 

Gostou? Partilhe este artigo: