Winnie the Pooh: um urso cheio de mel

Winnie the Pooh já tem 90 anos. Sempre em busca de mel, este urso molengão é uma das mais inesquecíveis figuras do imaginário infantil.

Era uma vez um rapazinho inglês chamado Christopher que tinha um ursinho castanho de peluche ao qual deu o nome de Edward. E era uma vez uma ursinha de carne e osso que, com o início da Primeira Guerra Mundial, se tornou a mascote oficial de uma unidade militar do Canadá. Chamava-se Winnipeg, em homenagem à cidade que a viu nascer, mas os soldados apelidavam-na carinhosamente de Winnie. Levaram-na com eles para a Europa e, antes de partir para o combate, deixaram-na no Jardim Zoológico de Londres, onde foi uma grande atração nacional. Foi nesta altura que interveio Alan Alexander Milne, pai do pequeno Christopher. Juntando o urso de peluche do filho ao urso que o filho gostava de visitar, deu origem a uma das mais adoradas criações de sempre da literatura infantil: Winnie the Pooh.

Um urso que fez figura

É em 1926 que, numa coleção de contos com o seu nome, surge pela primeira vez o urso que em Portugal muitos conhecem como Puff. Apresentado como um dos vários moradores do Bosque dos Cem Acres numa floresta inglesa, faz-se acompanhar por porcos, burros, cangurus, corujas, tigres e coelhos. São todos brinquedos, embora não se comportem como tal. E também são brinquedos na vida real. Pertencem ao pequeno Christopher, que chega a aparecer em algumas histórias – com o verdadeiro nome – como um dos raros personagens humanos deste mundo. Sucesso imediato entre os mais novos, o livro inspira uma sequela, é adaptado à rádio e ao teatro e chega, já na década de 1960, ao radar da Disney. É pela mão da empresa norte-americana, que lhe adquire os direitos, que Pooh desponta em definitivo. Adaptado por diversas vezes ao cinema e à televisão, este ursinho molengão chega aos 90 anos como um dos personagens infantis mais populares do mundo.


Em Portugal, a Dom Quixote publica livros com histórias de Winnie the Pooh e amigos (ex.: O Livro do Filme), mas também livros repletos de divertidas atividades para os mais novos (ex.: História para Colorir).


puff

Winnie the Pooh 
Um urso afável e amigável, embora algo ingénuo, que adora comer mel.
Também conhecido como: Puff

leitao

Piglet
Um porquinho muito tímido e curioso que é também o mais fiel companheiro de Pooh.
Também conhecido como: Leitão

eeyore

Eeyore
Um burro sarcástico e amargurado, que acha que as coisas nunca lhe vão correr bem.
Também conhecido como: Igor

corujao

Owl
Uma coruja que alia a sabedoria à distração e gosta de parecer mais esperta do que é.
Também conhecido como: Corujão

coelho

Rabbit
Um coelho obcecado com organização que se acha o animal mais inteligente do bosque.
Também conhecido como: Abel Coelho

can

Kanga
Uma dócil e paciente fêmea de canguru que é também a mãe de Roo.
Também conhecida como: Can

guru

Roo
Um pequeno e irrequieto canguru que se mete muitas vezes em sarilhos.
Também conhecido como: Guru

tigre

Tigger
Um tigre extremamente alegre e otimista com uma autoconfiança do tamanho do mundo.
Também conhecido como: Tigre


Por: Tiago Matos

Gostou? Partilhe este artigo: