12 viagens eternas da literatura

viagens-eternas-revista-estante-fnac

A literatura de viagem não é um fenómeno recente.

Já Marco Polo, no longínquo século XIII, registava as suas aventuras pelo continente asiático em relatos tão extraordinários que muitos duvidaram que pudessem ser verdadeiros – e, na verdade, as suspeitas permanecem até hoje. Reais ou imaginárias, as viagens têm sido, desde então, exploradas em livro tanto por viajantes profissionais como por autores tão consagrados noutros géneros como Charles Darwin, Jules Verne ou Joseph Conrad. Preparado para viajar pelo tempo?


CLÁSSICOS


Viagens

1300


Viagens
Marco Polo
Assírio & Alvim

Um dos mais emblemáticos livros de viagens de todos os tempos, Viagens descreve as jornadas de Marco Polo pela Ásia entre 1276 e 1291.

A-Viagem-do-Beagle

1839


A Viagem do Beagle
Charles Darwin
Relógio d’Água

Composto a partir dos diários pessoais de Charles Darwin, este é o relato de uma longa viagem que acabou por se revelar a mais importante da vida do naturalista inglês.

viagem-ao-centro-da-terra

1864


Viagem ao Centro da Terra
Jules Verne
Relógio d’Água

Numa das viagens mais célebres da ficção, um pequeno grupo entra num vulcão, deparando-se com um mundo onde dinossauros coabitam com homens pré-históricos.

Historias-Inquietas

1898


Histórias Inquietas
Joseph Conrad
Assírio & Alvim

Nesta coleção de contos, o autor de O Coração das Trevas faz-nos viajar por lugares como França, África e os mares do Extremo Oriente.

Terra-dos-Homens

1939


Terra dos Homens
Antoine de Saint-Exupéry
Relógio d’Água

Ainda antes de publicar O Principezinho, Antoine de Saint-Exupéry escreveu este livro de memórias sobre o seu (acidentado) tempo como aviador.

Voss

1957


Voss
Patrick White
E-Primatur

Inspirado na vida de Ludwig Leichhardt, este romance acompanha as andanças de um explorador que procura traçar um mapa do deserto central da Austrália.

CONTEMPORÂNEOS


Por-Aqui-e-Por-Ali

1998


Por Aqui e Por Ali
Bill Bryson
Bertrand Editora

Três mil quilómetros pela floresta. É este o desafio a que Bill Bryson e o amigo Stephen Katz se propõem, relatado neste divertido – mas provocante – livro.

Casei-Com-um-Beduino

2006


Casei com Um Beduíno
Marguerite van Geldermalsen
Asa

A história real de uma neozelandesa – a autora – que, numa viagem pelo Médio Oriente, casa com um beduíno e aprende a viver no deserto.

Comer Orar Amar

2010


Comer, Orar, Amar
Elizabeth Gilbert
Bertrand Editora

Aos 34 anos, a autora deixa para trás o casamento para partir numa viagem de autodescoberta com passagens por Itália, Índia e Indonésia.

O-Mundo-e-Facil

2010


O Mundo é Fácil
Gonçalo Cadilhe
Clube do Autor

Vamos aprender a viajar? Neste livro, o português Gonçalo Cadilhe ensina truques e informações úteis para quem quer viajar mais e melhor.

A Desumanização

2013


A Desumanização
Valter Hugo Mãe
Porto Editora

Com a misteriosa Islândia como pano de fundo, este romance é narrado por uma menina que mostra no que se torna a sua vida depois de perder a irmã gémea.

mulheres-viajantes

2014


Mulheres Viajantes
Sonia Serrano
Tinta da China

Egéria, Karen Blixen, Freya Starck. As histórias de algumas das principais viajantes do sexo feminino estão reunidas neste livro de Sonia Serrano.

 

Gostou? Partilhe este artigo: