Veste o pijama e deixa que estes livros te embalem

pijama-livros-estante-fnac

Já tens o pijama vestido? Vamos, está na hora de deitar. Só falta um ritual para deixar o teu dia completo: uma história. Dizem os populares que “deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer”, mas não te esqueças das histórias para adormecer. Não sabes que livro escolher? Não te preocupes, a Estante dá-te uma ajuda.


historias-adormecer-raparigas-rebeldes-revista-estante-fnac

Histórias de Adormecer para Raparigas Rebeldes

Elena Favilli e Francesca Cavallo

Com tanta opção de escolha, o dedo indeciso acaba por apontar para o livro Histórias de Adormecer para Raparigas Rebeldes. Se à partida parece um livro de princesas e castelos encantados, assim que o abrimos deixamo-nos inspirar por histórias reais sobre mulheres de carne e osso.

São incontáveis as vezes que nos perguntaram: “O que queres ser quando fores grande?” Será que Rosa Parks sonhava ser ativista? Ou que Frida Kahlo já sabia, aos 6 anos de idade, que a sua vida inspiraria tantos jovens? Provavelmente não, porque são as pequenas peripécias que nos vão acontecendo ao longo de vida que constroem a verdadeira história: aquela que está escrita neste livro.

A Estante levanta um pouco o véu: conheces a verdadeira história da escritora Virginia Woolf? Sabias que ela começou por escrever um diário sobre a sua família? “Vivia intensamente”, registou ela, bem como todas as emoções que desgravava para o papel de forma a torna-las mais claras. Curioso? Não deixes para amanhã a história que te pode inspirar hoje. Vá, escolhe o teu melhor pijama e começa já a ler as outras 99 histórias que não te contámos.


vitinho-dormir-que-se-cresce

Vitinho: É a dormir que se cresce!

José Maria Pimentel

Se nos sonhos viajamos para onde queremos, nada melhor do que viajar até aos anos 80 com este ressurgimento das aventuras do Vitinho em livro.

Ainda não conheces as histórias do ilustre rapaz de jardineiras amarelas e chapéu de palha, com um “V” cravado no peito à semelhança de um qualquer super-herói (porque Vitinho é, de facto, o nosso super-herói na hora de dormir)? Em É a Dormir que se Cresce!, ele conta-nos o seu dia a dia, começando com uma ida noturna à casa de banho: “Lembro-me logo do Doutor Pedro hoje à tarde a dizer à minha mãe, que, para crescer bem, é preciso deitar-me muito cedo. Pois, pois… o meu pai manda-me crescer para a cama todos os dias, mas mesmo assim não estou a chegar bem à sanita!” Resmungos de Vitinho, o próprio, mas também de quem quer crescer rápido.

Será que é só a dormir que se cresce? Talvez não. Também se cresce a ler as aventuras do Vitinho. Abre o livro, lê a história e, agora sim, “está na hora da caminha, vamos lá dormir”.


joão-pestana

João Pestana

Luísa Ducla Soares e Ana Camila Silva

João Pestana aparece sempre à hora de deitar. Se não vem brincar ou contar histórias, porque aparece ele a estas horas? E como consegue estar em casa de todas as crianças no momento exato de dormir? Será uma espécie de Pai Natal que nos traz o presente do sono?

São tantas perguntas para uma única resposta: o João Pestana é…

Mas não, desta vez não vai ser a Estante a contar-te. Serão a escritora Luísa Ducla Soares e a ilustradora Ana Camila Silva a revelar quem é este ser mítico que chega para nos fechar os olhos e termos uma noite descansada. Vai já lavar os dentes que o teu pai está de livro em punho para te revelar tudo.


365-histórias-adormecer

365 Histórias para Adormecer

Gil Guide

Ao final do dia é quando nos sentamos e refletimos sobre as aventuras que nos marcaram. Mas há dias mais monótonos que outros, em que parece que nada de especial aconteceu e quando nos perguntam “então como foi o teu dia?”, acabamos por responder de forma pouco animada um “oh, foi normal”.

Para que não caias na tristeza quando as tuas aventuras findarem, aconselhamos-te aqui 365 histórias para te inspirarem: uma para cada dia do ano. Deixamos ainda uma sugestão: se estás agora a descobrir o poder das histórias, o que achas de lançares um desafio aos teus pais? Numa noite contas tu uma história, na noite a seguir contam os teus pais. Assim, no final do ano podes descobrir quem tem o verdadeiro dom de contador de histórias.


cancoes-de-embalar

Canções de Embalar

Os mais pequenos não ficam esquecidos nesta lista. Este livro é para os pais lerem aos filhos enquanto eles se aninham no vale dos lençóis e se preparam para sonhar. A conhecida marca de brinquedos para crianças Fisher-Price entrou no mundo dos livros e publicou a obra Canções de Embalar para os mais pequenos darem os primeiros passos nas leituras.

São histórias de embalar, mas sozinhas não têm o mesmo efeito. Por isso, acresce ao livro um CD com nove músicas para as crianças se embalarem e sonharem com as histórias.


Por: Ana Catarina Pinto

Gostou? Partilhe este artigo: