O Universo nos Teus Olhos: uma história de amor e preconceito

universo-olhos-revista-estante-fnac

A obesidade, o bullying e a depressão são linhas condutoras do livro de Jennifer Niven. O seu objetivo é simples: transmitir uma mensagem de esperança que viva para lá das páginas.

universo nos teus olhos


Um livro para…
Fãs de romances young adult e histórias assentes em temáticas e personagens fortes.

Primeiras frases
“Eu não sou uma pessoa merdosa, mas vou fazer uma coisa desprezível. Tu vais odiar-me e outras pessoas também vão odiar-me, mas vou fazê-lo na mesma para te proteger e para me proteger a mim.”

Se gostaste deste livro, é provável que também gostes de…

Por vezes, conhecemos uma pessoa que muda tudo. Uma pessoa que nos inspira e dá forças para enfrentarmos todos os problemas e superarmos dores que teimam em não passar. Esta história de amor assinada por Jennifer Niven – colocada por muitos no mesmo patamar do bestseller A Culpa é das Estrelas, de John Green – não se esgota nas páginas e serve para mostrar como todos podemos ser amados, desejados e compreendidos, independentemente do nosso aspeto físico ou de qualquer outra diferença.

O livro

O Universo nos Teus Olhos é feito de momentos dramáticos que marcam a vida de uma adolescente. Libby enfrenta os complexos da obesidade e a dor da morte dos pais, mas ao conhecer Jack – jovem que sofre de prosopagnosia, uma doença real que consiste na incapacidade de reconhecer rostos – tudo muda. Existem muitas diferenças entre eles, mas são elas que fazem nascer (e tornam credível) esta história de amor.

Escrito para adolescentes que se sentem incompreendidos, o livro fala sobre a importância de “vermos e de sermos vistos”, explica a autora. “É uma história pessoal. Nasce das minhas perdas, medos e dores, e das pessoas reais que me são queridas. Sou eu com 12 ou 13 anos, em luta com o meu peso e com o bullying. E sou eu aquando da morte do meu pai, apenas dois meses depois de ter perdido o meu namorado. E, mais recentemente, nasce da perda da minha mãe, que era o meu sol”, revela.

A autora

Jennifer Niven lançou-se no mundo da literatura em 2000, com The Ice Master, mas foi com Fala-me de Um Dia Perfeito que saltou para as luzes da ribalta – a obra vendeu mais de 100 mil exemplares só nos Estados Unidos e foi publicada em 34 países.

A escritora volta agora a dar que falar com outro romance juvenil que promete superar as expetativas. A viver atualmente em Los Angeles, Jennifer baseia os seus livros em casos reais e confessa que a sua grande paixão é, desde criança, a escrita.

Desde que lançou O Universo nos Teus Olhos, confessa que já recebeu milhares de mensagens de adolescentes que se sentem incompreendidos e sozinhos e que, por isso, se identificaram com a história. A sua resposta tem sido simples: “És desejado. És necessário. És amado.”

O gancho

O Universo nos Teus Olhos explora problemas muito presentes na sociedade atual e coloca o leitor na pele da pessoa em causa, bem como na dos que estão em seu redor. Explorando temas como obesidade, bullying, preconceito ou depressão, a história ambiciona servir de alerta para a necessidade de respeitarmos os outros e as suas diferenças.

Um propósito nobre, já que um dos papéis fundamentais da literatura é também dar a conhecer estas problemáticas, na tentativa de atenuar o preconceito e a discriminação existentes, principalmente, nas camadas jovens.


Por: Ana Beatriz Oliveira

Gostou? Partilhe este artigo: