Quem são os heróis de Uma Aventura?

 

 

uma_aventura_em_conimbriga

Uma Aventura em Conímbriga
Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

Pedro, Chico, Teresa, Luísa e João estão juntos há 35 anos e as suas aventuras continuam a encantar miúdos e graúdos. Estás pronto para embarcar na próxima?

Dados rápidos


João
É o mais jovem do grupo e também o mais engenhoso. Anda sempre acompanhado do seu fiel amigo, Faial, um pastor- -alemão imponente mas extremamente meigo.
Chico
O típico reguila da turma, que prefere o recreio às aulas. No desporto, não há melhor. É corajoso, divertido e está sempre pronto para uma nova aventura.
Teresa e Luísa
São gémeas verdadeiras – há apenas uma marca que as distingue, mas está por desvendar – e tão inseparáveis uma da outra como de Caracol, o seu caniche de estimação.
Pedro 
Alto, magricela e com aspeto intelectual. Estudioso e apaixonado pela leitura, é considerado o mais inteligente do grupo.

Na estante de cada criança existe pelo menos um destes livros. Aventura, mistério e amizade são os ingredientes-chave de uma coleção que tem vindo a encantar gerações atrás de gerações. Há alguma criança que nunca tenha desejado ser forte como Chico, inteligente como Pedro, corajosa como João ou destemida como as gémeas Teresa e Luísa?

De norte a sul do país, estes cinco amigos já foram surpreendidos por bandidos, piratas e até bruxas e lobisomens. Já atravessaram fronteiras, procuraram tesouros perdidos e desvendaram mistérios com vários séculos de existência. Sem nunca baixarem os braços.

Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada são as grandes responsáveis por este sucesso literário, que teve início em 1982 com Uma Aventura na Cidade. As duas professoras inspiraram-se nos alunos e lançaram-se na aventura de criar personagens e enredos que despertassem a curiosidade e o interesse dos jovens pela leitura. E conseguiram. As investigações deste grupo de amigos com queda para os mistérios já passaram dos livros para a televisão e, em 2009, chegaram ao cinema com a adaptação de Uma Aventura na Casa Assombrada.

No total, a coleção soma já 59 aventuras. A mais recente, Uma Aventura em Conímbriga, chegou este ano às livrarias. Decorre durante uma visita de estudo às ruínas de Conímbriga, envolvendo a busca por um tesouro. Algures entre realidade e ficção, o certo é que há sempre aventuras onde menos se espera. E esta não é exceção.


3 livros
para os

jovens aventureiros

As Gémeas no Colégio de Santa Clara

Enid Blyton
Tal como Teresa e Luísa, também Patrícia e Isabel são enérgicas e estão sempre prontas para novas aventuras. A mudança para uma escola onde ninguém as conhece não é fácil, mas estas gémeas estão determinadas a impressionar todos os que cruzarem os seus caminhos.

As Aventuras de Sherlock Holmes

Arthur Conan Doyle
Um dos sonhos de Pedro é ser detetive. E quem melhor do que Sherlock Holmes e o seu inseparável companheiro, Watson, para o inspirar? Esta dupla é imbatível no que diz respeito a mistérios e casos que mais ninguém consegue desvendar.

As Aventuras de Tom Sawyer

Mark Twain
Do outro lado do Atlântico, também Tom Sawyer e Huckleberry Finn são peritos em aventuras. As peripécias em que se metem levarão certamente Chico e João a relembrar as suas próprias proezas. Um livro intemporal que relembra a todos o que é ser criança.

Por: Andreia Vaz

Gostou? Partilhe este artigo: