Por Tutatis! O que ainda não sabias sobre Astérix

asterix-obelix-revista-estante-fnac

Astérix entre os pictos

Desde 1959 que Astérix, Obélix, Panoramix e muitos outros irredutíveis gauleses nos têm divertido com a garra com que resistem aos invasores romanos.

Em pouco menos de seis décadas, protagonizaram uma das mais populares séries de banda desenhada de todos os tempos, com vendas na casa dos 370 milhões de livros e traduções para 111 idiomas.

Na cronologia da série, um dos momentos mais marcantes foi a publicação de Astérix entre os Pictos, em 2013. Isto porque, pela primeira vez, Jean-Yves Ferri e Didier Conrad substituíam René Goscinny e Albert Uderzo no papel de autor e desenhador da história.

É com eles que continuam a viver Astérix e companhia. E, por muito que achemos que já os conhecemos bem, o seu manancial de surpresas parece tão inesgotável quanto a poção mágica que os torna invencíveis.


6 CURIOSIDADES SOBRE ASTÉRIX, OBÉLIX E COMPANHIA


ASTÉRIX E OBÉLIX NASCERAM NO MESMO DIA

E na mesma hora. É isto que nos é mostrado em Astérix e Latraviata, com Panoramix a aproveitar a ocasião para prever que o nascimento simultâneo seria o sinal de uma grande e sólida amizade no futuro.

OS PAIS DE ASTÉRIX E OBÉLIX TÊM UMA LOJA JUNTOS

Chamam-se Astronomix e Obélodalix, são os pais de Astérix e Obélix e abriram uma loja de souvenirs – menires, vasos, espadas, etc. – na região da Armórica. As mães do duo, a propósito, chamam-se Praliné e Gelatina.

A ASCENSÃO COMERCIAL DOS LIVROS FOI VERTIGINOSA

Astérix, o Gaulês, o primeiro livro de Astérix vendeu 6000 cópias no primeiro ano. O mais recente, Astérix e a Transitálica, teve uma tiragem de 5 milhões.


DEMASIADA POÇÃO MÁGICA TRANSFORMA QUEM A BEBE EM PEDRA

O segredo da força sobre-humana dos gauleses está na poção mágica de Panoramix, mas O Pesadelo de Obélix ensina-nos que o seu consumo exagerado pode ter efeitos letais. É possível que seja por isso que Panoramix não deixa Obélix beber a poção, já que este caiu no caldeirão quando era pequeno – embora, uma vez ou outra, lhe dê a provar umas gotas, como em Astérix e Cleópatra.

GOSCINNY E UDERZO CONHECERAM UM DESCENDENTE DE OBÉLIX

Em Astérix e o Regresso dos Gauleses, os criadores da série fazem parte da história e deparam-se, em 1963, com Obélisc’h, um marinheiro de cachimbo que não deixa margem para dúvidas: descende do nosso bem conhecido Obélix.

IDEIAFIX NÃO EXISTIA NOS PRIMEIROS LIVROS

O inseparável companheiro canino de Obélix surgiu pela primeira vez em A Volta à Gália de Astérix, o quinto volume da série. Ideiafix descobre Astérix e Obélix em Paris e segue-os por toda a Gália, fazendo-se notar apenas na última página do livro, altura em que é adotado.


Por: Tiago Matos
Ilustração: Les Éditions Albert René

Gostou? Partilhe este artigo: