Século Sinatra

revista-estante-seculo-de-frank-sinatra

Nasceu há 100 anos o homem a quem chamavam “A Voz”. Na música e no cinema, no triunfo e na derrota, Frank Sinatra fez sempre as coisas à sua maneira. Também por isso, é ainda hoje uma das mais adoradas figuras do entretenimento.

Por: Tiago Matos

livros-sobre-frank-sinatra
História do Jazz
José Duarte

A riqueza histórica do género musical favorito de Sinatra é decomposta nesta obra, que explora os principais momentos do jazz desde 1917, intercalando-os com biografias e ilustrações.

frank-sinatra-nasce-a-12-dezembro

 

Francis “Frank” Sinatra nasce num apartamento de Hoboken, em Nova Jérsia.

Cicatrizes

À nascença, é tão pesado (quase 6 kg) que o médico responsável pelo parto é obrigado a usar fórceps para o retirar da mãe, danificando-lhe no processo o tímpano e fazendo-lhe um corte profundo junto à boca. Na juventude as marcas fazem-no alvo de troça. É, contudo, graças a estas que é mais tarde dispensado de servir no exército na Segunda Guerra Mundial.

Música

Apaixona-se por música – e em especial por jazz, que considera incomparavelmente superior ao “desrespeitoso” rock’n’roll – ainda em criança. Na adolescência inicia-se a cantar em bares locais. Nunca chega, contudo, a aprender a ler uma pauta.


“Não escondas as tuas cicatrizes. Elas fazem de ti aquilo que és.”


livros-sobre-frank-sinatra
O Padrinho
Mario Puzo

No seu mais célebre romance, Puzo inspira-se em Sinatra para criar a personagem de Johnny Fontaine, um cantor e ator que a máfia ajuda a subir na carreira.

Até à Eternidade
James Jones

O romance de estreia de James Jones, hoje tido como um dos melhores do século XX, acompanha um pelotão americano nas vésperas do ataque japonês a Pearl Harbor. A adaptação da obra ao cinema deu um Oscar a ganhar a Frank Sinatra, revitalizando-lhe a carreira em declínio.

frank-sinatra-album-the-voice-em-1946

 

É lançado The Voice of Frank Sinatra, o primeiro de 59 álbuns de estúdio (fora os álbuns ao vivo e as compilações). Chega rapidamente ao topo da lista de vendas. No total, ao longo da carreira, Sinatra vende mais de 150 milhões de álbuns.

A Máfia

Sinatra deve o sucesso profissional às ligações a elementos conhecidos da máfia? O rumor acompanha-o ao longo da vida, mas o cantor nega-o até ao fim, insultando publicamente quaisquer jornalistas que aludam à situação.


“Repetir cenas? Fui contratado para fazer um filme e não dois.”


livros-sobre-frank-sinatra

Blonde
Joyce Carol Oates

Nesta célebre biografia ficcionada, Joyce Carol Oates explora a vida de Marilyn Monroe, abstendo-se de referir alguns nomes mas não deixando de explorar a relação com Sinatra nas costas de Ava Gardner.

frank-sinatra-torna-se-actor-1954

 

Depois de uma queda abrupta de popularidade com a entrada na década de 1950, Sinatra investe na carreira de ator e é distinguido com o Oscar de melhor ator secundário pelo desempenho em Até à Eternidade. Um feito digno de registo para um ator conhecido por se recusar a repetir cenas durante as filmagens.

Mulheres

Sinatra casa quatro vezes (Nancy Barbato, Ava Gardner, Mia Farrow e Barbara Marx) e tem três filhos (Nancy, Frank e Tina), mas também várias amantes (entre as quais Judy Garland, Lauren Bacall e Marilyn Monroe). A turbulenta relação com Gardner, em particular, quase o leva ao suicídio.


“Gosto muito de mulheres. Admiro-as. Mas, como qualquer homem, não as compreendo.”


livros-sobre-frank-sinatra

Os Tesouros de Sinatra
Charles Pignone

Contendo mais de 200 fotografias e um álbum com entrevistas e canções raras, este livro dá a conhecer Sinatra através de episódios de bastidores e das palavras de quem melhor o conheceu.

frank-sinatra-morre-em-1998

 

Frank Sinatra morre após um ataque cardíaco, em Los Angeles, Califórnia. É enterrado com uma garrafa de Jack Daniel’s e um maço de cigarros. Gravado na lápide está o título do último tema que cantou ao vivo: “The Best is Yet to Come” (“O melhor ainda está para vir”). |


“Que vivam todos até aos 100 anos e que a última coisa que ouçam seja a minha voz.”


Gostou? Partilhe este artigo: