A continuação de Sangue e Fogo, Harry Potter e outras novidades imperdíveis de fevereiro

livros-fevereiro-novidades-revista-estante-fnac

O mês mais curto do ano chega com grandes novidades no que a livros diz respeito. Quais destes vais querer mesmo ler?

sangue-fogo-1-2
Edição em inglês:
Fire and Blood

Sangue e Fogo: Livro 1, Parte 2

George R. R. Martin

A primeira parte chegou a Portugal em novembro do ano passado e conseguiu, ainda assim, ser um dos livros mais vendidos de 2018. Agora é a vez de a segunda parte fazer o seu trabalho, matando-nos saudades de Westeros enquanto não chega Winds of Winter ou a última temporada da série televisiva baseada nas Crónicas de Gelo e Fogo. George R. R. Martin conta-nos aqui a história completa dos reis Targaryen, iniciando a narrativa muito antes dos eventos que tão bem conhecemos. E ainda há muitas surpresas à tua espera.


Harry Potter e a Pedra Filosofal
Edições Comemorativas

J. K. Rowling

E não é que a edição em português de Harry Potter e a Pedra Filosofal, o primeiro livro da inesquecível saga de Harry Potter, já tem 20 anos? Para o assinalar com a devida pompa e circunstância, a Editorial Presença decidiu publicar uma edição especial em capa dura, com quatro sobrecapas diferentes, alusivas às várias casas de Hogwarts. Se esta novidade te interessa, marca já no teu calendário: a nova edição será lançada já no dia 7 de fevereiro, precisamente o mesmo em que se celebra a Noite dos Livros do Harry Potter em 2019.


carta-minha-filha
Edição em inglês:
Letter to My Daughter

Carta à Minha Filha

Maya Angelou

Maya Angelou, uma das principais figuras da literatura americana do último século, morreu no dia 28 de maio de 2014, deixando um filho. Nunca teve uma filha, mas sentia que muitas mulheres a tratavam como uma figura materna. Decidiu, por isso, em 2009, escrever esta coleção de 28 ensaios curtos com os seus ensinamentos, dedicando-os à filha que nunca chegou a ter. “Dei à luz uma criança, um rapaz, mas tenho milhares de filhas”, escreve na introdução. “E estou a falar para todas vós. É isto que tenho para vos oferecer.”


Estocolmo

Estocolmo

Sérgio Godinho

Um homem é sequestrado por uma sensual pivô televisiva. E gosta. Em poucas palavras se resume a premissa do segundo romance de Sérgio Godinho, mas a história tem mais que se lhe diga. “Há uma perversidade na personagem da Diana”, explica o autor em entrevista à Estante. “Joga com os sentimentos dele e tanto lhe dá a entender que o vai soltar como se envolve sexual e amorosamente com ele, como o ameaça.” Uma relação no mínimo complexa.


O processo Violeta

O Processo Violeta

Inês Pedrosa

Foi parcialmente no caso de Mary Kay Letorneau, uma professora que foi presa por ter um relacionamento com um aluno de 12 anos, que Inês Pedrosa se baseou para escrever o seu mais recente romance. “Era uma história a partir da qual poderia criar uma outra história para tratar do tema que me andava a interessar: a maturidade”, revelou a autora à revista Estante. O Processo Violeta parte desta situação para explorar os limites da liberdade nos tempos modernos. E lança a questão: existem ou não amores proibidos?


factfulness
Edição em inglês:
Factfulness

Factfulness

Hans Rosling, Ola Rosling e Anna Rosling Rönnlund

Vivemos na era das notícias falsas. Na era do sensacionalismo. Dos “estudos” que indicam tudo o que as grandes corporações entendem que devem indicar. Os meios de comunicação vendem-nos medo e nós aceitamos comprar porque acreditamos que a maior parte das coisas está a piorar. Mas será que está mesmo? Para percebermos que o mundo é bastante melhor do que achamos, este livro defende que nos devemos guiar pelo factfulness – ou, em bom português, pela factualidade. E até Bill Gates aprova o método.


deixem-na-voar

Deixem-na Voar

Ziauddin Yousafzai e Louise Carpenter

Numa altura em que já sabemos quase tudo o que há para saber sobre Malala Yousafzai, este livro apresenta-nos o seu pai que, tal como ela, está há mais de vinte anos a lutar pela igualdade de género, particularmente no Paquistão. Escrito pelo próprio em conjunto com a jornalista Louise Carpenter, o livro é contado através de relatos dos vários membros da família Yousafzai.


janela-indiscreta

Janela Indiscreta

Mário Augusto

Com mais de 30 anos de carreira na televisão, Mário Augusto é porventura o primeiro rosto em que se pensa quando falamos de jornalismo de cinema em Portugal. Agora, materializa as mais de duas mil entrevistas que fez a atores, produtores e realizadores de todo o mundo – grande parte das quais para o seu programa Janela Indiscreta – neste livro, que compila uma seleção das 25 conversas que mais o orgulharam ter ao longo dos anos.


poder-meditacao

O Poder da Meditação

Rute Caldeira

A autora de Liberta-te de Pensamentos Tóxicos e Simplifica a Tua Vida está de volta às livrarias com esta novidade onde explora o poder da meditação. A ideia é que os leitores passem a reservar pelo menos cinco minutos todos os dias para respirarem adequadamente e libertarem o corpo, mergulhando assim no que a autora define como um “estado puro, sem restrições nem barreiras” que permite aceder aos “mais subtis e elevados poderes”.


pais-apressados-filhos-stressados

Pais Apressados, Filhos Stressados

Mário Cordeiro

É provável que passes os teus dias a correr de um lado para o outro. O trabalho é uma canseira e as tarefas de casa idem. Não é estranho, por isso, que (no caso de seres pai ou mãe) possas por vezes encarar os filhos como uma fonte adicional de stresse. Mas lembra-te: as crianças sofrem com isto. E é este tópico que o pediatra Mário Cordeiro explora no seu mais recente livro, sugerindo pequenas mudanças no dia a dia que terão um grande impacto na vida familiar.


monstress-refugio
Edição em inglês:
Monstress, vol. 3

Monstress, vol. 3: Refúgio

Marjorie Liu e Sana Takeda

“Uma das coisas mais bonitas da fantasia e da ficção científica é que nos permitem falar de assuntos reais que de outra forma seriam demasiado difíceis de absorver e até pensar”, contou a americana Marjorie Liu à revista Estante por ocasião da sua passagem pela Comic Con. “Atuam como uma ponte para incluir assuntos reais sem sequer notarmos.” Este permanece o principal intuito da banda desenhada Monstress que, ao terceiro volume, leva a protagonista Maika Meiolobo a uma nova aventura na cidade supostamente neutra de Pontus.


monstro-cores-escola

O Monstro das Cores Vai à Escola

Anna Llenas

“Olá, Monstro! Tenho uma coisa para te dizer: hoje é o teu primeiro dia de escola.” Esta frase, segredada por uma menina ao ouvido do Monstro das Cores – que muda de cor consoante o que está a sentir –, é o ponto de partida para um novo livro infantil de Anna Llenas, no seguimento de O Monstro das Cores, O Monstro das Cores: Livro de Colorir e O Monstro das Cores: Pop-Up. Para alegrar o dia dos leitores mais jovens.

Gostou? Partilhe este artigo: