Sabes qual foi o primeiro livro de Jamie Oliver?

JAMIE OLIVER
EM NÚMEROS

+20 livros de receitas publicados
+10 milhões de livros vendidos em todo o mundo
+30 programas de televisão

jamie-oliver-revista-estante-fnac

Um Jamie Oliver de apenas 17 anos, inexperiente, entrou na cozinha do italiano Antonio Carluccio, em Londres, com um objetivo em mente: tornar-se um dos melhores chefs do mundo.

Na-Cozinha-com-Jamie-Oliver

O talento e o carisma do jovem britânico não passaram despercebidos durante muito tempo: um produtor da BBC que visitou o restaurante ficou impressionado com o seu potencial e convidou-o a apresentar o seu próprio programa de televisão.

Nasceu assim The Naked Chef, um programa de sucesso na televisão britânica, do qual resultou o seu primeiríssimo livro de receitas: Na Cozinha com Jamie Oliver. Uma obra que ocupou o primeiro lugar da lista de bestsellers no Reino Unido e que elevou a carreira de Jamie Oliver a níveis inesperados.

Em pouco tempo, já era uma superstar internacional da culinária ao lado de nomes como Nigella Lawson, Gordon Ramsay ou Delia Smith, que também dominam o mercado literário.

TAGLIATELLE DE BETERRABA COM PESTO, MEXILHÕES E VINHO BRANCO


Receita-de-Jamie-Oliver-revista-estante-fnac

Aprendi esta receita com um amigo italiano que vive em Florença. As cores são muito interessantes e os mexilhões e o pesto funcionam surpreendentemente bem juntos, por isso vale a pena experimentar – e é muito rápida de fazer.

INGREDIENTES
(para 4 pessoas)

3 colheres de sopa de azeite
455 g de mexilhões vivos frescos (lavados, limpos e sem barbas)
1 dente de alho picado finamente
150 ml de vinho branco seco
1 noz de manteiga
2 mancheias de salsa cortada grosseiramente
Sal e pimenta preta acabada de moer
Pesto

PARA A MASSA

500 g de farinha grossa
3 ovos frescos grandes
Beterraba descascada e em puré (quantidade equivalente à de 2 ovos)
Farinha de sêmola para polvilhar

PREPARAÇÃO

Põe o azeite numa frigideira muito quente, de fundo espesso e lados altos, e depois junta os mexilhões e o alho. Coloca a tampa e agita durante cerca de 20 segundos – irá crepitar furiosamente. Depois adiciona o vinho branco.

Volta a colocar a tampa e deixa cozinhar em lume forte durante 1 a 2 minutos. Isto irá abrir os mexilhões (separa os que não abrirem). Junta a noz de manteiga e a salsa e retira do lume.

Entretanto, mistura os ingredientes do tagliatelle e amassa-os até formarem uma massa macia, fina, elástica e de textura sedosa. Estica a massa e, no final, corta-a em tiras com cerca de 2 centímetros de largura. Cozinha o tagliatelle de beterraba em água a ferver com sal até estar al dente.

Mistura suavemente o tagliatelle e os mexilhões até os sucos cobrirem a massa. Depois retifica os temperos e serve com uma colher generosa de pesto por cima.

Por: Carolina Morais
Fotografia: Jamie Oliver

Gostou? Partilhe este artigo: