A rentrée literária continua com novidades de autores como Javier Marías e Mia Couto

rentree-literaria-outubro-livros-revista-estante-fnac

Outubro chega com novos romances, ensaios, livros de receitas e álbuns de banda desenhada que vais gostar de conhecer.


todas-as-almas

Edição em espanhol:
Todas las Almas

Todas as Almas

Javier Marías

Originalmente publicado em 1989, o sexto romance de Javier Marías, que fez do espanhol o rei de Redonda, chega este mês em português às livrarias nacionais. A história por trás da história é tão bizarra quanto real: embora baseado nos anos que Marías passou a dar aulas em Oxford, Todas as Almas aproveita para contar as origens de Redonda, uma micronação perto de Antígua e Barbuda. Graças a isto, o soberano local, cansado de ser rei, contactou Marías e ofereceu-lhe o título. É a prova de que, por vezes, a verdade é mesmo mais estranha do que a ficção.


kane-abel

Edição em inglês:
Kane and Abel

Kane e Abel

Jeffrey Archer

Eis o livro que, em entrevista à revista Estante, Jeffrey Archer descreveu como o ponto alto da sua carreira, pelo menos no que a popularidade diz respeito. Afinal, “Kane e Abel vendeu 32 milhões de exemplares e foi lido por 100 milhões de pessoas”, como refere o autor. O romance acompanha o percurso de dois homens que, apesar de nascidos em zonas opostas do mundo, partilham o dia de aniversário e uma ambição desmedida que os coloca em confronto direto ao longo de décadas.


comida-de-tacho

Os Segredos da Tia Cátia: Comida de Tacho

Cátia Goarmon

Estamos habituados a vê-la no canal 24Kitchen como anfitriã do programa Os Segredos da Tia Cátia, mas também já podemos consultar as receitas de Cátia Goarmon fora do pequeno ecrã. É que, no seguimento de um primeiro livro dividido pelas quatro estações do ano, a Tia Cátia acaba de publicar um novo livro dedicado a comida de tacho, com mais de 90 receitas que incluem carne, peixe, sopa, alimentação vegetariana e até uma sobremesa feita no tacho.


the-cockroach

The Cockroach

Ian McEwan

Em A Metamorfose, Franz Kafka deu-nos a conhecer a história de um homem que, de um dia para o outro, se viu transformado num gigantesco inseto. No seu mais recente romance, Ian McEwan explora o cenário inverso: e se, de um dia para o outro, a mente de um homem fosse substituída pela de uma barata? Mais: e se esse homem fosse o primeiro-ministro do Reino Unido? De acordo com McEwan, o resultado poderia muito bem ser… o Brexit.


tony-chu

Tony Chu, Detetive Canibal: Vol. 12 – Maus Vinhos

John Layman e Rob Guillory

O nome dele é Chu. Tony Chu. E é agente da divisão de crimes especiais da mais poderosa agência de segurança do mundo. Mas Chu não é um agente normal; é um cibopata. Isto significa que pode trincar uma maçã e ficar a saber em que árvore cresceu e quando foi colhida. Ou dar uma trinca no corpo de um inimigo e descobrir todos os seus segredos. Curioso? Sabe tudo no último volume desta saga de banda desenhada.


universo-grao-areia

O Universo num Grão de Areia

Mia Couto

Depois de, em setembro, ter publicado O Terrorista Elegante e Outras Histórias em conjunto com José Eduardo Agualusa, em outubro Mia Couto volta a publicar um livro em nome individual. O Universo num Grão de Areia é uma coleção de crónicas, discursos e textos de intervenção cívica que o autor criou nas mais diversas situações e nos mais distintos lugares, incluindo Portugal, Moçambique e Estados Unidos.


filhas-do-capitao

Edição em espanhol:
Las Hijas del Capitán

As Filhas do Capitão

Maria Dueñas

Na primeira metade do século XX, três irmãs espanholas mudam-se para Nova Iorque com o objetivo de assumir as rédeas d’O Capitão, um restaurante aberto pelo seu pai recém-falecido. Mas esta história é também sobre a mãe delas. E, talvez mais importante ainda, sobre a experiência dos imigrantes hispânicos nos Estados Unidos. Pela mesma autora de Recomeçar e O Tempo Entre as Costuras.


notre-dame

Notre-Dame

Ken Follett

O novo livro publicado por Ken Follett não é um dos seus habituais romances históricos mas uma emotiva dissertação escrita pelo autor depois de assistir em direto às imagens do incêndio da Catedral de Notre-Dame, em Paris, em abril deste ano. “A sensação era desconcertante”, escreve Follett, “como se a terra por baixo dos nossos pés estivesse a tremer.” Os direitos de autor deste livro revertem a favor da Fondation du Patrimoine, responsável pela reconstrução da catedral francesa.


vigilancia-massiva-registo-permanente

Edição em inglês:
Permanent Record

Vigilância Massiva, Registo Permanente

Edward Snowden

“A primeira coisa que pirateei na minha vida foi a hora de dormir”, escreve o sempre controverso Edward Snowden na abertura de Vigilância Massiva, Registo Permanente, um relato na primeira pessoa, repleto de revelações inéditas (e assombrosas) sobre a sua própria vida mas também, como não podia deixar de ser, sobre a forma como os Estados Unidos instituíram um sistema contínuo de vigilância dos seus cidadãos.


uma-beleza-que-nos-pertence

Uma Beleza que nos Pertence

José Tolentino Mendonça

José Tolentino Mendonça é padre, poeta e professor. É também, desde o início de outubro, um cardeal investido pelo Papa Francisco. Se o seu forte são as palavras, não se estranha que acabe de publicar este livro que reúne alguns dos seus pensamentos sobre alguns dos temas mais complexos dos tempos modernos. “A alegria não nos pertence. A alegria atravessa-nos. A alegria é sempre um dom”, escreve o autor. Queres saber mais?


 

Gostou? Partilhe este artigo: