Regresso às aulas: os livros que os professores te recomendam

regresso-aulas-revista-estante-fnac

Na escola somos postos à prova, mas também somos munidos de ferramentas – como livros – para sonharmos e compreendermos o mundo. Com a campainha do regresso às aulas prestes a soar, desafiámos professores a recomendar-te histórias para um ano letivo em cheio.


 

Owen

Cristina Rosário

Educadora de Infância

Todos adoramos histórias. Algumas fazem-nos rir, outras chorar, outras ainda ajudam-nos a crescer. Cristina Rosário acredita que as crianças também têm essa sensibilidade, motivo pelo qual recomenda o livro Owen, de Kevin Henkes. A educadora de infância conta-nos que, quando leu esta história aos seus alunos, ficou surpreendida com as reações: “Falaram durante imenso tempo da personagem e da história, e deu para explorar inúmeros temas. É uma história na qual todas as crianças se reveem, pois aborda a questão do objeto inseparável e do que este representa.”

 

Poemas-da-Mentira-e-da-Verdade

Arnaldina Correia

Professora Primária

É no ensino primário que as crianças dão passos largos na leitura: começam por aprender a escrever, a ler e, posteriormente, desenvolvem um gosto especial por determinados géneros literários. A pensar nos seus alunos, e em especial naqueles que não gostam particularmente de poesia, Arnaldina Correia recomenda um livro de Luísa Ducla Soares, Poemas da Mentira e da Verdade. Segundo a professora, “é um livro de fácil leitura e que os alunos gostam muito pela mensagem que é transmitida”. “Aliás”, acrescenta, “tal como em todos os livros da autora Luísa Ducla Soares, que têm sempre uma moral associada.”

 

O-Alquimista-2

Rogélia Proença

Professora de Português do 3.º Ciclo

Se há livros de que os jovens precisam são aqueles capazes de os fazer sonhar. Livros, na opinião de Rogélia Proença, como O Alquimista, do escritor brasileiro Paulo Coelho. Esta, que começa por ser uma aventura por lugares exóticos para procurar a riqueza material, acaba por se transformar numa viagem de autodescoberta. A professora recomenda-a aos seus alunos porque “permite estabelecer muitas pontes literárias com Memorial do Convento, Siddhartha ou ainda com O Principezinho. A meu ver, é fundamental para que se distinga o que é o ouro do que é o chumbo das nossas vidas.”

 

Grande-Sertao-Veredas

Paulo Lourenço

Professor de Filosofia do Ensino Secundário

Nesta fase do percurso escolar, marcada pela escolha de uma área de estudos que determine o teu futuro profissional, porque não uma leitura mais desafiante? Nesse sentido, o professor de filosofia Paulo Lourenço recomenda o livro Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa: “É um projeto literário de certo modo difícil, porque requer da parte do leitor um profundo domínio da língua, mas uma vez alcançado esse propósito, pacientemente, o resultado é esmagador. Não se sai dela como se entrou, em nenhum aspeto possível.”

 

Sociedade-em-Rede

Patrícia Dias

Professora Universitária

Chegamos agora ao mais elevado nível do sistema educativo: o ensino superior. Neste momento, termina um ciclo para começar outro: os alunos andam em busca de uma formação, de um sonho. A professora universitária Patrícia Dias recomenda o livro A Sociedade em Rede, de Manuel Castells, aos seus alunos de Ciências da Comunicação, uma vez que é um livro “pioneiro na descrição de mudanças sociais profundas relacionadas com as tecnologias de informação e comunicação”. Além disso, acrescenta, “é uma obra muito importante para que os alunos compreendam a sociedade em que vivem, marcada pelas tecnologias digitais, globalizada e hiperconectada”.


Por: Ana Catarina Pinto

Gostou? Partilhe este artigo: