Os refúgios dos escritores portugueses

refugios-revista-estante-fnac

Cada cidade tem uma luz própria. Um aroma, um encanto, uma história. Quem vive para a escrita precisa de se rodear de pessoas e lugares inspiradores, que ajudem a fazer nascer personagens, cenários e enredos reais, cativantes. Sabes que cantinho de Portugal inspirava Sophia de Mello Breyner? E onde, ainda hoje, Afonso Cruz e Mário Zambujal vão buscar inspiração?


Camilo-Castelo-Branco

Camilo Castelo Branco

Autor de: Amor de Perdição
Casa: São Miguel de Seide, Vila Nova de Famalicão

Foi aqui que viveu os seus últimos anos de vida e onde escreveu a maior parte das suas obras. Hoje, é conhecida como Casa-Museu de Camilo.

Agustina

Agustina Bessa-Luís

Autora de: A Sibila
Casa: Douro

Foi Amarante que a viu nascer, mas a região entre Douro e Minho, onde Agustina Bessa-Luís cresceu e onde vive há décadas, foi a que mais a marcou. Até na escrita.

Sophia-de-Mello-Breyner

Sophia de Mello Breyner Andresen

Autora de: O Cavaleiro da Dinamarca
Casa: Porto

Nasceu e viveu na Invicta. A Quinta do Campo Alegre, propriedade de família que inspirou os seus poemas e contos, dá hoje lugar ao Jardim Botânico do Porto.

Miguel-Torga

Miguel Torga

Autor de: Bichos
Casa: Coimbra

Num primeiro andar de uma rua sem saída, em Coimbra, encontra-se a casa onde Miguel Torga, pseudónimo do médico Adolfo Correia da Rocha, viveu grande parte da vida.

Fernando-Pessoa

Fernando Pessoa

Autor de: Mensagem
Casa: Campo de Ourique, Lisboa

Viveu nos últimos 15 anos de vida em Campo de Ourique. É aí que, hoje, se encontra a Casa Fernando Pessoa, recheada de objetos pessoais do poeta.

Afonso-Cruz

Afonso Cruz

Autor de: Nem Todas as Baleias Voam
Casa: Alentejo

Nasceu na Figueira da Foz mas hoje é um homem do Alentejo. A paz do monte onde vive com a família há quase 10 anos reflete-se em livros como Jesus Cristo Bebia Cerveja.

Mário-Zambujal

Mário Zambujal

Autor de: Romão e Juliana
Casa: Alcoutim, Faro

Embora viva há largos anos em Benfica, o “bom malandro” refugia-se sempre que pode em Alcoutim, onde nasceram obras como Uma Noite Não São Dias.

Herberto-Hélder

Herberto Helder

Autor de: Os Passos em Volta
Casa: Funchal, Madeira

Veio para Portugal Continental estudar e trabalhar, mas manteve sempre uma forte ligação à sua ilha da Madeira.


Fotografias: Herberto Helder (Alfredo Cunha/Porto Editora), Mário Zambujal (Miguel Baltazar), Miguel Torga (DR), Sophia de Mello Breyner Andresen (Porto Editora)

Gostou? Partilhe este artigo: