7 livros que Reese Witherspoon adaptou (ou vai adaptar) ao cinema e à televisão

reese-witherspoon-revista-estante-fnac

Sabias que a atriz e produtora Reese Witherspoon gosta tanto de livros que criou uma produtora (Hello Sunshine) a partir da qual já adaptou vários livros ao pequeno e grande ecrã?

Provavelmente conhece-la como Elle Woods em Legalmente Loira (2001). Como Tracy Flick em Eleições (1999). Como o grande amor de Johnny Cash em Walk the Line (2005), papel que lhe valeu o Óscar de Melhor Atriz. Mas, além de atriz, Reese Witherspoon é também produtora de cinema e televisão. E, mais importante ainda, uma grande apaixonada por livros.

Foi por isso que criou a Hello Sunshine, uma agência de média que tem como missão descobrir (bom) conteúdo literário criado por mulheres e promovê-lo depois a uma comunidade que aprecia livros. O que pode acontecer somente através dos canais digitais ou, no caso dos livros que indicamos abaixo, de adaptações ao cinema e à televisão.

JÁ ADAPTADOS POR REESE WITHERSPOON

Livre-cheryl-strayed

Edição em inglês:
Wild

Livre

Cheryl Strayed

Depois de perder a sua mãe, de lidar com um pai ausente e de sabotar o seu casamento e estabilidade profissional com um recém-descoberto vício de heroína, a vida de Cheryl Strayed parecia mirar o abismo. É então que, numa decisão impetuosa, decide caminhar os 1770 quilómetros do Pacific Crest Trail. No seu livro de memórias, que Reese Witherspoon não só levou ao cinema como protagonizou em 2014, Cheryl Strayed desafia os seus leitores a descobrir o que há na natureza.


Em-Parte-Incerta-gillian-flynn

Edição em inglês:
Gone Girl

Em Parte Incerta

Gillian Flynn

O título do livro indica a premissa geral: uma pessoa está desaparecida. Trata-se de Amy, esposa de Nick Dunne, cujo paradeiro se torna oficialmente desconhecido no dia do quinto aniversário de casamento dos dois. A polícia suspeita do marido. Rapidamente os esqueletos no armário começam a aparecer, num thriller tão intrigante quanto perturbador que Reese Witherspoon também se encarregou de adaptar ao grande ecrã em 2014.



Pequenas-Grandes-Mentiras-liane-moriartyEdição em inglês:
Big Little Lies

Pequenas Grandes Mentiras

Liane Moriarty

Da autora de Até que a Culpa nos Separe e O Segredo do Meu Marido, chegou Pequenas Grandes Mentiras, uma história que começa com uma morte e é depois polvilhada com mentiras que, à primeira vista, parecem inofensivas mas que na verdade se podem tornar letais. O romance deu origem a uma série televisiva depois de ter sido escolhido como o livro do mês no clube de leitura de Reese Witherspoon. A atriz abraçou o projeto e decidiu protagonizar e ainda produzir a série.


A Wrinkle in Time

Madeleine L’Engle

Foi escrito em 1963 mas só no ano passado chegou ao cinema, contando com a participação de Reese Witherspoon. Um popular clássico de fantasia entre os jovens leitores, especialmente nos Estados Unidos, A Wrinkle in Time dá-nos a conhecer um grupo de crianças que procuram um homem desaparecido enquanto trabalhava num projeto governamental secreto que envolvia “dobras no tempo”. O filme, realizado por Ava DuVernay, estreou nos cinemas em 2018 mas não terá feito jus ao estatuto do livro, pelo menos no entender da crítica especializada.

PRESTES A SEREM ADAPTADOS POR REESE WITHERSPOON

la-onde-o-vento-chora-delia-owens

Edição em inglês:
Where the Crawdads Sing

Lá, Onde o Vento Chora

Delia Owens

Kya Clark era uma criança de seis anos quando foi abandonada pela família numa cabana na Carolina do Norte. Até aos 25, viveu isolada dos habitantes da terra mais próxima, que a consideravam uma pária, e aprendeu a sobreviver na natureza. A história, igualmente destacada por Reese Witherspoon no seu clube de leitura, encontra-se a ser adaptada ao cinema pela própria. Por enquanto os detalhes ainda não são muitos, mas parece que o primeiro rascunho do argumento já está escrito.


A-Rapariga-Mais-Sortuda-do-Mundo-jessica-knoll

Edição em inglês:
Luckiest Girl Alive

A Rapariga Mais Sortuda do Mundo

Jessica Knoll

Neste romance repleto de mistério, suspense e plot twists, Jessica Knoll conta na primeira pessoa a história de Ani FaNelli, uma mulher e profissional de sucesso que no passado foi atormentada por uma humilhação pública e que tem um segredo que poderá destruir a sua vida aparentemente perfeita. Tal como fez com Em Parte Incerta de Gillian Flynn, Reese Witherspoon decidiu levar o filme para o cinema na condição de produtora. Por enquanto ainda não são conhecidos mais detalhes sobre o projeto.


pequenos-fogos-em-todo-o-lado-celeste-ng

Edição em inglês:
Little Fires Everywhere

Pequenos Fogos em Todo o Lado

Celeste Ng

O romance foca-se em duas famílias muito distintas, que vivem num subúrbio de Ohio, nos anos 90. De um lado, há uma uma mãe solteira, artista, que prima pela espontaneidade; do outro, outra mãe determinada a manter o bairro tal como é, o que também passa por descobrir os segredos da primeira, uma obsessão que trará consequências devastadoras para as duas famílias. Será já em 2020 que Reese Witherspoon dará vida a uma minissérie baseada neste livro, na dupla condição de atriz e produtora.

Por: Carolina R. Rodrigues
Fotografia: Facebook oficial de Reese Witherspoon

Gostou? Partilhe este artigo: