Ransom Riggs: o Tim Burton da escrita

 

 

Ransom Riggs

Naturalidade
Maryland, Estados Unidos

Data de nascimento
3 de fevereiro de 1979

Primeiro livro publicado
The Sherlock Holmes Handbook (2009)

 

 

Livro 1

O Lar da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares

 

Livro 2

Cidade Sem Alma

 

Livro 3

Biblioteca de Almas

 

Tales of Peculiar

Tales of the Peculiar

ransom-riggs-revista-estante-fnac

O autor de O Lar da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares deve a paixão pela escrita a uma caixa de fotografias antigas. Já conheces o homem que cativou a mente excêntrica do realizador Tim Burton?

A avó arrastava-o todos os fins de semana para uma loja de antiguidades. “Que seca”, pensava ele, então miúdo. Até que uma pequena caixa empoeirada lhe chamou atenção entre as centenas de bugigangas espalhadas. Uma caixa com fotografias antigas, fascinante o suficiente para que o pequeno Ransom Riggs implorasse à avó para que lha comprasse.

Assim começou uma paixão assolapada por imagens com história. Começou a colecioná-las desenfreadamente e, com a máquina fotográfica que recebeu no Natal, deu por si a mergulhar ainda mais nesta “obsessão”.

Anos depois, pensou: “E se eu publicasse um livro de fotografias?” Contactou um editor e este fez-lhe uma proposta diferente. “Tenta construir uma narrativa em torno das fotografias. Poderias publicar um romance ilustrado.”

E assim nasceu um dos maiores êxitos literários dos últimos anos. O Lar da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares conta a história de Jacob Portman, um jovem de 16 anos que, na sequência da morte do seu avô, é transportado numa viagem no tempo até ao País de Gales em 1940. É lá que encontra um lar gerido pela senhora Peregrine, onde vivem crianças com capacidades sobrenaturais.

O bestseller do The New York Times não passou despercebido ao realizador Tim Burton (“cérebro” por detrás de êxitos cinematográficos como Eduardo Mãos de Tesoura, A Noiva Cadáver ou Sweeney Todd) que, em 2016, o adaptou ao grande ecrã.

Riggs, o homem nascido numa quinta com 200 anos, formado em Literatura Inglesa e Cinema, encontrou aqui a sua rampa de lançamento. E aproveitou-a.


“Quando li O Lar da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares, pensei: ‘Uau… Fui eu que o escrevi?’ Tal como o Jacob [protagonista], cresci com a sensação de ser apelidado de peculiar, estranho, esquisito. Foi isso que gostei nesta história.”

Tim Burton

O Lar da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares acabou por ser o primeiro de três volumes de uma única história. Cidade Sem Alma e Biblioteca de Almas chegaram às livrarias em 2014 e 2015, respetivamente, para dar continuidade às aventuras de Jacob e das crianças acolhidas pela senhora Peregrine em terras de Sua Majestade. Em setembro último, surgiu ainda outra surpresa: Tales of the Peculiar.

  • Cidade Sem Alma (2014)
    Depois de a casa da senhora Peregrine ter sido destruída por criaturas perigosas, e de esta ter sido levada para perigo, Jacob e as restantes crianças rumam a Londres para salvá-la.
  • Biblioteca de Almas (2015)
    Jacob descobre ter uma capacidade extraordinária. Acompanhado por Emma, a rapariga com mãos de fogo, e por Addison, um cão que consegue farejar crianças perdidas, o protagonista viaja até ao Vale do Demónio para salvar os restantes companheiros.
  • Tales of the Peculiar (2016)
    Uma coleção de contos de fada que inclui pistas sobre o peculiar universo introduzido por Riggs no seu primeiro livro. A narração compete a Millar Nullings, tutora da senhora Peregrine.

A viver em Los Angeles com a sua mulher, a escritora Tahereh Mafi, Ransom Riggs tem grandes planos para os próximos anos. E não passam, apenas, pela literatura: “Adoro filmes e continuo a fazer curtas-metragens. Um dia, quando a altura e os materiais forem certos, quero fazer uma longa-metragem.”

 

Gostou? Partilhe este artigo:

 

Gostou? Partilhe este artigo: