E se estes personagens fossem aos Jogos Olímpicos?

jogos-olimpicos-revista-estante-fnac

Até 21 de agosto, o Rio de Janeiro é palco de uma nova edição dos Jogos Olímpicos, evento de feitos que quase parecem ficção mas que são alcançados por atletas bem reais. Para o assinalar, convocámos um pequeno grupo de personagens saídos da literatura que nos parecem adequados para garantir algumas medalhas.


Os-Jogos-da-Fome

Katniss Everdeen

Modalidade: Tiro com Arco

Com participantes do nível de Katniss Everdeen, a destemida protagonista da série de livros Os Jogos da Fome, a modalidade de Tiro com Arco tornar-se-ia certamente uma das mais populares nos Jogos Olímpicos. Na trilogia de Suzanne Collins, Katniss é uma adolescente com um talento especial para arqueira que é escolhida para participar numa competição de combates mortais onde só pode haver um vencedor. Se não se revoltar pelo meio contra a organização, é a personagem ideal para nos conseguir a medalha de ouro.


drible-sergio-rodrigues-estante-fnac

Peralvo

Modalidade: Futebol

Embora o futebol seja um desporto de equipa, há jogadores que fazem a diferença. E as nossas hipóteses de ganhar uma medalha aumentam exponencialmente se a equipa incluir Peralvo, o inigualável talento mencionado em O Drible, de Sérgio Rodrigues. Também conhecido por “Rolinha”, diz-se que Peralvo era para ter sido maior do que Pelé e que aos 7 anos já fazia o que Pelé começou a fazer aos 8. Isto porque, segundo o próprio, vivia um segundo à frente de todas as outras pessoas. E, embora pareça pouco, um segundo pode ser determinante no mundo da alta competição.


Tyler Durden

Modalidade: Lutas Amadoras

A identidade de Tyler Durden não é inteiramente certa, mas é um personagem que merece a nossa integral confiança na modalidade de Lutas Amadoras. E em qualquer outra modalidade que envolva luta. Este personagem, criado por Chuck Palahniuk para o seu primeiro romance, Clube de Combate, está tão habituado a lutar que está quase inteiramente dessensibilizado à dor. Pode-lhe faltar alguma técnica, é verdade, mas temos a certeza de que é capaz de conquistar uma medalha, mais não seja ao levar os oponentes à exaustão.


pistoleiro-revista-estante-fnac

Roland Deschain

Modalidade: Tiro

Tanto no Tiro como no Tiro com Armas de Caça, o “Pistoleiro” Roland Deschain é o homem ideal para nos levar à vitória. Protagonista da saga A Torre Negra, de Stephen King, é-nos apresentado como um homem tão solitário quanto mortífero, treinado desde muito jovem para ser o melhor pistoleiro do seu mundo. Ao longo da saga depara-se com inúmeras dificuldades, mas mesmo nos momentos mais baixos preserva o controlo e a frieza de espírito necessárias para pegar com sucesso numa arma.


dom-quixote-la-mancha-revista-estante-fnac

Dom Quixote de la Mancha

Modalidade: Equestre

Um velho fidalgo castelhano montado num cavalo franzino e desengonçado. À primeira vista, não parece uma equipa capaz de tentar seriamente a conquista de medalhas nos Jogos Olímpicos. Mas as aparências enganam. Conhecidos respetivamente como Dom Quixote e Rocinante, estes heróis da obra-prima de Miguel de Cervantes têm a alma e a vontade que são essenciais aos grandes atletas. E quem não gostaria de os ver correr no Rio de Janeiro com outros cavalos e cavaleiros?

asterix-jogos-olimpicos-revista-estante-fnac

Astérix nos Jogos Olímpicos

R. Goscinny e A. Uderzo

Se com a maior parte dos personagens nos limitamos a conjunturas, com Astérix e Obélix podemos ter uma ideia mais clara do que aconteceria se participassem nos Jogos Olímpicos. Isto porque já o fizeram. Em Astérix nos Jogos Olímpicos, a inesquecível dupla de gauleses, treinada pelo sábio druida Panoramix, chega a Atenas pronta a derrotar os romanos (e os restantes povos participantes) em todas as modalidades. Com muito humor à mistura.

Também valem super-heróis?

Claro que, para garantir uma equipa verdadeiramente invencível, temos de nos socorrer da banda desenhada. Imagine-se: Hulk a competir em Halterofilismo, Boxe ou Salto em Altura; Flash nos 100 metros (ou 200, ou 300, ou 400, ou qualquer outra prova que envolva corrida) de Atletismo; Aquaman a fazer o que melhor sabe nas provas de Natação; Homem-Aranha e Demolidor a revezarem-se na Ginástica; Super-Homem em praticamente tudo o resto… É uma história à espera de ser escrita.


Por: Tiago Matos

 

Gostou? Partilhe este artigo: