Prepara a mesa de Natal com 3 receitas de Filipa Gomes

 

 

 

 

 

 

5 petiscos e sobremesas
que Filipa Gomes
destaca em Prato do Dia
Gambas flambeadas com alho e laranja
Tarte folhada de espargos
Croquetes de alheira e maçã verde
Brownie de caramelo
Pipocas de caramelo

filipa-gomes-revista-estante-fnac

Filipa Gomes, a chef mais carismática da televisão, acaba de lançar o seu primeiro livro de receitas: Prato do Dia. E a Estante desafiou-a a recomendar três iguarias para este Natal.

Prato_do_Dia_Filipa Gomes_CL

“Já não era sem tempo!”, dirá qualquer fã de Filipa Gomes. É verdade. Foram precisos quatro anos e 120 emissões do programa Prato do Dia, do 24Kitchen, para que a chef e apresentadora convertesse para livro as suas melhores receitas. Felizmente, a espera valeu a pena.

Prato do Dia reúne 80 iguarias – entradas, pratos principais e sobremesas – que não só são simples de confecionar, como são deliciosas e ótimas para surpreender familiares, amigos e convidados.

É, acima de tudo, um livro com histórias para contar. “Cresci numa família que adora comer e muitos dos paladares que mais gostamos estão aqui”, garante Filipa Gomes. Refere-se a receitas como “o arroz de frango e farinheira, a sangria, que gostamos de beber juntos no verão, ou o fígado de tamboril comprado no mercado de Aljezur, onde passamos férias. Já a panacotta de alfazema e figos, por exemplo, apesar de não ser uma receita de família, foi inspirada na minha avó e nas minhas memórias de infância”, revela a autora.

Com um livro de receitas acabadinho de chegar e o início da época natalícia, basta juntar um mais um. E é isso mesmo: a Estante pediu a Filipa Gomes para recomendar três receitas deste livro – uma entrada, um prato principal e uma sobremesa – que possam dar um sabor especial ao teu Natal. O menu escolhido por Filipa Gomes parece ser, como a própria refere, “bastante vencedor”.

3 RECEITAS PARA O NATAL

Entrada

Brie no forno com frutos secos e vinho do Porto

brie

Ingredientes

1 chávena de vinho do Porto
5 colheres de sopa de açúcar mascavado
1/3 chávena de alperces secos
1/3 chávena de sultanas
1 pau de canela
1 estrela de anis
1 colher de chá de pimenta-rosa
1 queijo brie
2 colheres de sopa de pinhões
Azeite q. b.
Tostas para servir

Procedimento

Num tacho junta uma chávena de vinho do Porto, cinco colheres de sopa de açúcar mascavado, 1/3 de chávena de alperces secos cortados ao meio, 1/3 de chávena de sultanas, um pau de canela, uma estrela de anis e uma colher de chá de pimenta-rosa. Mexe tudo e leva a ferver. Enquanto isso, corta a parte de cima a um queijo brie, faz golpes cruzados e introduz alguns pinhões. De seguida, unta um prato com azeite, coloca o queijo por cima, rega-o com o preparado de vinho do Porto e acrescenta mais alguns pinhões, antes de levar ao forno durante 15 a 20 minutos. Serve o queijo brie embriagado de coisas boas, na companhia de umas tostas.


Prato principal

Risotto de bacalhau

risotto

Ingredientes

Para o bacalhau:
1 lombo de bacalhau
1 folha de louro
1 dente de alho

Para o risotto:
1 colher de sopa de manteiga
1 fio de azeite
1 cebola
1 linguiça
2 dentes de alho
1 tomate maduro
1 chávena de arroz arbóreo
1 copo de vinho branco
3 chávenas de água de cozer o bacalhau
Sal e pimenta q. b.
2 colheres de sopa de manteiga
50 g de queijo parmesão
Coentros a gosto

Procedimento

Coze um lombo de bacalhau num tacho com 3 chávenas de água, uma folha de louro e um dente de alho. Passados 6 minutos, reserva o bacalhau, coa a água, devolve-o à panela e mantém-no quente. Noutro tacho, junta uma colher de sopa de manteiga e um fio de azeite. Enquanto derrete, rala uma cebola e corta uma linguiça às rodelinhas. Leva-as a fritar. Pela um tomate, pica-o bem e junta-o ao refogado, assim como dois dentes de alho esmagados. Deixa apurar enquanto lascas o bacalhau. Voltando ao refugado, junta uma chávena de arroz arbóreo e frita ligeiramente. Adiciona um copo de vinho branco, mexe e deixa o álcool evaporar. Quando isso acontecer, está na hora de acrescentar uma chávena do caldo de cozer o bacalhau. Tempera com sal e pimenta e vai mexendo. Quando o arroz começar a ficar sem caldo, junta mais água da cozedura do bacalhau e vai repetindo este processo até o arroz estar cozido. Por fim, junta duas colheres de sopa de manteiga e uma dose generosa de queijo parmesão ralado, uma parte do bacalhau e envolva. Serve, juntando o restante bacalhau, mais queijo e coentros frescos.


Sobremesa

Gelatina de champanhe e frutos vermelhos

gelatina

Ingredientes

12 folhas de gelatina
200 g de açúcar
1 garrafa de champanhe
Mistura de frutos vermelhos a gosto

Procedimento

Corta 12 folhas de gelatina e mergulha-as numa taça com água para hidratarem. Num tacho, junta 200 gramas de açúcar e 250 mililitros de champanhe. Reserva o resto do champanhe no congelador. Leva o tacho ao lume, mexendo até o açúcar dissolver completamente. Entretanto, prepara quatro copos e preenche metade com uma mistura de frutos vermelhos. Tira o tacho do lume, coloca as folhas de gelatina hidratadas e mexe bem até derreter. Acrescenta o ½ litro de champanhe que ficou no congelador. Enche os copos e leva-os ao frigorífico durante pelo menos três horas, antes de encerrares a tua refeição de forma verdadeiramente deslumbrante.


Por: Carolina Morais
Fotografias: Prato do Dia

Gostou? Partilhe este artigo: