Paula Hawkins

Paula Hawkins

Naturalidade:
Harare, Zimbabué

Data de nascimento:
26 de agosto de 1972

Primeiro livro publicado:
The Money Goddess (2006)

Os leitores conhecem-na como a autora de A Rapariga no Comboio e, de facto, não há como fugir ao extraordinário sucesso que o romance de estreia de Paula Hawkins (enquanto Paula Hawkins) alcançou. Mas há mais para saber sobre esta escritora britânica.

Origens

É na cidade de Salisbúria, na Rodésia (atual Harare, em Zimbabué) que Paula Hawkins nasce e passa a maior parte da sua juventude. Ainda antes de se mudar para Londres, em 1989, apaixona-se pelos mistérios de Agatha Christie. É, contudo, A História Secreta, de Donna Tartt, que lhe dá a descobrir o potencial do thriller psicológico, género que a tornará célebre. Na Universidade de Oxford, Hawkins estuda Economia, Política e Filosofia. Terminados os estudos, trabalha 15 anos como jornalista na área de negócios.

Livros

O primeiro livro escrito por Paula Hawkins é um guia de conselhos financeiros para mulheres intitulado The Money Goddess. “Não aconselho ninguém a comprá-lo”, diz mais tarde. A ficção surge com a escrita de uma série de comédias românticas encomendadas por um agente literário. Hawkins assina-as com o pseudónimo de “Amy Silver” e fica mais uma vez desiludida com o resultado, até porque percebe que se dá melhor a escrever tragédias do que comédias.

Inspirada pelo sucesso de Gillian Flynn com Em Parte Incerta – “Acho que é um livro extraordinário e que a autora criou em Amy uma personagem de quem as pessoas irão falar durante anos” –, aventura-se na escrita do seu próprio thriller psicológico, a história de uma mulher que se refugia no álcool para esquecer uma relação falhada e que inadvertidamente testemunha um potencial crime. Chama-lhe A Rapariga no Comboio.

Consagração

A Rapariga no Comboio muda por completo a vida de Paula Hawkins. O livro vende mais de 11 milhões de exemplares por todo o mundo, batendo vários recordes no processo, e fazendo da escritora uma das mais bem pagas. Em outubro de 2016, estreia a sua adaptação ao cinema, num filme com Emily Blunt no principal papel.

Gostou? Partilhe este artigo:

 

Gostou? Partilhe este artigo: