Paul Auster

Paul Auster

Naturalidade:
Newark, Nova Jérsia, Estados Unidos

Data de nascimento:
13 de fevereiro de 1947

Primeiro livro publicado:
Squeeze Play (1982)

Paul Benjamin Auster nasce em Newark, na Nova Jérsia, no seio de uma família judaica de origem polaca. Em 1970, depois de concluir a formação na Universidade Columbia, muda-se para Paris, onde passa quatro anos a trabalhar como tradutor. Quando retorna aos Estados Unidos, começa por publicar poemas, mas é em prosa que, em 1982, decide publicar dois livros: Squeeze Play (sob o pseudónimo de “Paul Benjamin”) e Inventar a Solidão, um registo de memórias de infância no qual aborda a difícil relação com o seu pai.

É já no final da década de 1980 que, com a escrita de A Trilogia de Nova Iorque, um conjunto de três romances criminais (Cidade de Vidro, Fantasmas e O Quarto Fechado à Chave) com um estilo inovador, ganha reconhecimento a nível mundial. Cidade de Vidro é adaptada à banda desenhada por Paul Karasik e David Mazzucchelli. A trilogia, por sua vez, é distinguida com o Prémio France Culture dedicado à literatura estrangeira.

É o primeiro de muitos prémios atribuídos a Paul Auster ao longo da carreira. Movendo-se entre a ficção, a poesia, os livros de memórias, as traduções e os argumentos para cinema, é distinguido com títulos como o Prémio Médicis (por Leviathan), o Prémio Qué Leer (por A Noite do Oráculo e As Loucuras de Brooklyn) e o Prémio Príncipe das Astúrias. Também detém um Independent Spirit Award, recebido pela escrita do argumento do filme Smoke.

Gostou? Partilhe este artigo:

 

Gostou? Partilhe este artigo: