Pai Natal, és mesmo tu? 5 livros para descobrir

pai-natal-revista-estante-fnac

A descrença da maioria dos adultos na magia do Natal não tem de se refletir nas crianças. Como poderão elas construir a sua própria versão da história? A resposta está nos livros sobre o ternurento homem de barba branca. Aqui ficam algumas sugestões.

Já se ouve a contagem decrescente para o Natal. Quando as badaladas da meia-noite soarem, milhões de crianças de sorrisos rasgados abrirão os seus presentes e farão a inevitável pergunta: “Onde está o Pai Natal?”

Pais, isto é para vocês: se sentem que as dúvidas em torno da magia natalícia começam a surgir, se os vossos filhos já hesitam em preparar um copo de leite e um sortido de bolachas para receberem o mais famoso habitante da Lapónia, então é altura de ajudá-los a fazer, de forma enriquecedora, essa desconstrução do seu imaginário.

Nada como oferecer-lhes livros que revelem tudo sobre o Pai Natal e que, em simultâneo, lhes permitam identificar-se com outras crianças (e personagens literárias) que questionam a existência do mesmo. Vamos a isso?


Eu Sei Tudo Sobre o Pai Natal

Eu Sei Tudo Sobre o Pai Natal

“Os crescidos dizem que o Pai Natal não existe”, começa por realçar o pequeno protagonista deste livro de Nathalie Delebarre. Provar a todas as crianças que eles estão errados é a sua missão. Munido de todo o tipo de argumentos contra a frieza adulta, o menino demonstra que o velhinho de barbas brancas continua a viajar de trenó, a descer pela chaminé e a assegurar, todos os anos, a tradição milenar. A ideia é alimentar os sonhos e esperanças dos mais pequenos.


Laura à Procura do Pai Natal

Laura à Procura do Pai Natal

Estamos a 25 de dezembro. A Laura e o Pedro estão em casa, olham pela janela e, para sua grande surpresa, veem o Pai Natal. Lá vão eles a correr atrás dele, apressados, empolgados, quando se deparam não com um, mas com vários Pais Natais! O Pedro não quer acreditar no que vê. Diz que não é real. Mas a Laura quer convencê-lo do contrário. Esta obra assinada por Klaus Baumgart promete divertir os leitores e, simultaneamente, levá-los a pensar e a definir a sua própria opinião.


Sabes Maria o Pai Natal Não Existe

Sabes, Maria, o Pai Natal Não Existe

A estratégia, aqui, é inversa à anterior. Desta vez é Frederico, cético em relação à figura do Pai Natal, quem tenta convencer a sua amiga Maria de que ele, na realidade, não existe. Afinal, quem terá razão? Mais um volume feito à medida para jovens pensadores que estão à procura de respostas. As palavras de Rita Taborda Duarte aliam-se a ilustrações de Luís Henriques.


À Espera do Pai Natal

À Espera do Pai Natal

Não, aqui os protagonistas não são crianças. É que no reino animal o dilema da existência do Pai Natal também parece ser frequente. Um rato, um texugo e um urso, reunidos para comemorar a ocasião, acham que a única forma de encontrar respostas para as suas dúvidas é acreditar na magia natalícia e esperar que o Pai Natal os encontre. Será que os leitores acreditam com eles? Steve Metzger lança o desafio.


Vamos Apanhar o Pai Natal

Vamos Apanhar o Pai Natal?

Para Jean Reagan não há qualquer dúvida: o Pai Natal não só existe como está a caminho das nossas casas. Agora que a véspera de Natal está mesmo ao virar da esquina, o autor oferece aos jovens uma panóplia de ideias para conseguirem apanhá-lo em ação. Só podemos dizer que envolve cenouras, bolachas, purpurinas e luzes, entre outras coisas. O timing é tudo. Quem irá alinhar neste plano?


Por: Carolina Morais

Gostou? Partilhe este artigo: