Os livros que tens mesmo de ler se queres aprender a tocar um instrumento

instrumentos-estante-fnac

Seja com cordas, sopro, teclas ou percussão, é essencial compreender a parte teórica da música para aprender a tocar. Estes livros tornam essa tarefa mais fácil.

Pick-Up-Play-Guitar-Chords

Pick Up and Play: Guitar Chords

Jake Jackson

Não há mais desculpas ou atrasos para não pegar na guitarra que está pendurada no quarto ou na sala há meses. Este livro é um manual descomplicado, prático e dinâmico que te mostra os primeiros passos para aprenderes a tocar um instrumento de cordas. Vais aprender acordes, noções de ritmo, forma, andamento e melodia. Um livro fundamental para quem está a iniciar a sua aprendizagem.


Acoustic-Hit-Songs

Acoustic Hit Songs

São mais de 130 músicas de grandes nomes do rock pop, desde Bob Dylan, Johnny Cash e Metallica a Oasis, Kings of Leon e Coldplay, com os mesmos acordes, tons e letras das músicas originais. Para aqueles que sempre quiseram aprender a tocar “Hallelujah” de Leonard Cohen ou “Suspicious Minds” de Elvis Presley. Seja num café, num jardim ou no quarto, pega na guitarra e faz da rua o teu palco.


Ukulele from the beginning

Ukulele From the Beginning: Pop Songs (The Red Book)

Somewhere over the rainbow / Bluebirds fly / And the dreams that you dream of / Dreams really do come true.” O icónico medley do havaiano Israel Kamakawiwo’ole, que trouxe o ukulele para a ribalta em 1993, não está contemplado no livro, mas terás muitos outros à tua escolha, como “Hey Jude” dos The Beatles ou “Bridge Over Troubled Water” de Simon & Garfunkel. A oportunidade perfeita para aprenderes a dominar este instrumento inspirado na machete da Madeira – uma espécie de guitarra portuguesa mais pequena.


John-Thompson-s-Easiest-Piano-Course-Book-2

John Thompson’s Easiest Piano Course: Part Two

John Thompson

Praticar piano é divertido: esta é a mensagem deste livro, com personagens interativas que acompanham a evolução do estudante e enfatizam a informação que está a ser passada. Cada livro de John Thompson contém exercícios escritos e tarefas como utilizar apenas uma mão (para iniciantes), estudos técnicos e revisão do trabalho realizado. Jim Thompson’s Easiest Piano Course faz parte de uma série de oito livros na qual o pianista se compromete a um ensino fácil e acessível para quem está a começar a aprender este instrumento.


how to play the piano

How to Play the Piano

James Rhodes

Para James Rhodes, nunca é tarde para se aprender ou voltar a tocar piano. O autor garante inclusive que bastam 45 minutos de treino todos os dias durante seis semanas para aprenderes a tocar “Prelúdio N.º 1 em C Maior”, de Bach, mesmo que não saibas ler música ou nunca tenhas tocado antes num piano. “Se ouvir música é reconfortante para a alma, então tocá-la é atingir a iluminação”, explicou James Rhodes, que podes conhecer melhor nesta entrevista que concedeu à revista Estante.


radiohead piano songbook

The Piano Songbook: Radiohead

Há quem diga que os Radiohead são das bandas de rock alternativo com as letras mais depressivas e tristes feitas até hoje. As músicas passam agora da guitarra para o piano com este livro que vai desde o lançamento do single “Creep”, em 1992, até ao último álbum lançado pela banda, In Rainbows, num conjunto de 28 canções que todos os fãs dos Radiohead certamente reconhecerão.


Bateria-Nocoes-Basicas

Bateria: Noções Básicas

Exercícios e teoria para uma aprendizagem rápida e de início fácil para todos aqueles que querem aprender a tocar bateria, com teoria que inclui os ritmos fundamentais, grooves, fill-ins e patterns, um CD que acompanha as tarefas práticas e uma visão transversal dos estilos musicais abordados (marcha, disco, country, hip hop, blues, etc.). Ideal para quem quer aprender a fazer barulho. Harmónico, é claro.


teoria do jazz

Teoria do Jazz: Exercícios

César Cardoso

Para colmatar a ausência de um livro originalmente escrito em português sobre jazz e a sua teoria musical, o saxofonista e compositor César Cardoso idealizou este manual para os estudantes deste género ou simples curiosos sobre este mundo. O livro percorre a matéria comum a todos os estilos musicais, debruçando-se depois sobre as especificidades do jazz, como escala aumentada ou blues.

Por: Carolina R. Rodrigues

 

Gostou? Partilhe este artigo: