20 anos FNAC: os livros que cresceram connosco

clube-do-livro-revista-estante-fnac

Que tendências acompanharam a expansão da FNAC nos seus 20 anos de existência? E que fenómenos sociais e culturais contribuíram para este crescimento? Descobre tudo aqui.


1998

28/02 • FNAC Colombo
28/11 • FNAC NorteShopping

O-Erro-de-Descartes

O Erro de Descartes

António Damásio

Um dos primeiros livros a surgir no top da FNAC é este ensaio, originalmente publicado em 1994, no qual o aclamado neurologista português apresenta a sua revolucionária teoria da influência das emoções sobre a razão. É um bestseller que marca o arranque de um renovado interesse popular pela ciência.


1999

01/11 • fnac.pt
09/11 • FNAC Chiado

A poetisa torna-se a primeira mulher portuguesa a ser distinguida com o Prémio Camões.

image

Obra Poética

Sophia de Mello Breyner Andresen

No Logo

Naomi Klein

A chegada da FNAC a Portugal permite não só o acesso imediato a este livro, um dos mais importantes sobre altermundialismo, na sua língua original, como massifica a procura de outros livros importados de sucesso.


2000

28/11 • FNAC Cascais
31/11 • FNAC Santa Catarina

A autora de distopias como A História de Uma Serva é reconhecida com o Prémio Man Booker graças a este romance histórico.

The-Blind-Aain

O Assassino Cego

Margaret Atwood

O-Talentoso-Mr-Ripley

O Talentoso Mr. Ripley

Patricia Highsmith

Este thriller original de 1955 volta a dar que falar em 2000 devido à popular adaptação ao cinema, com Matt Damon no principal papel.


2001


O realizador Peter Jackson adapta, neste ano, ao grande ecrã o primeiro capítulo de uma das sagas de fantasia mais populares de sempre. E os livros voltam a ser um sucesso de vendas.

Quem-Mexeu-no-Meu-Queijo

Quem Mexeu no Meu Queijo?

Spencer Johnson

Um dos mais populares livros de gestão deste século explica como lidar com o trabalho numa linguagem prática e repleta de referências pop.


2002

18/10 • FNAC Almada

O jornalista torna-se (também) romancista. O primeiro romance do eventual bestseller português acompanha uma família timorense que esconde um segredo.

A-Ilha-das-Trevas

A Ilha das Trevas

José Rodrigues dos Santos

As-Horas

As Horas

Michael Cunningham

Publicado em 1998, este romance sobre três gerações diferentes de mulheres volta à ribalta depois de ser adaptado ao cinema – num filme vencedor de um Óscar.


2003

14/11 • FNAC Gaia

Quem fez cocó em cima da cabeça da toupeira? É esta a bizarra (mas hilariante) premissa do bestseller infantil que põe as crianças a rir no início de 2003.

O passa-a-palavra faz deste manual de gestão e estratégia empresarial – no qual se invoca Sun Tzu e Maquiavel – um bestseller mundial.


2004


O entusiasmo gerado em redor de O Código Da Vinci, de Dan Brown, aguça a curiosidade dos leitores sobre a obra artística de Leonardo Da Vinci, aqui reunida em livro.

Portugal-Hoje-O-Medo-de-Existir

Portugal, Hoje

José Gil

Dá que falar este ensaio, no qual o filósofo José Gil analisa a sociedade portuguesa e nos classifica como um povo com medo de arriscar.


2005

23/06 • FNAC Algarve

Este bestseller internacional chega a Portugal como um dos melhores livros sobre a globalização no novo século.

O-Mundo-e-Plano

O Mundo É Plano

Thomas L. Friedman

Jerusalem

Jerusalém

Gonçalo M. Tavares

O terceiro romance da série O Reino vence o Prémio Literário José Saramago, levando o próprio Saramago a declarar: “Gonçalo M. Tavares não tem o direito de escrever tão bem apenas aos 35 anos. Dá vontade de lhe bater!”


2006

28/04 • FNAC Coimbra
23/11 • FNAC Madeira

Uma coleção de artigos que descomplicam a economia num título que vendeu mais de quatro milhões de exemplares em todo o mundo.

Freakonomics

Freakonomics

Steven D. Levitt e Stephen J. Dubner

Em 2006, o artista urbano Banksy salta definitivamente da obscuridade para o mainstream, atraindo a atenção de celebridades e da imprensa generalizada.


2007

14/11 • FNAC Alfragide
16/11 • FNAC Braga

Um dos grandes clássicos de Lobo Antunes é um dos destaques do ano após a conquista do Prémio Camões por parte do autor.

Os-Cus-de-Judas

Os Cus de Judas

António Lobo Antunes

Salta da Internet para o mundo dos livros uma das bandas desenhadas mais divertidas e acarinhadas pelo público infantil.


2008

15/04 • FNAC Viseu
10/10 • FNAC Vasco da Gama
16/10 • FNAC Mar Shopping

Pelo segundo ano consecutivo, o livro mais vendido em Portugal é o que nos revela a chamada Lei da Atração: para atrair coisas boas, basta pensar em coisas boas.

O-Segredo

O Segredo

Rhonda Byrne

O filme de baixo orçamento que surpreende o mundo ao vencer oito Óscares é inspirado neste romance de Vikas Swarup.


2009

18/11 • FNAC Guimarães

O último romance escrito por este autor chileno é um dos livros mais falados (e elogiados) do ano.

2666

2666

Roberto Bolaño

À medida que se acentua a crise económica em Portugal, aumenta o interesse por este livro que explica como tudo começou.


2010

19/05 • FNAC Leiria

A estreia de uma minissérie televisiva com Ian McShane e Hayley Atwell coloca este livro – e a série de romances históricos que integra – em destaque.

Os-Pilares-da-Terra-Vol-1

Os Pilares da Terra

Ken Follett

Caderneta-de-Cromos

Caderneta de Cromos

Nuno Markl

De rubrica de sucesso na Rádio Comercial para enciclopédia destinada aos revivalistas dos anos 70 e 80, a aceitação desta Caderneta de Cromos adivinha uma nova tendência: o retro.


2011


O livro mais vendido do ano em Portugal conta a história verídica de um menino, Colto Burpo, que diz ter visitado o céu durante uma intervenção cirúrgica.

O-Ceu-Existe-Mesmo

O Céu Existe Mesmo

Todd Burpo e Lynn Vincent

Steve-Jobs

Steve Jobs

Walter Isaacson

A morte do cofundador da Apple é o catalisador que faz desta biografia um dos livros mais procurados do ano.


2012


A adaptação ao cinema, com Jennifer Lawrence no papel de Katniss Everdeen, faz explodir a popularidade desta distopia para jovens adultos.

Os-Jogos-da-Fome

Os Jogos da Fome

Suzanne Collins

1507-1-2

A Dieta dos 31 Dias

Ágata Roquette

A alimentação saudável está cada vez mais na ordem do dia e, neste livro, a nutricionista Ágata Roquette ensina homens e mulheres a emagrecerem.


2013

18/07 • FNAC Aeroporto
05/12 • FNAC Amoreiras

O último romance publicado por Mia Couto antes de vencer o Prémio Camões e o Prémio Neustadt é inspirado num fenómeno real, envolvendo ataques de leões em Moçambique.

Como-e-Linda-a-Puta-da-Vida

Como É Linda a Puta da Vida

Miguel Esteves Cardoso

Após uma pausa de cinco anos, Miguel Esteves Cardoso retorna às livrarias com esta coleção de crónicas bem ao seu jeito.


2014

12/11 • FNAC Setúbal
28/11 • FNAC Faro
12/12 • FNAC Oeiras

Este romance do escritor angolano é distinguido com o Prémio Literário Fernando Namora. Três anos depois, será finalista do Man Booker International.

Teoria-Geral-do-Esquecimento

Teoria Geral do Esquecimento

José Eduardo Agualusa

Os-Donos-Angolanos-de-Portugal

Os Donos Angolanos de Portugal

Jorge Costa, João Teixeira Lopes e Francisco Louçã

Revela-se controverso este ensaio que é também uma investigação jornalística sobre a influência das elites angolanas na sociedade portuguesa.


2015

14/09 • FNAC Instituto Superior Técnico

Chega às livrarias uma nova tendência que promete ensinar a combater o stresse e a ansiedade do dia-a-dia: o mindfulness.

Mindfulne-Atencao-Plena

Mindfulness: Atenção Plena

Mark Williams e Danny Penman

Chegar-Novo-a-Velho

Chegar Novo a Velho

Manuel Pinto Coelho

Um sucesso de vendas no ano de lançamento, este guia com técnicas para envelhecer com mais saúde permanece ainda hoje nos tops.


2016

20/09 • FNAC Connect Saldanha

Cada novo livro de Ricardo Araújo Pereira é um fenómeno por si só. O que dizer então de um manual de escrita humorística composto por um dos grandes humoristas portugueses?

Biblia-Livro-1-Novo-Testamento-Os-Quatro-Evangelhos

Bíblia

Frederico Lourenço

A nova tradução da Bíblia vale a Frederico Lourenço o Prémio Pessoa. E um lugar nos tops de livros mais vendidos.


2017

14/06 • FNAC Lagos
27/07 • FNAC Vila Real
26/10 • FNAC Loulé
21/11 • FNAC Évora
07/12 • FNAC Montijo

1507-1-3

A Estranha Ordem das Coisas

António Damásio

Depois de O Erro de Descartes, o conceituado neurologista fala-nos de vida, de sentimentos, das culturas humanas e até de inteligência artificial neste livro que confirma a ciência como interesse mainstream. E não é que a FNAC chega aos 20 anos tal como arrancou, com um livro de António Damásio no top dos mais vendidos?

Gostou? Partilhe este artigo: