Os livros que chegam ao cinema em 2018

cinema-livros-revista-estante-fnac

Se és daquelas pessoas que têm mesmo de ler o livro antes de verem a adaptação ao cinema, este artigo é para ti. Será que já leste algum dos livros que chegam ao grande ecrã este ano?


hora-mais-negra

A Hora Mais Negra

Anthony McCarten

A história é conhecida por muitos: em maio de 1940, o primeiro-ministro britânico Winston Churchill, desmoralizado com a que considerou “a hora mais negra” da história europeia, chegou a ponderar aceitar a vitória de Hitler e das forças nazis. Acabou por não o fazer, numa decisão que mudou o mundo e que é explicada neste livro escrito pelo argumentista de A Teoria de Tudo, agora adaptado ao grande ecrã com um quase irreconhecível Gary Oldman no principal papel. O filme estreia em Portugal a 11 de janeiro.


Annihilation

Aniquilação

Jeff VanderMeer

O primeiro volume da trilogia Área X, vencedor dos prémios Nebula e Shirley Jackson, chega ao cinema no dia 23 de fevereiro. É a história de quatro mulheres – uma bióloga, uma antropóloga, uma topógrafa e uma psicóloga, nenhuma das quais identificada com nome – que se aventuram numa perigosa expedição por uma área deserta que tem vitimado todas as pessoas que lá entram – exceto as que regressam sem memória, como o marido da bióloga. A adaptação ao cinema conta no elenco com Natalie Portman e Jennifer Jason Leigh.


Um-Atalho-no-Tempo

Um Atalho no Tempo

Madeleine L’Engle

Uma das mais populares obras infantojuvenis na área da ficção científica, esta aventura sobre adolescentes que viajam por estranhos mundos através de “atalhos” no espaço e no tempo chega pela primeira vez ao cinema, a 9 de março, depois de já ter sido adaptada à televisão em 2003. O filme, realizado por Ava DuVernay, é interpretado por Oprah Winfrey, Reese Witherspoon e Mindy Kaling, entre outros rostos conhecidos.


O-Coracao-de-Simon-Contra-o-Mundo

O Coração de Simon Contra o Mundo

Becky Albertalli

O que acontece quando um adolescente homossexual vê os seus e-mails mais privados caírem nas mãos de um colega que ameaça revelar o seu segredo a toda a gente? É esta a questão que Becky Albertalli levanta neste romance young adult, uma mistura de drama e comédia, cuja adaptação ao cinema estreia a 16 de março, num filme protagonizado por Nick Robinson e que conta ainda com Katherine Langford, Jennifer Garner e Josh Duhamel.


Ready-Player-One

Ready Player One

Ernest Cline

Steven Spielberg está de volta com uma adaptação que parece ter sido talhada especialmente para ele. Ready Player One, um clássico moderno da ficção científica, passado num futuro onde todas as atenções do mundo se encontram numa rede virtual chamada OASIS e a década de 1980 voltou a estar na moda, é o livro perfeito para quem prefere o seu futurismo com uma pitada (generosa) de retro. A adaptação ao cinema, que promete reviver os anos 80 através de um dos seus principais nomes, estreia a 30 de março.


Ate-ao-Fim-do-Mundo

Até ao Fim do Mundo

Maria Semple

Onde foi a Bernadette? Richard Linklater, realizador de Boyhood e Juventude Inconsciente, vai ajudar-nos a descobrir a resposta a esta questão num filme protagonizado por nomes como Cate Blanchett e Kristen Wiig, que estreia a 11 de maio. O livro, esse, é-nos contado através de e-mails e outros documentos que narram a busca pela agorafóbica Bernadette, levada a cabo pela sua filha adolescente, a partir do dia em que ela subitamente desaparece.


A-Rapariga-Apanhada-na-Teia-de-Aranha

A Rapariga Apanhada na Teia de Aranha

David Lagercrantz

Nem A Rapariga que Sonhava com uma Lata de Gasolina e um Fósforo, nem A Rainha no Palácio das Correntes de Ar. Após a adaptação do primeiro volume da saga Millennium, os Estados Unidos vão saltar diretamente para o quarto, que por sua vez é o primeiro escrito por David Lagercrantz. Com David Fincher, Daniel Craig e Rooney Mara de fora da produção, caberá a Claire Foy (The Crown) liderar o elenco no papel da extravagante Lisbeth Salander. A estreia do filme está prevista para 19 de outubro.


Por: Tiago Matos

Gostou? Partilhe este artigo: