Os livros mais aguardados de 2020

livros-mais-aguardados-2020-revista-estante-fnac

O novo ano vai ter novidades de Hilary Mantel, Suzanne Collins e da dupla Filipe Melo e Juan Cavia, entre outros nomes de peso. Apresentamos-te os livros mais aguardados de 2020.

the-ballad-songbirds-snakes

The Ballad of Songbirds and Snakes

Suzanne Collins

Devoraste todos os livros da saga distópica Os Jogos da Fome? Viste os filmes com a Jennifer Lawrence? Então vais adorar saber que, dez anos após o desfecho da popular trilogia, Suzanne Collins está de volta com um novo romance que nos conta o que aconteceu 64 anos antes dos eventos que envolveram Katniss. The Ballad of Songbirds and Snakes chega à FNAC em maio.


The Mirror and the Light

Hilary Mantel

Quando uma autora vencedora de dois prémios Man Booker publica um novo livro é sempre um acontecimento. Mas o lançamento ganha um peso ainda maior quando essa autora se chama Hilary Mantel e o livro em questão é precisamente o último da trilogia que alberga os seus dois vencedores – Wolf Hall foi distinguido com o Man Booker em 2009 e O Livro Negro em 2012. Tudo isto para dizer que mal podemos esperar por março e pelo lançamento deste The Mirror and the Light.


Balada para Sophie

Filipe Melo e Juan Cavia

O lançamento está previsto para maio e promete ser uma das melhores novelas gráficas do ano. Depois de trabalhos como Comer/BeberOs Vampiros e das muitas aventuras de Dog Mendonça e PizzaBoy, o português Filipe Melo e o argentino Juan Cavia voltam a unir esforços para contar a história de uma rivalidade entre dois pianistas. Promete!


The Glass Hotel

Emily St. John Mandel

Emily St. John Mandel conquistou-nos com Estação Onze, um dos mais originais romances de ficção científica dos últimos anos. E não só a nós. O livro venceu o Prémio Arthur C. Clarke e foi um dos finalistas nos National Book Awards, no prémio PEN/Faulkner e no Baileys Women’s Prize for Fiction. O seu novo romance parece ser completamente diferente, desde logo porque o foco reside na crise financeira e nos esquemas em que as pessoas se metem por dinheiro. Estamos muito curiosos.


The Book of Longings

Sue Monk Kidd

Depois de A Vida Secreta das Abelhas (2002), The Mermaid Chair (2005) e A Invenção das Asas (2014), Sue Monk Kidd apresenta-nos uma nova história que promete controvérsia mas também emoções fortes, ou não fosse a história da esposa de Jesus. Esse mesmo, Jesus de Nazaré. Uma exploração de tempos antigos e do papel da mulher na História que estamos ansiosos por ler, o quarto romance de Sue Monk Kidd é esperado em abril.


Empire of the Vampire

Jay Kristoff

Em Portugal, Jay Kristoff será talvez mais conhecido pela colaboração com Amie Kaufman que resultou no deliciosamente bizarro Illuminae. No entanto, a verdade é que o australiano também se mexe bem a solo, contando já com várias séries de fantasia e ficção científica na bagagem. O seu mais ambicioso projeto promete, contudo, ser este Empire of the Vampire, o primeiro volume de uma nova série passada num mundo às escuras e recheado de vampiros. É lançado em setembro.


The Winds of Winter

George R. R. Martin

Não, não é um déjà vu. Este já foi um dos nossos livros mais aguardados em 2019. E em 2018. E em 2017. Será este ano que vamos finalmente poder ler o sexto volume de As Crónicas de Gelo e Fogo? Não sabemos. Ninguém sabe. Talvez nem o próprio George R. R. Martin. Mas há um par de meses, no seu blogue, referindo-se à nova série televisiva House of the Dragon, o autor garantiu que vai dar prioridade à conclusão de The Winds of Winter relativamente à escrita de episódios. E isso enche-nos novamente de esperança. Poderá ser este o ano da publicação?

Por: Tiago Matos

Gostou? Partilhe este artigo: