Os grandes humoristas em livro

grandes-humoristas-livro-estante-fnac

Coleções de crónicas, argumentos e biografias. Alguns dos melhores comediantes nacionais e internacionais também exploram o seu humor nos livros.


Ora, Como Eu Dizia…

John Cleese

O cofundador dos inigualáveis Monty Python descreve a sua vida pré-Python e o caminho que o levou do Direito à comédia numa divertida autobiografia com prefácio de Ricardo Araújo Pereira.


Boca do Inferno

Ricardo Araújo Pereira

Numa coleção de crónicas humorísticas, Ricardo Araújo Pereira dá a sua – frequentemente corrosiva – opinião sobre os mais diversos assuntos. As “sequelas”, Novas Crónicas da Boca do Inferno e Novíssimas Crónicas da Boca do Inferno, são igualmente merecedoras de atenção.


Porta dos Fundos

Vários

Neste livro, recriam-se (e explicam-se) os argumentos de alguns dos mais célebres sketches do Porta dos Fundos, principal coletivo do humor brasileiro, formado por Fábio Porchat, Clarice Falcão, Gregório Duvivier, Júlia Rabello, Antonio Tabet, entre outros.


Miopia e Astigmatismo

Nuno Markl

Nascido das crónicas publicadas ao longo de meio ano de colaboração com o jornal Expresso, este livro dá a conhecer as bem humoradas e geralmente sarcásticas opiniões de Nuno Markl sobre temas tão distintos como os direitos dos animais e o Novo Acordo Ortográfico.


Nus de Pessoas Famosas

Jon Stewart

Em 1998, antes sequer de assumir a direção do célebre The Daily Show, Jon Stewart publicou uma coleção de contos e ensaios que satirizam inúmeros aspetos sociais e políticos da época. Quase duas décadas depois, permanece um reflexo do seu sentido de humor.


Herman, o Verdadeiro Artista

António Costa Santos

Nesta biografia (autorizada), António Costa Santos explora os momentos-chave da vida e carreira de uma figura incontornável do humor português: Herman José. O texto é intercalado com mais de uma centena de fotografias do arquivo pessoal do humorista.


Diário de um Fumador

David Sedaris

Parece que tudo acontece a David Sedaris, ou talvez seja este que transforma as situações mais corriqueiras em acontecimentos verdadeiramente absurdos. Entre vários outros episódios, o autor relata aqui o que passou quando quis deixar de fumar. Os fãs do seu humor também apreciarão obras como Álbum de Família ou Eu Falar Bonito um Dia.


Tubo de Ensaio

Bruno Nogueira e João Quadros

Durante oito anos, Bruno Nogueira e João Quadros foram responsáveis por um programa diário da TSF onde comentavam com humor a atualidade e os temas que mais os irritavam. Os melhores destes textos foram reunidos neste livro e nos que se seguiram: Tubo de Ensaio – Parte II, Tubo de Ensaio – Parte III, Tubo de Ensaio – Parte IV e Tubo de Ensaio – Parte V.


Linguagem Seinfeld

Jerry Seinfeld

Originalmente publicado por Jerry Seinfeld em 1993, quando ainda ia a meio a célebre sitcom com o seu nome, Linguagem Seinfeld é uma coleção dos textos humorísticos que utilizava nas suas rotinas de stand-up. Uma obra imprescindível para todos aqueles que tenham a série televisiva – ou o comediante – como referência.


Nascido e Criado na Margem Sul

Rui Unas

Se muitos humoristas publicam biografias e autobiografias, Rui Unas decidiu-se antes pelo formato da biografia ficcionada. Misturando factos reais com eventos absurdos, o ator e apresentador descreve como foi crescer na Margem Sul e impor-se no mundo do entretenimento.


Por: Tiago Matos

Gostou? Partilhe este artigo: