Os Descobrimentos em 9 livros

600 anos após a conquista de Ceuta, evento que despertou o povo português para a existência de um mundo bem além das suas fronteiras, os Descobrimentos continuam a fazer parte do imaginário nacional. Conheça alguns livros que o podem ajudar a aprofundar os conhecimentos sobre a expansão do Império Português.


1415 – A Conquista de Ceuta

António Martins Costa e João Gouveia Monteiro

Marcador

A batalha e ocupação que define o começo dos Descobrimentos é também o palco deste livro, no qual o Infante D. Henrique é um dos principais narradores. Através de documentos, mapas e desenhos, é construído um emocionante relato de uma conquista que não passou despercebida na História.


Arte da Guerra do Mar – Estratégia e Guerra Naval no Tempo dos Descobrimentos

Fernando Oliveira

Edições 70

Tão importante como a construção de um império é defendê-lo. Partindo deste princípio, Fernando Oliveira escreveu o primeiro grande tratado sobre a “arte da guerra do mar”, abordando as suas dimensões logísticas, militares, económicas e até mesmo éticas e morais, num importante testemunho da época.


Beatriz, a Mulher que Liderou os Descobrimentos

Fina d’Armada

Ésquilo

Visão alternativa dos Descobrimentos, este romance apresenta as expansões marítimas pela perspetiva de D. Beatriz, mãe do rei D. Manuel I. Uma obra cativante sobre a mulher que esteve por trás de um dos maiores feitos da História portuguesa.


Breve História dos Descobrimentos e Expansão de Portugal

José Garcia e José Manuel Garcia

Editorial Presença

Esta breve síntese dos Descobrimentos portugueses, tendo como ponto de partida as questões que levaram ao estabelecimento de um império e o impacto da expansão no contexto mundial, é um livro essencial para quem deseja saber mais sobre um dos períodos mais marcantes da História de Portugal.


O Medo do Mar nos Descobrimentos

Paulo Lopes Catarino

Tribuna da História

Analisando uma faceta diferente das descobertas portuguesas, Paulo Lopes Catarino mergulha na sua dimensão mais mística e obscura, procurando entender os medos, sonhos e fantasias que envolviam as viagens marítimas e que os progressos técnicos tinham dificuldades em travar.


Os Descobrimentos Portugueses e a Ciência Europeia

Henrique Leitão

Alêtheia

De que forma os Descobrimentos portugueses influenciaram o progresso científico na Europa? E como é que a política, a economia e a cultura europeias responderam a esta revolução? Henrique Leitão faz um retrato da Europa pós-Descobrimentos, procurando entender de que forma a construção do império português contribuiu para o nascimento da ciência moderna.


Os Descobrimentos Portugueses Explicados aos Jovens

Carlos Rebelo

Plátano Editora

Nesta obra dedicada ao público juvenil, Carlos Rebelo propõe-se explicar a influência que a expansão marítima portuguesa teve no conhecimento do mundo.


Os Lusíadas

Luís Vaz de Camões

Porto Editora

Obra basilar da literatura portuguesa e símbolo dos Descobrimentos, a clássica epopeia lusitana é acima de tudo a exaltação de uma nação empenhada na exploração marítima e na definição de novas fronteiras, um elogio à vontade do povo português e à força do Homem contra o imenso e perigoso mar.


Os Portugueses Descobriram a Austrália?

Paulo Jorge de Sousa Pinto

A Esfera dos Livros

Fascinante e provocador, o livro de Paulo Jorge de Sousa Pinto apresenta-nos uma centena das questões mais populares relativas ao período das Descobertas, procurando desfazer mitos e estereótipos, desvendar mistérios e aguçar a curiosidade de miúdos e graúdos.


Por: Inês Melo

Gostou? Partilhe este artigo: