Os Cinco

Há sempre um mistério para resolver.
Um clássico da literatura juvenil, desde 1942 que Os Cinco cativam gerações de crianças com as suas peripécias.

Os_Cinco

O MELHOR QUE PODE ACONTECER

Aos famosos Os Cinco é uma aventura para animar as suas férias. Em todos os intervalos escolares Júlio, David, Zé e Ana, sempre acompanhados pelo fi el Tim, desmascaram contrabandistas, fazem amizades entre artistas de circo e descortinam estranhos mistérios. Todas as páginas dos 21 livros desta coleção da escritora inglesa Enid Blyton estão recheadas de emoção, esconderijos esquecidos, passagens secretas e lanches deliciosos de ovos cozidos e sandes gigantescas.

Desde 1942, data da primeira publicação do primeiro volume Os Cinco e a Ilha do Tesouro, que Os Cinco atraem jovens com tal sucesso que todos os títulos da coleção foram adaptados para o cinema e para a televisão em diversas ocasiões. A Quinta Kirrin, onde moram os pais da Zé, e a Ilha Kirrin, são os locais preferidos das crianças e onde acontecem muitas das suas aventuras. A edição mais recente da coleção é da Oficina do Livro.

QUEM SÃO OS FAMOSOS CINCO?

Os_Cinco_1Júlio
É mais velho do grupo, irmão do David e da Ana e primo da Zé. É sensato, calmo e protetor. É o líder do grupo.
Os_Cinco_2David
Tem sentido de humor e é bastante atrevido. Da mesma idade da Zé é bastante corajoso e em diversas aventuras a salvação dos quatro jovens fica a dever-se à sua ousadia.
Os_Cinco_3
O seu verdadeiro nome é Maria José, mas como maria-rapaz recusa-se a responder a esse nome. Determinada e corajosa, tem um temperamento intempestivo mas é muito generosa.
Os_Cinco_4Ana
É mais nova de todos e por vezes assusta-se. Acha que as aventuras os perseguem e só deseja ter umas férias tranquilas, mas acaba por se divertir tanto como os outros.
Os_Cinco_5Tim
O grande e amigável cão da Zé e fiel protetor do grupo. Há sempre um mistério para resolver.

CONHECEREnid_Blyton
Enyd Blyton

Nasceu em londres em 1897. É a autora de Os Cincos e também de outras coleções juvenis de sucesso como Os Sete, As Gémeas, O Colégio das Quatro Torres e A Aventura, traduzidas para mais de 90 línguas. Blytn era apaixonada pela vida do campo, passeios pela natureza, cães e cavalos características que deixou transparecer para os seus livros. Um dos momentos mais decisivos da sua carreira foi a criação do noddy em 1949, uma personagem dirigida para uma faixa etária inferior às histórias de aventuras e que ainda hoje é tão popular como no início. no site da sociedade Enid Blyton (http://www.enidblytonsociety.co.uk) tem mais informação interessante sobre a autora.

A DESCOBRIR

UMA AVENTURA
Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães
A coleção sobre as aventuras das gémeas Teresa e Luísa, e dos amigos Pedro, Chico, João e os cães Caracol e Faial conta já com 53 aventuras vividas por todo o mundo e nos mais escondidos recantos de Portugal. Os livros são ilustrados por Arlindo Fagundes. O site http:// www.uma-aventura.pt tem passatempos para as crianças e atividades para os professores.
≥ 8 anos
GERONIMO STILTON
Elizabetta Dami
Geronimo dirige o Diário dos Roedores, o jornal mais difundido de Ratázia, a capital da ilha dos Ratos. Em http:// geronimo stilton.com existem jogos, atividades de leitura e últimas notícias da personagem.
≥ 8 anos
DUARTE E MARTA
Maria Inês Almeida Vieira e Joaquim Vieira
Coleção juvenil que acompanha os amigos Duarte e Marta enquanto resolvem problemas e enfrentam desafios. Também estão no Facebook: https://www.facebook.com/duarteemarta.
≥ 8 anos
A ILHA DO TESOURO
Robert Louis Stevenson
Relata as fantásticas aventuras de Jim Hawkins, uma criança de 12 anos, entre terríveis piratas.
≥ 12 anos
20 MIL LÉGUAS SUBMARINAS
Julio Verne
Um clássico. Leva o leitor a descobrir a mitológica Atlântida a bordo do submarino Nautillus com a companhia do grande Capitão Nemo.
≥ 12 anos

Gostou? Partilhe este artigo:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *