Os 10 livros mais vendidos em 2018

livros-mais-vendidos-2018-revista-estante-fnac

É outra vez aquela altura do ano em que fazemos balanços e retiramos conclusões. Para ajudar, revelamos os livros mais vendidos na FNAC em 2018.


a-amante-do-governedor

A Amante do Governador

José Rodrigues dos Santos

O que seria um top dos livros mais vendidos do ano sem um romance de José Rodrigues dos Santos? Depois de integrar o ranking do ano passado com um thriller de Tomás Noronha (Sinal de Vida), o popular escritor português precisou de apenas três meses para fazer deste romance histórico passado em Macau durante a Segunda Guerra Mundial e centrado na paixão entre um governador e uma concubina um dos livros mais vendidos do ano.


Estar Vivo Aleija

Estar Vivo Aleija

Ricardo Araújo Pereira

José Diogo Quintela até se pode referir às crónicas que Ricardo Araújo Pereira escreve para o jornal brasileiro Folha de S. Paulo como “as crónicas macambúzias” – foi o próprio Ricardo que o revelou a Nuno Markl numa entrevista à Estante – mas nem por isso o público as deixou de abraçar nesta coleção de textos que combinam o habitual sentido de humor com uma menos habitual introspeção por parte do rezingão preferido de Portugal.


becoming

Becoming: A Minha História

Michelle Obama

Há meses que este livro andava a ser anunciado e, logo que chegou às livrarias, os leitores não perderam tempo a comprá-lo. O primeiro livro da ex-primeira-dama dos Estados Unidos é uma autobiografia “profundamente pessoal” que nos revela todo o caminho que teve de trilhar até se tornar uma das personalidades mais influentes do mundo. E, no final, Michelle Obama nem se coíbe de falar de Donald Trump…


A-Arte-Subtil-de-Saber-Dizer-que-se-F-da

A Arte Subtil de Saber Dizer que se F*da

Mark Manson

Foi publicado em janeiro e terá sido possivelmente a grande surpresa do ano no que respeita a livros. Talvez tenha sido o estilo brutalmente honesto de Mark Manson, evidente desde o primeiro momento no título, que chamou a atenção dos leitores. Certo é que esta defesa de que o pensamento positivo não passa de uma ilusão pensada para nos distrair de um mundo cada vez mais dominado por “tretas” foi um dos livros mais vendidos de 2018.


cada-suspiro-teu

Cada Suspiro Teu

Nicholas Sparks

Em conversa com a revista Estante, Nicholas Sparks lembrou que, na juventude, nunca pensou que fosse possível viver da escrita. O tempo provou que estava errado e, mais de vinte anos depois de publicar O Diário da Nossa Paixão, mostra que continua aí para as curvas. Assim se explica a excelente aceitação que o seu novo romance, sobre dois estranhos que se conhecem (e apaixonam) numa praia americana, recolheu junto dos leitores portugueses.


Foi-sem-Querer-que-te-Quis

Foi Sem Querer que te Quis

Raul Minh’alma

Não há dúvida: os leitores portugueses gostam mesmo de livros românticos. É o caso deste, que até promete “a receita para seres feliz no amor”. Na senda de Pedro Chagas Freitas e Afonso Noite-Luar, Raul Minh’alma tem conquistado os leitores – e especialmente as leitoras – de Portugal com títulos como Larga Quem Não te Agarra ou Dá-me Um Dia para Mudar a Tua Vida. Este foi mais um sucesso de vendas.


12-regras-para-a-vida

12 Regras para a Vida

Jordan B. Peterson

O título pode dar a entender que estamos perante um daqueles manuais baratos de autoajuda, mas a verdade é que este livro do psicólogo e educador Jordan B. Peterson vai muito além disso. De acordo com o próprio, em conversa com a Estante, é um ensaio sobre felicidade e sofrimento, ordem e caos, identidade de grupo e identidade individual. No fundo, sobre as grandes questões que nos apoquentam na sociedade moderna.


Breves-Respostas-às-grandes-perguntas

Breves Respostas às Grandes Perguntas

Stephen Hawking

No dia 14 de março deste ano acordámos com a triste notícia da morte de um dos mais brilhantes cientistas dos tempos modernos, o homem que ajudou a trazer a cosmologia para o mainstream mas que se afirmava “uma criança que nunca cresceu”. Só que, antes de partir, Stephen Hawking deixou-nos uma obra com as suas reflexões sobre Deus e o futuro da espécie humana. O resultado foi um dos livros mais vendidos de 2018.


Sangue e Fogo

Sangue e Fogo: Vol. 1, Parte 1

George R. R. Martin

Tínhamos quase, quase a certeza de que 2018 seria o ano do muito aguardado Winds of Winter. Não foi. Mas também não foi um ano inteiramente desprovido de George R. R. Martin, que nos brindou com este livro que conta a história completa dos reis Targaryen, tendo início 300 anos antes dos eventos de A Guerra dos Tronos. Embora tenha sido publicado apenas em novembro, alcançou o seu lugar na lista de livros mais vendidos do ano. E a segunda parte está quase a chegar em português!


Sapiens-Historia-Breve-da-Humanidade

Sapiens: História Breve da Humanidade

Yuval Noah Harari

Embora tenha sido em 2018 que Yuval Noah Harari publicou um novo livro, 21 Lições para o Século XXI, aquele que chegou ao top dos livros mais vendidos do ano é mais antigo. Originalmente publicado em 2011, Sapiens é uma reflexão sobre o passado da humanidade que conquistou milhões de leitores por todo o mundo, incluindo nomes como Bill Clinton, Barack Obama e Mark Zuckerberg, e ainda hoje mantém a popularidade entre os portugueses.


Por: Tiago Matos

Gostou? Partilhe este artigo: