Ó freguês, estas são as melhores tascas de Lisboa!


Um livro para…

Apaixonados por comida tipicamente portuguesa e por lugares a descobrir na cidade de Lisboa.

Primeira frase

“Talvez o leitor estivesse à espera do habitual prefácio da autoria de um presumível entendido na matéria de que trata o livro, mas a verdade é que ele, o prefácio, é tão dispensável como a ementa de um restaurante quando já se sabe ao que se vai.”

Se gostou deste livro, é provável que também goste de…

Guia das Tascas, Tabernas e Casas de Fado de Portugal  (Orlando Leite)
As Tascas do Porto  (Raul Simões Pinto)
Lisboa – O Que o Turista Deve Ver  (Fernando Pessoa
e Mário Linhares)

São as melhores para os autores, embora saibam que estas escolhas são sempre subjetivas. Tiago Pais, jornalista, e Gonçalo F. Santos, fotógrafo, partiram em busca das melhores tascas de Lisboa e o resultado está agora em livro.

Se quer ir a uma tasca em Lisboa e não sabe por onde começar a escolher, comece por aqui. Não garantimos que a tarefa seja fácil e, muito menos, rápida. São 50 tascas, entre muitas fotografias de abrir o apetite. Preparado para começar a viagem pelo roteiro das tascas da capital? Não se vai arrepender.

O livro

As 50 Melhores Tascas de Lisboa não tem o pretensiosismo de querer afirmar que estes sejam realmente os melhores lugares deste género em Lisboa. Nas primeiras páginas, o autor sublinha que neste mundo gastronómico a avaliação é “puramente subjetiva” e aquilo que poderá ser o melhor para os autores deste livro, poderá não ser para o leitor. Não obstante, Tiago Pais e Gonçalo F. Santos (fotografia) apresentam – através de textos informais e fotografias de ficar a sonhar por mais e mais comida – estes lugares castiços e as suas pessoas, com a simplicidade de uma típica tasca portuguesa.

O autor

A paixão de Tiago Pais por tascas é hereditária, já que o pai tinha por hábito percorrer vários quilómetros para comer bem (e barato). Jornalista gastronómico, o autor esteve durante seis anos na Time Out e está há dois no Observador, onde continua a dar a conhecer aos leitores os novos lugares de Lisboa e arredores onde comer e petiscar.

O gancho

Fruto do seu trabalho como jornalista, Tiago Pais sentiu que faltava um guia de lugares mais típicos e tradicionais, assim como já existiam muitos guias de restaurantes. Aliou essa vontade ao gosto que tem por tascas – e às bastantes que foi conhecendo ao longo dos últimos anos de profissão – e o resultado está agora em livro.


Por: Catarina Sousa

Gostou? Partilhe este artigo: