O que é o mindfulness?


Mindfulness para Todos os Dias

Conselhos e exercícios simples para relaxar a mente e o corpo, afastar o stresse e as tensões e ser mais calmo e feliz.

Arena

Educar com Mindfulness 
Mikaela Övén

Trazendo como oferta um CD com meditações guiadas pela autora, este livro funciona como um guia para educar os mais novos sem culpa ou ansiedade.

Porto Editora

Mindfulness para Totós
Shamash Alidina

Em apenas 24 horas, aprenda a praticar mindfulness, a lidar melhor com o stresse e a sentir mais energia e entusiasmo no dia a dia.

Porto Editora

Lembra-se exatamente do percurso que fez até ao trabalho? Recorda-se de todos os momentos? No mindfulness, o lema é atenção.

É normal fazermos um sem-número de atividades rotineiras em piloto automático, sem que nos recordemos de como nem quando o fizemos. O mindfulness defende que quando passamos grande parte do nosso tempo neste estado deixamos de dar atenção a questões essenciais que podem afetar a nossa qualidade de vida e a relação que temos com os outros. O ritmo diário de grande parte das pessoas e a capacidade de multitasking, fomentada pela tecnologia e pelo mundo digital, quase não nos permite parar. Os “e se” e as questões sobre como a realidade pode vir a ser acabam por aumentar a ansiedade pessoal sem nos apercebermos.

Mas o que é o mindfulness? É uma técnica de meditação comummente referida como o ato de focar a atenção na experiência pessoal sem qualquer julgamento. Aqui, as palavras-chave são intenção, ausência de julgamento e experiência dos vários momentos. Adotar a prática de mindfulness através da meditação não é novo. A sua origem remonta às práticas budistas com mais de 2500 anos. Em 1979, o mindfulness começou a ser usado como prática terapêutica pelo médico Jon Kabat-Zinn e, em 2001, Mark Williams, John Teasdale e Zindel V. Segal desenvolveram uma terapia cognitiva com base no mindfulness [Mindfulness-Based Therapy – MBCT].

Principais benefícios

A prática de mindfulness tem benefícios que se refletem aquando da prática rotineira:

  • Demonstramos mais autocontrolo.
  • Somos mais objetivos.
  • Tornamo-nos mais tolerantes.
  • Espelhamos uma maior serenidade.
  • Aumentamos a capacidade de concentração.
  • Demonstramos maior inteligência emocional.
  • O batimento cardíaco diminui.
  • A pressão sanguínea desce.
  • Os músculos relaxam ao mesmo tempo que a tensão é libertada.

7 livros para uma mente mais saudável


Curar as Energias Negativas
Anne Jones

Como conviver com as várias energias que nos rodeiam? Este livro ensina a afastar as energias negativas ou, em alternativa, a transformá-las em positivas.

Pergaminho
Ama-te
Gustavo Santos

Em 120 textos inspiradores, o popular apresentador e life coach Gustavo Santos convida ao autoconhecimento e à mudança.

A Esfera dos Livros
Não Queiras Ser Perfeita
mas Faz o Melhor por Ti
Jessica Athayde

Com um título que é também
um dos lemas de vida da atriz,
Jessica Athayde partilha algumas
das suas experiências.

A Esfera dos Livros
As Regras de Ouro
dos Casais Saudáveis
Augusto Cury

O que é uma relação inteligente?
Uma relação baseada num
romance saudável e alicerçado
em regras de ouro.
Descubra quais neste livro.

Pergaminho

Daniel Amen é neurocientista clínico, psiquiatra e diretor da Amen Clinic. É especialista em Alzheimer, distúrbio do défice da atenção e imagiologia cerebral. É um conferencista de renome internacional e autor de diversos bestsellers. Nesta série de livros, apresenta estratégias para otimizar o potencial do cérebro, evitar o envelhecimento e conseguir um corpo mais saudável.

Mude de Cérebro, Mude de Vida
Daniel G. Amen
Pergaminho
Mude de Cérebro, Mude de Idade
Daniel G. Amen
Pergaminho
Mude de Cérebro, Mude de Corpo
Daniel G. Amen
Pergaminho

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