O outono na literatura

Estação geralmente fria e dada a melancolias, o outono tem sido o cenário perfeito para várias obras literárias ao longo dos tempos.


O tempo arrefece, os dias encurtam e a vontade de ficar em casa mergulhado em livros aumenta. O outono traz de volta aquela típica sensação de melancolia – as folhas que caem das árvores, o sol que se esconde mais cedo, o frio que se instala e nos obriga a voltar a roupas mais quentes, a fantasmagoria do Halloween, os prenúncios de um inverno que chega em poucos meses. Pela sua incrível beleza, por um lado, e pelas sensações de apatia e tristeza que proporciona, por outro, o outono prevalece na literatura e tem inspirado autores de todos os cantos do planeta.


ALGO MALIGNO VEM AÍ
Ray Bradbury
Saída de Emergência
O Halloween figura no imaginário dos portugueses há relativamente pouco tempo. É, no entanto, um elemento que tem provocado autores e preenchido estantes. Esta obra de Ray Bradbury, que acompanha as aventuras de dois jovens amigos num circo que acaba de chegar à cidade em vésperas do Dia das Bruxas, é uma viagem assustadora à dimensão fantasmagórica da estação.


FLOX SORRI NO OUTONO
Elisabetta Gnone
Planeta Editora
Terceiro livro da série Fairy Oak da escritora italiana Elisabetta Gnone, Flox Sorri no Outono narra as aventuras de Flox, uma rapariga que vive na vila mágica de Fairy Oak. Tudo começa quando Flox decide investigar o estranho mistério da chegada do outono e da dança das folhas que caem, assim como a mudança que a estação causa nos habitantes da cidade.


A QUINTA MULHER
Henning Mankell
Editorial Presença
Sexta obra do autor sueco e uma das várias aventuras do inspetor Wallander, este romance policial acompanha a investigação de uma série de homicídios num bosque em pleno outono, cenário perfeito para estranhos e calculosos crimes.


O LIVRO LARANJA DO OUTONO
Sophie Coucharrière e Hervé Le Goff
Edicare
O outono é uma estação misteriosa que despoleta uma natural curiosidade nas crianças. Afinal, porque caem e mudam de cor as folhas? Porque fica mais frio? E porque são os dias mais curtos? Um livro para os mais pequenos compreenderem e mergulharem na magia outonal.


A QUEDA DA CASA DE USHER
Edgar Allan Poe
Temas e Debates
Publicado em conjunto com várias outras histórias, “A Queda da Casa de Usher” é um dos contos mais conhecidos do autor norte-americano. Centra-se num homem que, após receber uma estranha carta de um amigo, o decide visitar mas encontra um cenário arrepiante. Uma história que termina em catástrofe e na qual o outono ajuda a demarcar o tom soturno.


SEGREDO OCULTO EM ÁGUAS TURVAS
Mons Kallentoft
Dom Quixote
Neste terceiro volume da série que acompanha as investigações da inspetora Malin Fors, o autor sueco encontra nos cinzentos dias outonais, de chuva pesada e intensa, o espaço perfeito para acompanhar uma nova investigação de homicídio. Fors embrenha-se aqui numa elaborada teia de intriga e abusos de poder da qual dificilmente se consegue desenvencilhar.


Por: Inês Melo

Gostou? Partilhe este artigo: