O advento dos livros e do imaginário infantil

 

revista-de-livros-calendario-de-natal

Todos nos lembramos da ânsia que nos deixava borboletas na barriga antes de abrirmos mais uma janelinha do tradicional calendário do advento: não era só o Dia de Natal que ficava cada vez mais perto. Era também a magia que enfeitava aquele rasgar pelo picotado da pequena janelinha e que nos fazia apreciar o chocolate ou o brinquedo de uma forma única – como se de uma vitória se tratasse. Aqui não temos chocolates, mas temos sugestões de livros e de todo um mundo associado ao imaginário infantil. Porque o início do mês de dezembro é também o início de novas descobertas… antes que o ano termine.


1

estante-calendario-natal-azevinhoComeça o mês de dezembro com a leitura de Noite de Natal, de Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge Nesbi. A véspera de Natal em casa da Joana é sinónimo de alegria, mas a criança lembra-se do seu amigo Manuel que terá uma noite mais pobre, sem presentes e com uma mesa com muito menos comida. Guiada por uma estrela, Joana toma a decisão de lhe entregar as prendas que recebeu e descobre o verdadeiro significado do espírito natalício.

2


Já fizeste a tua árvore de Natal? Dá asas à imaginação, coloca as mãos em ação, pesquisa na Internet ideias originais e ajuda a construir a árvore de Natal mais original do mundo: a tua!

3


Neste dia, em 1992, foi enviado o primeiro SMS no Reino Unido. O que dizia? “Merry Christmas” [“Feliz Natal”]. Já sabes que mensagem de Natal vais enviar este ano?


4 DEZ


5

estante-calendario-natal-bolaNeste dia, em 1966, nasceu Walt Disney. Graças ao seu espírito inovador e à empresa homónima que fundou, pudemos assistir a filmes natalícios como Um Conto de Natal do Mickey ou Um Conto de Natal. Hoje é dia de reviver um destes filmes.

6


Sabias que hoje é o dia de São Nicolau? Ligado a várias lendas, São Nicolau ficou famoso quando, em 1931, o cartoonista norte-americano Thomas Nast lhe deu corpo num anúncio para a Coca-Cola. Em Guimarães, de 29 de novembro a 7 de dezembro celebram-se as Festas Nicolinas, uma das mais antigas celebrações académicas do mundo.


7 DEZ


8

Conheces o jogo Batman: Arkham Origins? Passa-se no Natal e, embora inclua o tom negro do homem-morcego, vai-te fazer entrar no espírito. E porque alguns videojogos são inspirados em grandes livros, desafiamos-te a leres Batman e Robin – Batman Renascido. Assim vais perceber que Batman é muito mais do que um jogo e um filme.


 

9 DEZ


10 DEZ

11


estante-calendario-natal-meiaJá enviaste a tua carta ao Pai Natal? Precisas de inspiração de última hora? As Cartas ao Pai Natal, de J. R. R. Tolkien, reúne as cartas e os desenhos com que a imaginação do autor influenciou a dos filhos. Nesta obra, a tradição inverte-se e é o Pai Natal que envia cartas aos filhos de Tolkien em cada dezembro. São histórias do Polo Norte, passando da forma como o Pai Natal prepara as entregas dos brinquedos até às visitas que recebe dos amigos. A letra é estranha e o desenho que acompanha a carta é muito colorido.


12 DEZ


13 DEZ


14

Outros Belos Contos de Natal tem histórias de Nuno Markl, Rui Zink, Manuel João Vieira e Filipe Homem Fonseca, entre outros. Este é um livro com contos curtos, que podem ser lidos em família, nas noites mais frias de dezembro, para inspirar os dias até ao Natal.


15 DEZ


16 DEZ


17

E se o Natal for cheio de rimas? O Livro do Natal, escrito por José Jorge Letria e ilustrado por Afonso Cruz, ajuda a conhecer melhor esta época especial, cheia de luzes, presentes e doces.“O que conta nesta vida é sabermos partilhar” – esta é uma das principais mensagens deste livro.


18 DEZ


19

estante-calendario-natal-coracao2 Histórias de Natal, de Alice Vieira e João Caetano, contém dois pequenos enredos. Num, uma criança recusa-se a acreditar que o Pai Natal não existe, apesar do que os pais lhe têm vindo a dizer. Noutro, um Pai Natal acha que também tem direito a receber presentes. É de ler e reler.


20 DEZ


21

O dia 24 está quase a chegar. E a curiosidade começa a invadir os corações dos mais pequenos. Nada como acalmar as emoções com O Mistério de Natal, de Jostein Gaarder. Esta é a história de um calendário mágico ao qual está associado um enigma e de um grupo de peregrinos que viaja em sentido contrário ao do tempo. Ao longo do livro é criada uma atmosfera de suspense que prende o leitor às páginas.


22 DEZ


23

A véspera da véspera de Natal. Ideal para ler O Expresso Polar, de Chris Van Allsburg. O comboio que aguarda a criança à porta de casa na noite da Consoada vai levá-la numa viagem de sonho rumo ao Polo Norte. É um clássico natalício da literatura. Publicado em 1985, já vendeu milhões de exemplares em todo o mundo.

24


estante-calendario-natal-prendaÉ hoje o dia. E como serão muitos os doces e os presentes, deixamos apenas a mensagem: Feliz Natal!

Gostou? Partilhe este artigo: