António Lobo Antunes e Margaret Atwood entre as primeiras novidades da rentrée literária

rentree-literaria-estante-fnac

Para os amantes de livros, os meses de setembro e outubro parecem o Natal. Em linguagem “bookloveriana” chamamos-lhe a rentrée literária: a altura do ano em que são lançados mais livros. Incluindo alguns dos mais aguardados do ano.

A Outra Margem do Mar

A Outra Margem do Mar

António Lobo Antunes

No ano em que celebra o 40.º aniversário da sua carreira, não podíamos deixar de recomendar o novo romance de António Lobo Antunes, presença habitual nas rentrées literárias. A Outra Margem do Mar (publicado em capa mole e dura) é o segundo volume de uma trilogia sobre África, na sequência de Até Que as Pedras se Tornem Mais Leves Que a Água. Em simultâneo, para ajudar ainda mais à celebração da carreira de Lobo Antunes, serão reeditados em edições especiais de capa dura os romances que a lançaram: Memória de Elefante e Os Cus de Judas.


The testaments

The Testaments

Margaret Atwood

Promete ser um dos livros do ano. Finalista do Man Booker 2019, vivamente recomendado por autores como Stephen King e considerado o acontecimento literário do ano pelo The Guardian. Apesar de toda a agitação, o enredo desta distopia tem permanecido um dos segredos mais bem guardados de 2019. Por enquanto apenas sabemos que se desenrola 15 anos depois de A História de Uma Serva e que Margaret Atwood se inspirou nas perguntas dos leitores sobre Gilead, bem como nos problemas da sociedade moderna, para o escrever.


Milkman

Milkman

Anna Burns

Por falar em Man Booker, o vencedor do prémio em 2018 já se encontra traduzido para português e é um dos pesos-pesados desta rentrée. Anna Burns, a primeira autora norte-irlandesa a receber o galardão, baseou o livro nas suas próprias origens: uma Irlanda em conflito durante os anos 70. No entanto, Milkman centra-se numa história de assédio sexual entre um homem mais velho – um leiteiro – e uma rapariga jovem, explorando a forma como estes casos são muitas vezes vistos pela sociedade.


O Terrorista Elegante

O Terrorista Elegante e Outras Histórias

José Eduardo Agualusa e Mia Couto

Frequentemente apontados como referências da literatura da diáspora lusófona, José Eduardo Agualusa e Mia Couto uniram esforços para construir uma das surpresas mais agradáveis desta reentrada literária. O livro é constituído por três novelas escritas através da troca de mensagens entre os autores e de um encontro dos dois em Moçambique, desafiando a ideia de que “a criação literária é sempre um ato profundamente solitário”, como ambos referem na nota prévia.


Voar no Quarto Escuro

Voar no Quarto Escuro

Márcia Balsas

Márcia Balsas conquistou a edição de 2018 do concurso Novos Talentos FNAC com uma recriação de Madame Bovary. Agora, publica o seu primeiro romance, que a continua a confirmar como uma das autoras mais promissoras do momento. A narrativa centra-se numa viúva que procura refazer a sua vida ao mesmo tempo que se vê presa numa relação abusiva. É uma das novidades em destaque nesta rentrée literária.


O despertar de Cthulhu

O Despertar de Cthulhu

H. P. Lovecraft e François Baranger

Um polvo? Um dragão? A aparência de Cthulhu, porventura a criação mais conhecida de H. P. Lovecraft, não pode ser descrita com exatidão, mas marca presença em vários contos deste mestre do horror. O impacto desta criatura maléfica venerada por um culto foi fundamental para cimentar o horror lovecraftiano como um subgénero na ficção de horror. Agora, a sua primeira aparição encontra-se nesta edição ilustrada e de capa dura que lhe dá ainda mais vida.


Mentiras Consentidas

Mentiras Consentidas

Hans Rosenfeldt e Michael Hjorth

É claro que a rentrée literária não ficaria completa sem um grande thriller. Nórdico. Depois da chegada do sexto capítulo da saga Millennium, em agosto, os fãs de thrillers nórdicos têm um novo presente: o sexto livro da série Sebastian Bergman, que lida com um violador em série que começa a matar as suas vítimas. Espera-se muita ação e suspense. Até porque Hans Rosenfeldt e Michael Hjorth são conhecidos pelos cliffhangers de cortar a respiração.


Manual do Bom Fascista

Manual do Bom Fascista

Rui Zink

“Ao bom fascista ninguém chama mentiroso. Não à sua frente, pelo menos, que ele não é menino de se ficar.” No tom irónico e humorístico que tão bem o caracteriza, Rui Zink chama a atenção para a onda de fascismo que parece assolar o mundo num dos livros de não ficção que marca esta rentrée literária. De acordo com o autor, ser fascista até é uma tarefa fácil. Agora, ser um bom fascista é que já não é para qualquer um.


Eu Sei como Ser Feliz

Eu Sei Como Ser Feliz

Isabel Silva

Ainda na onda dos livros de não ficção, mais especificamente na dos livros de gastronomia, o terceiro de Isabel Silva destaca-se nesta rentrée. Em entrevista à Estante assegurou que “os alimentos nos dão energia e nos fazem estar bem-dispostos”, uma afirmação particularmente verdadeira durante o tempo em que escreveu este livro, uma vez que foram as dificuldades na gestão do seu tempo e stresse que originaram uma reflexão (prática) sobre alimentação, desporto e sustentabilidade.


Ei, Avozão

Ei, Avozão!

Paul McCartney e Kathryn Durst

Paul McCartney? Qual Paul McCartney? O dos Beatles? Sim, é esse mesmo o autor deste livro infantil que nos acaba de chegar nesta rentrée literária. Depois de ter publicado Lá no Cimo das Nuvens há 15 anos, o agora avô de oito inspirou-se numa expressão utilizada por um dos seus netos (no original, grandude, traduzido para português como “avozão”) para criar a história de um avô verdadeiramente mágico.


I'll Be There For You

I’ll Be There For You

Kelsey Miller

Com a aproximação do 25.º aniversário da estreia de uma das sitcoms mais populares de todos os tempos, Kelsey Miller procura explicar o sucesso de Friends – cujas repetições continuam a ser assistidas, ainda hoje, por mais de 16 milhões de norte-americanos. Dividido por capítulos que recordam o macaco de estimação do Ross, o episódio em que ninguém morre ou a viagem do grupo a Londres, esta edição de I’ll Be There For You reúne também alguns materiais exclusivos.

Gostou? Partilhe este artigo: