10 livros que não vão passar despercebidos em março

novidades-livros-marco-revista-estante-fnac

O mês que marca o início da primavera chega recheado com um inédito de Tolkien, o vencedor do Man Booker International e até uma celebração da lagarta mais conhecida da literatura infantil.


queda-gondolin
Edição em inglês
The Fall of Gondolin

A Queda de Gondolin

J. R. R. Tolkien

Foi há mais de um século, no distante ano de 1917, que J. R. R. Tolkien, o criador de obras tão inesquecíveis como O Hobbit e O Senhor dos Anéis, se aventurou na escrita de A Queda de Gondolin. A história, que marca a primeira incursão do autor pela hoje icónica Terra Média, ficou perdida durante muito tempo mas em 2018 Christopher Tolkien (o filho de J. R. R. Tolkien) decidiu editá-la com ilustrações de Alan Lee. A versão em português chega este mês à FNAC.


outra-mulher
Edição em inglês
The Other Woman

A Outra Mulher

Daniel Silva

Mais um thriller de Daniel Silva que, sem surpresa, ascendeu ao topo da lista de bestsellers do New York Times. A Outra Mulher é uma ficção que nos faz refletir sobre a realidade, e particularmente sobre o papel que a Rússia tem vindo a desempenhar nos acontecimentos políticos dos últimos anos. Tudo isto “embrulhado” num enredo cheio de ação que, pela 18.ª vez, é encabeçado pelo espião israelita Gabriel Allon.


periferico
Edição em inglês
The Peripheral

O Periférico

William Gibson

Numa altura em que é anunciada a sua adaptação à televisão, chega à FNAC a tradução para português do mais recente romance publicado por William Gibson, criador do termo “ciberespaço” e um dos principais nomes de todos os tempos da ficção científica. O Periférico transporta-nos para dois futuros distintos, um mais distante do que o outro, que estão na verdade ligados através de uma surpreendente tecnologia.


viagens
Edição em inglês
Flights

Viagens

Olga Tokarczuk

Será em março que finalmente poderemos ler, em português, o romance que fez de Olga Tokarczuk a primeira escritora polaca distinguida com o prémio Man Booker International, em 2018. Viagens é um livro composto por 116 histórias com as mais distintas dimensões – algumas têm apenas algumas palavras – e uma narradora comum. Ao justificar a escolha, o júri do Man Booker International elogiou a “inteligência, imaginação e brio literário” da autora.


mulher-correu-atras-vento

A Mulher que Correu Atrás do Vento

João Tordo

“O rosto foi uma desilusão. A primeira vez que o viu, pensou: Que feio é.” São estas as primeiras palavras do novo romance de João Tordo, passado em Lisboa, mas também em Londres e na Baviera. Em 2015, mas também em 1991, 1973 e 1892. Trata-se, de acordo com o próprio autor, de “um livro sobre quatro mulheres”, ou mais concretamente sobre “quatro vidas, três países, um século inteiro numa história de amor e perda, arte e ilusão”. Na FNAC a partir de 19 de março.


tranca-ines

A Trança de Inês

Rosa Lobato de Faria

A adaptação ao cinema deste romance que Rosa Lobato de Faria publicou em 2001, com Diogo Amaral e Joana de Verona nos principais papéis, foi o filme português mais visto de 2018, contando com mais de 45 mil espectadores. A história, que acompanha três versões distintas do casal Pedro e Inês ao longo do tempo, chega agora à FNAC numa novíssima edição de bolso.


ciume

Ciúme

Augusto Cury

O psiquiatra e psicoterapeuta brasileiro Augusto Cury está de volta com um livro em que explora um dos sentimentos mais perturbadores e controversos da humanidade: o ciúme. E deixa clara uma das suas principais conclusões: quem sente ciúme tem falta de autoestima. E o medo do abandono acaba por resultar em perda. Um livro para todas as pessoas que querem saber mais sobre elas próprias e as outras.


um-trono-negro
Edição em inglês
One Dark Throne

Um Trono Negro

Kendare Blake

Depois de Três Coroas Negras, eis o segundo volume desta história sobre três rainhas gémeas, herdeiras de um único trono, e da mortífera luta que travam pela coroa. Não basta para te captar a atenção? E se dissermos que as três irmãs têm poderes sobrenaturais? Os direitos cinematográficos desta saga de fantasia já foram inclusive adquiridos, pelo que uma adaptação ao grande ecrã poderá estar prestes a acontecer.


gravity-falls-lendas-perdidas
Edição em inglês
Gravity Falls: Lost Legends

Gravity Falls: Lendas Perdidas

Alex Hirsch

Deixou saudades a série de televisão animada que Alex Hirsch criou para o Disney Channel entre 2012 e 2016. Mas as aventuras sobrenaturais dos irmãos Dipper e Mabel na bizarra cidade de Gravity Falls continuam no mundo dos livros. Gravity Falls: Lendas Perdidas reúne quatro histórias inéditas que vão fazer as delícias dos leitores mais jovens.


Edição em inglês
The Very Hungry Caterpillar

A Lagartinha Muito Comilona: O Meu Livro Pop-Up

Eric Carle

É um dos 10 melhores livros infantis dos últimos 50 anos, de acordo com a votação organizada em 2018 pela revista Estante, e este ano assinala precisamente meio século de existência. A Lagartinha Muito Comilona marcou uma geração de crianças com as suas colagens que apresentam o processo de evolução de uma lagarta até se tornar borboleta. Para assinalar o redondo aniversário, é lançada este mês esta edição especial em formato pop-up.


 

Gostou? Partilhe este artigo: