Descobre aqui os nomeados para o prémio Man Booker 2018

livros-02-revista-estante-fnac

Já são conhecidos os 13 finalistas do Man Booker 2018, o principal galardão da literatura britânica, que celebra este ano o seu 50.º aniversário.

A presidente do painel de jurados revelou que todas as obras descrevem um mundo à beira do abismo. O júri selecionou, para esta primeira fase, os 13 melhores romances de mais de 170 candidaturas. O vencedor será anunciado a 16 de outubro e receberá um prémio no valor de 50 mil libras (aproximadamente 56 mil euros).

Michael Ondaatje está já a ser apontado como um dos favoritos à vitória. O Doente Inglês valeu-lhe, em 1992, o Man Booker. E, já em 2018, foi distinguido com o Golden Man Booker, um galardão especial criado para assinalar os 50 anos do prémio.

Além do autor canadiano, destacam-se também Esi Edugyan, Donal Ryan e Richard Powers por já terem feito parte dos nomeados do prémio em edições passadas. Esi Edugyan chegou até a integrar o rol dos seis finalistas em 2011.

Destaque ainda para o livro Sabrina, de Nick Dranaso, a primeira novela gráfica a integrar a longlist do Man Booker. Dos nomeados fazem parte também quatro romances de estreia. Conhece a lista integral abaixo.

Gostou? Partilhe este artigo: