Não é que a Madonna também escreve livros? E não é a única!

Estamos mais habituados a vê-las cantar ou atuar, mas estas figuras públicas também são elogiadas pelos livros que escrevem. Será que já leu algum?


Madonna

É a faceta menos conhecida da mulher tantas vezes referida como “Rainha da Pop”. Madonna é cantora, atriz e empresária, mas também escritora de livros infantis. É ela a autora dos livros da coleção As Rosas Inglesas, que vendem centenas de milhares de exemplares por todo o mundo, e ainda de fábulas ilustradas como As Aventuras de Abdi e Yakov e os Sete Ladrões.


Hugh Laurie

Sim, o Dr. House da série televisiva com o mesmo nome não é apenas um admirável ator e um músico dotado. Também escreve ficção. Em 1996, publicou o primeiro romance, O Traficante de Armas, um thriller centrado num ex-polícia que se torna mercenário e a quem é dada a missão de assassinar um empresário americano. Há muito que Laurie está para publicar uma sequela, mas até ver ainda não há data para o lançamento.


 

Nick Cave

Qualquer pessoa que já tenha lido – ou pelo menos escutado com atenção – as letras deste cantor e compositor australiano sabe que não é estranha a relação de Nick Cave com as letras. Menos pessoas saberão que o músico também escreve romances. E o Burro Viu o Anjo e A Morte de Bunny Munro foram elogiados pela crítica e refletem o tom negro e melancólico de muitas das letras do cantor.


 

Fernando Ribeiro

O vocalista da banda portuguesa de heavy metal Moonspell também não é nada estranho à escrita, embora não se tenha até à data aventurado em romances. O seu género de eleição é a poesia. Já publicou vários livros, mas o mais recente chama-se Purgatorial. É igualmente da sua autoria o livro de contos Senhora Vingança.


 

James Franco

Goste-se ou não de James Franco, não há como negar a sua versatilidade. É ator de cinema, teatro e televisão, realizador, produtor e guionista. Protagoniza comédias e dramas, projetos independentes e grandes blockbusters. Também é poeta. E romancista, tendo-se destacado nesta área com livros como Palo Alto ou Actors Anonymous.


 

Aziz Ansari

É muito recente a incursão de Aziz Ansari no mundo literário. Mas tem dado que falar. Este ator e comediante de 33 anos, conhecido por séries como Parks and Recreation, escreveu O Amor nos Tempos Modernos, no qual se junta ao sociólogo Eric Klinenberg para tentar perceber o que é o amor na sociedade moderna. A obra foi muito elogiada pela crítica e foi distinguida com o prémio Goodreads para melhor livro de não ficção de 2015.


 

Rita Redshoes

Não é um romance nem um ensaio. Também não é um livro de contos, embora se assemelhe a um. Em Sonhos de uma Rapariga Quase Normal, o primeiro livro de Rita Redshoes, a cantora e compositora portuguesa confessa os seus sonhos, aqueles que a visitaram durante a noite e que tanto se revelaram comuns como inesperadamente bizarros. Além de os contar, ilustra-os. E fecha com uma banda sonora para sonhar, disponível através de código QR.


Por: Tiago Matos

Gostou? Partilhe este artigo: