Apesar de todas as tarefas que tem, na sua cabeça está na Fnac “principalmente a namorar os livros”. Joana Gonzalez, 29 anos, é livreira na loja de Almada desde 2015.
O que a atraiu em primeiro lugar ao mundo dos livros? “Na infância, a capacidade de espicaçar o meu imaginário já de si sonhador. Na idade adulta, a convergência da ficção com a realidade, que leva a um questionamento constante”, conta Joana Gonzalez.
Poder cruzar-se diariamente com pessoas que gostam de ler e, com sorte, despertar novos aficionados por livros, é o que mais gosta no trabalho que faz diariamente: “É gratificante saber que alguém sem hábitos de leitura passou a fazê-lo graças à minha sugestão ou ser chamada por um cliente que apenas quer ser atendido pela pessoa que lhe recomenda sempre livros que lhe agradam.”
Joana tem também um blogue, As Histórias de Elphaba, onde procura cativar mais pessoas para a leitura. “Antigamente era apenas um hobby que exercia através do blogue. Agora passei a fazê-lo também enquanto trabalho.”