5 dicas de Marie Kondo para arrumares a tua casa

marie-kondo-estante-fnac

Marie Kondo, especialista em arrumação e criadora do método KonMari, estreou no início do ano uma série na Netflix em que ajuda várias pessoas a organizarem as respetivas casas. Afinal, a tarefa da arrumação, diz a autora, tem de ser aprendida. Fica com algumas dicas dos seus livros.

Arruma a casa de uma só vez 

Em Arrume a Sua Casa, Arrume a Sua Vida, Marie Kondo chama-lhe o segredo para o sucesso. A especialista diz que “arrumar de rajada, em vez de pouco a pouco, pode alterar drasticamente a mentalidade”. Isto porque se arrumares um pouco de cada vez vais estar sempre a arrumar. Mas se, pelo contrário, combateres “completamente a desordem num curto espaço de tempo”, como Marie Kondo explica, verás efeitos imediatos que te irão motivar a manter sempre a casa arrumada. Por isso, a arrumação não é um trabalho para ser feito todos os dias, mas sim para “ser concluído de uma vez por todas num único período de tempo”.


Arruma a casa por categorias

Começar a tarefa de arrumação pelo quarto, sala ou cozinha é uma “armadilha comum” e um “erro imperdoável” que a própria Marie Kondo confessa ter praticado durante anos. Qual é o problema disto? É que vais encontrar as mesmas “categorias” de objetos em diferentes divisões, o que te vai obrigar a arrumares as coisas mais do que uma vez. Por isso, Marie aconselha-te a arrumar por categorias: começa pela roupa, depois os livros, os papéis, os komono (artigos genéricos) e, por último, os artigos com valor sentimental.


Mantém apenas aquilo que te inspira alegria

Arrumar é sinónimo de mover objetos e guardá-los, explica Marie Kondo em Alegria!. Tal como o título indica, o segredo do seu método de arrumação consiste em “manter apenas as coisas que nos inspiram alegria e deitar fora o resto”.  A especialista explica que o corpo reage de maneira diferente quando encostas um artigo que te inspira alegria ao coração. Ao início pode ser mais demorado reconheceres a alegria que um objeto te traz, mas “a velocidade com que [tomarás] decisões acelerará rapidamente”. Por isso abraça as tuas coisas. Ou experimenta-as, no caso das roupas.


Escolhe os teus artigos preferidos de cada categoria

Marie Kondo chega mesmo a dizer em Alegria! que “a melhor forma de identificar o que nos proporciona ou não alegria é comparando”. A especialista sugere que escolhas um top 3 (ou 5, ou 10) de calças ou blusas, por exemplo. O objetivo é que consigas descobrir o teu “limite de alegria pessoal”. Assim, tudo o que estiver abaixo desse limiar – o tal top 3 (ou 5, ou 10) – “já não terá utilidade”. Por vezes é difícil arranjarmos justificação para deitar algo fora, por isso é mais fácil inverter o processo e escolher os artigos que devemos manter.


Não mandes coisas fora só porque já não as usas

A utilidade não é o único critério que deves ter em conta quando escolhes os artigos a manter ou deitar fora. Marie Kondo dá o exemplo de um vestido de festa de uma cliente que provavelmente não voltaria a ter ocasião para o usar mas que lhe dava muita alegria. Neste caso, aconselhou-a a manter o vestido e a andar com ele apenas em casa. Deitar coisas fora só porque já não as usas “poderá resultar em eliminar toda a alegria da casa”, explica em Alegria!.

+7 LIVROS QUE TE AJUDAM A TER UMA VIDA ORGANIZADA

Desperdicio-Zero

Desperdício Zero
Bea Johnson
Edição em inglês:
Zero Waste Home

 Um guia para que possas implementar um estilo de vida sem desperdício baseado em cinco princípios fundamentais: recusar, reduzir, reutilizar, reciclar e compostar.

Adeus-Coisas

Adeus, Coisas
Fumio Sasaki
Edição em inglês:
Goodbye, Things

Fumio Sasaki explica o que o levou a adotar um estilo de vida minimalista e dá exemplos de como fazê-lo. Afinal, “há felicidade em ter menos”, confessa em Adeus, Coisas.

A-Unica-Coisa

A Única Coisa
Gary Keller e Jay Papasan
Edição em inglês:
The One Thing

Os autores explicam passo a passo aquilo a que chamam o segredo para o sucesso: como delinear um objetivo específico e focares-te apenas nele para teres êxito.

Destralhe-a-Sua-Casa

Destralhe a Sua Casa
Paula Margarido

Com base na filosofia do feng shui, Paula Margarido ensina-te a “destralhar” neste livro prático com dicas de arrumação por divisão.

organize a sua casa

Organize a Sua Casa
Paulina Draganja

Paulina Draganja criou uma lista com 52 tarefas semanais para que ao fim de um ano tenhas a casa toda em ordem.

Comece-Pela-Gaveta-das-Meias

Comece Pela Gaveta das Meias
Vicky Silverthorn

Vicky Silverthorn demonstra como podes arrumar a tua casa em pouco tempo. Começa com áreas pequenas. O primeiro passo é arrumar a gaveta das meias.

a arte de organizar a sua vida

A Arte de Organizar a Sua Vida
Hideko Yamashita

Podia-se chamar arrumação em três passos. Baseado na filosofia japonesa danshari, Hideko Yamashita ensina-te a limitar, eliminar e a viver desapegado das coisas.

Por: Tatiana Trilho

Gostou? Partilhe este artigo: