Maria Teresa Maia Gonzalez

Maria Teresa Maia Gonzalez

Naturalidade:
Coimbra, Portugal

Data de nascimento:
17 de junho de 1958

Primeiro livro publicado:
O Clube das Chaves Entra em Acção (1989)

Maria Teresa Maia Gonzalez nasce em Coimbra, mas é em Lisboa que conclui a formação, licenciando-se em Línguas e Literaturas Modernas, na variante de Estudos Franceses e Ingleses, pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. É precisamente na área das línguas que inicia carreira. Entre 1982 e 1997, trabalha como professora de Português, Inglês e Francês, tanto no ensino público como no privado, passando por Alverca do Ribatejo, Manique e Lisboa. Junta-se entretanto à também professora Maria do Rosário Pedreira e escreve com ela o seu primeiro livro: O Clube das Chaves Entra em Acção.

Publicado em 1989, este é o primeiro de 21 volumes da série de livros O Clube das Chaves, protagonizada por um grupo de jovens detetives, que se revela um sucesso entre o público juvenil e chega a ser adaptada à televisão. Pelo primeiro livro, as duas autoras são ainda distinguidas com o Grande Prémio Verbo-Semanário.

Maria Teresa Maia Gonzalez não se limita, contudo, à escrita de O Clube das Chaves. Desde o início da década de 1990, publica dezenas de outros livros de índole infantojuvenil, o mais célebre dos quais A Lua de Joana (1994), que aborda o tema da toxicodependência e já foi adaptado ao teatro. É também autora da popular coleção Profissão Adolescente, que vende centenas de milhares de exemplares em Portugal.

Muitos dos seus livros encontram-se traduzidos e publicados em outros países. Pelo trabalho realizado na literatura para a infância, integra em 2016 o lote de nomeados para o prestigiado prémio sueco Astrid Lindgren (ALMA).

Gostou? Partilhe este artigo:

 

Gostou? Partilhe este artigo: