7 livros young adult que podes ler antes de ver o filme ou série

Para ti, que adoras histórias young adult, temos sete narrativas imperdíveis de que podes desfrutar em livros, filmes e séries.

Edição em inglês:
P.S. I Still Love You

P.S. Ainda Te Amo

Jenny Han

Já escrevia Álvaro de Campos que “todas as cartas de amor são ridículas” e que “não seriam cartas de amor se não fossem ridículas”. Lara Jean, a protagonista de P.S. Ainda Te Amo, descobriu isso da pior forma. Se já leste o primeiro livro desta série young adult e também já riscaste a adaptação à Netflix da tua lista de filmes a ver, então agarra já o teu exemplar do segundo volume (cuja adaptação também já se encontra na Netflix). Não te podemos contar muito, mas podes ter a certeza de que Lara Jean vai perceber que o amor é tudo menos fácil.


Edição em inglês:
All The Bright Places

Fala-me de Um Dia Perfeito

Jennifer Niven

Se a tua praia são as histórias de amor mais dramáticas, Fala-me de Um Dia Perfeito é a escolha ideal para ti. Este bestseller internacional vai deixar-te agarrado às páginas do princípio ao fim. Mas fica o aviso: talvez deixes cair algumas lágrimas com esta história sobre uma rapariga que passa a ter vontade de viver graças a um rapaz cuja vontade é morrer. Depois de leres o livro, pega nas pipocas e vê o filme com a Elle Fanning e o Justice Smith na Netflix.


After: Depois da Verdade

Anna Todd

Embora os seus livros sejam muitas vezes comparados aos da saga As Cinquenta Sombras de Grey, Anna Todd jura a pés juntos que não existem semelhanças entre as duas obras. Aquilo que começou como uma simples fan fiction com uma personagem principal inspirada em Harry Styles, um dos membros dos One Direction, transformou-se, por direito próprio, num verdadeiro sucesso literário young adult que também já chegou ao cinema. E esta combinação de livro e filme pode muito bem ser o teu casamento perfeito para os próximos dias.


Mundos Paralelos: Os Reinos do Norte

Philip Pullman

Publicada entre 1995 e 2000, a trilogia Mundos Paralelos rapidamente conquistou uma legião de fãs. E em 2019, ao fim de quase duas décadas de espera, os amantes de fantasia puderam finalmente suspirar de alívio: agora, além dos livros que guardam nas estantes, podem deliciar-se com a série inspirada na obra, que está no bom caminho para ser a sucessora do fenómeno que foi A Guerra dos Tronos. Ah, e se no final da leitura e da série ainda tiveres tempo, dedica-te à saga Livro do Pó, a prequela de Mundos Paralelos.


Artemis Fowl

Eoin Colfer

Gostas de anti-heróis? Fantasia é o teu género preferido? Apresentamos-te Artemis Fowl, um anti-herói de apenas 12 anos que é um verdadeiro génio do crime. A sua mais recente artimanha? Após descobrir um local mágico, decide raptar uma fada e exigir um chorudo resgate. Se queres saber como termina esta história, lê o livro (o primeiro de uma série com vários volumes). Lá para o final de maio estreará no cinema uma adaptação realizada por Kenneth Branagh com Ferdia Shaw no principal papel.


Cursed

 Thomas Wheeler e Frank Miller

De certeza que já conheces a lenda do Rei Arthur e da sua espada. Ora, Thomas Wheeler decidiu reinventar esta história dando-lhe uma protagonista feminina: Nimue, uma adolescente que se une ao mercenário Arthur em busca de Merlin. E sim, nesta história também existe uma espada muito valiosa. Enquanto aguardas pela estreia da série, que conta com Katherine Langford no papel principal, dedica-te à leitura deste livro ilustrado pelo lendário Frank Miller.


Six of Crows

Leigh Bardugo

Adoras séries de fantasia e estás sempre à procura de mais opções para uma maratona? A Netflix ouviu as tuas preces e decidiu adaptar Six of Crows, trazendo os Grisha e a cidade de Ketterdam ao pequeno ecrã. Se és fã de autores como George R. R. Martin ou Kristin Cashore, temos a certeza de que este livro young adult, primeira metade de uma história concluída com Crooked Kingdom, te vai conquistar muito antes de veres o primeiro episódio da série.

Por: Inês Pereira

Gostou? Partilhe este artigo: