Os livros ideais para ofereceres ao teu pai neste Natal

Costuma dizer-se que qualquer homem pode ter um filho mas é preciso um homem especial para ser um pai. Que livro tens para oferecer ao teu neste Natal?

Querido Pai Natal…

O meu pai é o autoproclamado faz-tudo cá de casa. Tem, inclusive, uma caixa de ferramentas milagrosa – que, no entanto, parece nunca ter o que é preciso quando a máquina de lavar roupa se avaria.

Mais do que a parafernália técnica, tem consigo a sabedoria e a experiência. Aliás, parece ter sempre todas as respostas na ponta da língua. É algo que admiro nele e que gostaria de estimular com os meus presentes de Natal. Por isso lembrei-me de duas das mentes mais geniais das últimas décadas: Stephen Hawking e Yuval Noah Harari. Ambos publicaram recentemente livros que me parecem fantásticos.

Começo pelo astrofísico inglês que antes de nos deixar, a 14 de março deste ano, terminou Breves Respostas às Grandes Perguntas, um livro onde procura responder a questões como: Deus existe? As viagens no tempo são possíveis? A inteligência artificial pode superar-nos? A espécie humana vai sobreviver no futuro?

Por sua vez, o historiador israelita troca as respostas por lições. Em 21 Lições para o Século XXI explora algumas das questões que mais afetam os tempos modernos. Uma dica para ti, Pai Natal: se quiseres trazer este livro no trenó, não te esqueças de o encomendar através do site da FNAC, onde podes encontrar uma edição especial, autografada e numerada.


POLITIQUICES E OUTRAS AVENTURAS


Um dos passatempos favoritos do meu pai é instalar-se no sofá a ver as notícias ou um filme de ação – também aprecia discutir os erros de arbitragem sempre que a sua equipa não ganha.

Nos últimos tempos tem acompanhado com particular interesse as incidências da política internacional, em especial as que envolvem os Estados Unidos. Por isso quer-me parecer que O Presidente Desapareceu, thriller escrito pelo antigo Presidente americano Bill Clinton em conjunto com James Patterson, um dos autores mais vendidos do mundo, lhe encheria as medidas.

Claro que se trata de um livro de ficção. Para um relato verídico da realidade política dos Estados Unidos a escolha pode sempre recair em Medo: Trump na Casa Branca, um livro que tem dado muito que falar, oferecendo um (assustador) vislumbre aos bastidores da atribulada administração de Trump.

Por falar em aventuras, o meu pai é um grande fã das de Lucky Luke, Francis Blake e Philip Mortimer. Desde criança que faz coleção dos álbuns de BD protagonizados por estes intrépidos heróis. Vai certamente adorar os mais recentes lançamentos, Um Cowboy em Paris e O Vale dos Imortais – neste último fazes-me um favor e escolhes a capa exclusiva da FNAC, Pai Natal? É para abrilhantar ainda mais a coleção do meu pai.

Não sabes que livros podes oferecer a outras pessoas da tua vida neste Natal? Inspira-te no nosso Especial!

Gostou? Partilhe este artigo: