Surpreende a tua mãe com um destes livros no Natal

Mãe há só uma mas presentes de Natal há muitos. A tua prefere leituras inspiradoras, livros práticos ou histórias da vida real?

Querido Pai Natal…

A primeira coisa que preciso que saibas sobre a minha mãe é que é uma supermulher. Quero com isto dizer que se desdobra de tal modo nas funções de mãe, esposa, filha e mulher que parece que tem superpoderes. Talvez seja por isso que, quando lê, prefere protagonistas femininas tão fortes quanto ela.

E, bem a propósito, olha que sorte: a Michelle Obama acaba de publicar uma autobiografia. Chama-se Becoming: A Minha História e mostra como a antiga primeira-dama dos Estados Unidos se transformou na mulher inspiradora que é hoje. Também ela uma supermãe.

Mais distante no tempo mas mais próxima na geografia está D. Maria I, rainha de Portugal entre 1777 e 1816. Esta também era uma mulher forte, algo que ficou evidente pelo modo como lidou com o Marquês de Pombal, mas a instabilidade mental haveria de a tornar conhecida por “A Louca” e até foi a partir dela que surgiu a expressão “maria-vai-com-as-outras” – isto porque, na sua fase final, apenas saía à rua auxiliada pelas damas de companhia. A sua história está contada no novo romance de Isabel Stilwell: D. Maria I.

Isto lembra-me: a minha mãe adora livros escritos por autores portugueses. Diz que têm uma forma diferente de se expressar – uma sensibilidade especial, não sei. Calha bem, porque um dos mais populares autores portugueses da atualidade acaba de lançar um novo romance histórico. A Amante do Governador, de José Rodrigues dos Santos, tem um protagonista masculino, o governador de Macau quando ainda era uma colónia portuguesa, mas a estrela da história parece mesmo ser a concubina chinesa por quem se apaixona. Promete!


HISTÓRIAS PARA SENTIR


Outra característica incontornável da minha mãe: é uma sentimentalona. Por exemplo, não há episódio de This is Us em que não acabe a chorar. Também se emociona com livros. E gosta.

Quer-me parecer que o novo livro de Afonso Cruz a poderá fazer soltar umas lágrimas. Princípio de Karenina é o desabafo de um pai à filha que nunca o chegou a conhecer. A história de como encontrou a sua mãe. E de como acabaram por se separar. Aposto que a minha mãe ficaria conquistada logo no parágrafo de abertura: “Eu seria muito infeliz num mundo feliz. Ela seria feliz em qualquer mundo.” Belíssimo.

Mas então e Dulce Maria Cardoso, que acaba de lançar Eliete, o seu primeiro romance desde O Retorno em 2011? A autora quis levar o seu tempo a conhecer a protagonista da história, uma mulher de meia-idade que, confessa, também inclui um pouco de si própria. Sabendo do pendor da autora para personagens complexas e bem definidas, parece-me que a minha mãe também gostaria de conhecer esta Eliete.


RECEITAS PARA UMA VIDA MAIS FELIZ


Parece conversa de filho, eu sei, mas estou convencido que a minha mãe é mesmo a melhor cozinheira do mundo. E a minha forma de agradecer as fantásticas refeições que me tem preparado desde que nasci pode muito bem ser através de um livro.

O que me vem de imediato à cabeça é Jamie e a Cozinha Italiana. Primeiro porque todos aqui em casa adoramos cozinha italiana; e depois porque a minha mãe, em particular, não perde um episódio dos programas de Jamie Oliver. Neste novo livro o chef britânico mostra como preparar 130 receitas inspiradas na cozinha italiana. Mal posso esperar para as provar.

Uma das razões pelas quais a minha mãe gosta tanto do Jamie Oliver é porque ele é uma espécie de guru da alimentação saudável. Por isso lembrei-me também de O Livro do Pão sem Glúten, que incentiva os leitores a fazerem em casa o seu próprio pão sem glúten, sem lactose e 100% vegan.

Claro que, como a minha mãe costuma dizer, nem só de pão vive o Homem. E então chamou-me a atenção O Livro da Vida, uma coleção de textos inspiradores do filósofo libanês Khalil Gibran para uma vida mais completa.

O que achas, Pai Natal?

Não sabes que livros podes oferecer a outras pessoas da tua vida neste Natal? Inspira-te no nosso Especial!

Gostou? Partilhe este artigo: