12 livros para nostálgicos

livros-nostalgia-revista-estante-fnac

Existem livros que despertam saudades logo à primeira leitura. São livros que recuperam memórias de outros tempos, divertidas até mesmo para quem não as viveu. Sabias, por exemplo, que nos anos 80 muitas crianças costumavam mastigar cola Cisne como se de pastilha elástica se tratasse? Ou que, ainda no tempo dos televisores a preto e branco, se vendiam placas de acrílico colorido para colocar à frente do ecrã de forma a simular que as imagens eram a cores? É o que nos dão a descobrir estes manuais de memórias antigas.


Caderneta de CromosCaderneta de Cromos Contra-Ataca

Nuno Markl
Objectiva

Com o humor que lhe é reconhecido, Nuno Markl revisita alguns dos objetos e rituais que marcaram a sua juventude nos anos 70 e 80 através de uma coleção de “cromos” em dois livros. Inclui memórias como Pinypons, glutões do Presto e Fizz Limão.


homem-que-mordeu-o-caohomem-que-mordeu-o-cao-classicos

O Homem que Mordeu o Cão + O Homem que Mordeu o Cão: Os Clássicos

Nuno Markl
Objectiva

Depois de se estabelecer como uma rubrica de culto na rádio portuguesa, O Homem que Mordeu o Cão deu origem a vários livros que reúnem algumas das histórias mais curiosas – e hilariantes – com que Nuno Markl se deparou.


A Sebenta do Tempo

A Sebenta do Tempo

Mário Augusto
Bertrand Editora

O que se via, ouvia e ’fazia em Portugal nas décadas de 1960, 1970 e 1980? Neste “manual de memória para esquecidos”, de Mário Augusto, reúnem-se algumas das principais recordações da sua geração.


lembras-te-disto

Lembras-te Disto?

Pedro Marta Santos e Luís Alegre
A Esf’era dos Livros

Como se entretinham as crianças e os adolescentes portugueses das décadas de 1970 e 1980? É o que nos dá a conhecer este livro pensado para nostálgicos.


quando-tv-parava-pais

Quando a TV Parava o País

João Gobern
Matéria-Prima

A televisão f’oi sempre um dos principais passatempos nacionais. João Gobern recorda aqui alguns dos seus programas mais icónicos, como Zip Zip, Gabriela e O Tal Canal.

ERA UMA VEZ EM TWIN PEAKS

Tudo começa com Laura Palmer enrolada em plástico, encontrada morta a flutuar num rio. É esta a cena de Twin Peaks que nos apresenta a cidade e os seus peculiares habitantes, uma série televisiva que deixa muita gente simultaneamente deslumbrada e a coçar a cabeça no início dos anos 90. Transmitida à quinta-f’eira, em horário nobre, na RTP, a série criada por David Lynch e Mark Frost tem duas temporadas repletas de momentos bizarros. A terceira tem estreia marcada para 21 de maio deste ano, recuperando a grande maioria do elenco original e acrescentando-lhe grandes surpresas. Enquanto aguardamos podemos entreter-nos com os livros que servem de complemento à série.

o-diario-secreto-laura-palmer

O Diário Secreto de Laura Palmer

Jenni„fer Lynch
Suma de Letras

Enquanto ’filmava Twin Peaks, David Lynch pediu à ’ilha para se colocar no lugar de Laura Palmer e escrever um diário. O resultado é este livro, simultaneamente macabro e misterioso, que nos permite um vislumbre único da mente de uma adolescente perturbada.

a-historia-secreta-twin-peaks

A História Secreta de Twin Peaks

Mark Frost
Suma de Letras

Como era a cidade de Twin Peaks antes de a conhecermos? O que a levou a chegar ao estado em que nos ’foi apresentada? Enquanto esperamos pela terceira temporada, chega-nos este livro de Mark Frost, cocriador da série, que desvenda alguns dos mistérios da cidade.

OS DESENHOS
QUE SE
FAZIAM

la-grande-aventure-journal-tintin

La Grande Aventure du Journal Tintin: 1946-1988

Le Lombard

Foi uma das revistas de BD mais populares em Portugal entre 1968 e 1982, mas nasceu muito antes nos países ’francófonos. Neste volume recordam-se os originais da “revista dos jovens dos 7 aos 77 anos”.

Desenhos Satíricos

Desenhos Satíricos: 1974-2000

António
Assírio e Alvim

Este livro reúne alguns dos melhores desenhos e caricaturas que um dos mais reputados cartoonistas portugueses ’fez entre 1974 e 2000. Uma memória ilustrada – e satírica – desse tempo.

the-bronze-age-dc-comics

The Bronze Age of DC Comics: 1970-1984

Paul Levitz
Taschen

E quando a BD deixou de ser para crianças? Neste volume lembram-se algumas das memórias de ouro da DC Comics, passando pelos seus mais icónicos super-heróis.

Gostou? Partilhe este artigo: