Livros para ler antes da adolescência

Que histórias nos ajudam a crescermos e a deixarmos de ser pequeninos? Abandonámos as histórias lidas em voz alta na hora de adormecer e procurámos os livros com que aprendemos a sonhar.

Numa idade em que cada novo leitor é único, alguns livros são melhores que outros para ler do princípio ao fim e adotar a leitura como expressão de conforto para o resto da vida. Mas existirá uma lista obrigatória de livros que todas as crianças devem ler? Maria Gabriela de Sousa Silva, professora, investigadora e autora de obras como Ler e Amar na Adolescência, duvida: “Falar de livros obrigatórios para ler antes da adolescência não é fácil, porque cada criança é única, com preferências e gostos próprios, adequados à sua sensibilidade, e o que agrada a uma pode não satisfazer as outras.” Ana Maria Magalhães, uma das autoras dos míticos livros do imaginário adolescente Uma Aventura, partilha e reforça esta visão: “Cada criança deve ler aquilo com que mais se identifica.” Luísa Ducla Soares, cuja carreira como escritora tem estado essencialmente centrada na literatura infantil, vai ainda mais longe: “Obrigar uma criança a ler um livro considerado imprescindível por alguns pode ser infligir-lhe um sacrifício e prepará-la para se afastar da leitura. Cada uma tem os seus interesses, a sua sensibilidade e experiência (embora curta) de vida.”Assumindo a impossibilidade de criar uma lista obrigatória, as três autoras deixam, contudo, algumas sugestões de livros que marcaram a cultura infantil ao longo dos anos. Para descobrir e/ou redescobrir.

revista-estante-livros-para-ler-adolescencia

O Principezinho

Antoine de Saint-exupéry

Ao tentar consertar o seu avião avariado no deserto do Sara, um piloto solitário é interrompido por um pequeno príncipe que lhe pede que desenhe uma ovelha. Começa assim uma história entre a filosofia e a poesia, sobre ternura, compromisso, amizade e amor.


As Aventuras de Tom Sawyer

Mark twain

Tom Sawyer é um rapaz traquinas com bom coração que, na companhia do amigo Huckleberry Finn, vive aventuras incríveis. Um livro que é também uma fábula da América urbana e industrial e que, na época de Twain, ameaçava o sonho de liberdade junto da natureza.


A Floresta

Sophia de Mello Breyner Andresen

Obedecendo ao Rei dos Anões, que lhe recomenda que confie nas crianças, nos sábios e nos artistas, e com a ajuda de Isabel e do seu professor de música, o Anão procura cumprir uma complicada missão.


Tintim: O Caso Girassol

Hergé

O Castelo de Moulinsart parece assombrado, tantas são as coisas estranhas que nele se passam, e todas parecem centrar-se na figura de Girassol. Tintim, Milu e o Capitão Haddock decidem resolver o mistério, numa aventura que os leva até à Suíça.


Os Desastres de Sofia

Condessa de Ségur

Sofia, uma menina com muita imaginação, está sempre a meter-se em sarilhos e, pior ainda, a tentar resolvê-los. Um clássico escrito no século XIX.


Alice no País das Maravilhas

Lewis Carroll

Sonho ou realidade? Um fabuloso labirinto. Enquanto Alice se perde na toca do coelho, nós escolhemos se nos perdemos no fantástico ou tentamos perceber todas as mensagens subliminares que o autor nos deixou.


Uma Aventura no Castelo dos Três Tesouros

Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

A aventura começa com uma visita noturna ao Castelo de S. Jorge e com uma mensagem cheia de enigmas, prosseguindo depois entre Lisboa, Portel e Vila Viçosa em busca de três tesouros, escondidos há meio século.


Os Cinco na Ilha do Tesouro

Enid Blyton

Os Cinco veem as suas férias transformadas numa aventura quando a Zé os leva a ver um navio naufragado ao largo da ilha de Kirrin que pode muito bem esconder um tesouro.


As Gémeas no Colégio de Santa Clara

Enid Blyton

Patrícia e Isabel O’Sullivan estão decididas a dificultar a vida a toda a gente no seu novo colégio interno, mas as gémeas acabam por perceber que ainda têm muito para aprender em Santa Clara.


As Aventuras de João Sem Medo

José Gomes Ferreira

João vive na aldeia Chora-Que-Logo-Bebes, onde os habitantes choram de manhã à noite. Um dia, decide saltar o muro que protege a aldeia e fazer uma viagem com direito a bichos de sete cabeças, gigantes de cinco braços, fadas, bruxas e animais que falam.


O Príncipe Feliz

Oscar Wilde

Uma andorinha ajuda a estátua de um príncipe a atenuar o sofrimento dos pobres da sua cidade. Um conto infantil escrito por um homem mais habituado a obras adultas.


Poesia para Todo o Ano

Luísa Ducla Soares (seleção)

Esta antologia de poemas apresenta textos de autores e temas diversificados mas considerados interessantes para as crianças. Para ficar com uma noção do que se escreve em verso para os mais novos em Portugal.


As Viagens de Gulliver

Jonathan Swift

Lemuel Gulliver naufraga e acorda em Lilliput, um país de habitantes minúsculos que é apenas um de muitos bizarros destinos por onde passa. Um clássico que pode ser lido por várias faixas etárias.

Gostou? Partilhe este artigo: