Que livro queres receber no Natal? Fernando Ribeiro, Patrícia Tavares, Afonso Cruz e Nuno Caravela respondem

livros-natal-revista-estante-fnac

Fomos saber qual é o livro que Fernando Ribeiro, Patrícia Tavares, Afonso Cruz e Nuno Caravela gostariam de ter à sua espera na noite de Natal. Deixa que as respostas te inspirem.

fernando-ribeiro-revista-estante-fnac

FERNANDO RIBEIRO

O carismático vocalista dos Moonspell tem uma paixão pela literatura que o levou a tornar-se também escritor, tradutor e editor. Publicou em nome próprio vários livros, entre os quais Como Escavar um Abismo, Feridas EssenciaisSenhora Vingança e Purgatorial

É uma obra que me interessa bastante por ser uma espécie de distopia. Uma chamada de atenção para aquilo que se passa no mundo: realidades como a xenofobia, o racismo e a existência de muros para conter migrantes. No fundo, um alerta para a dormência das pessoas em relação a estas realidades que estão presentes na nossa sociedade.

patrícia-tavares-revista-estante-fnac

PATRÍCIA TAVARES

Com uma carreira já com vários anos construída entre a televisão, o cinema e o teatro, podes ver esta atriz nas séries Desliga a Televisão, da RTP, e Cenas de Família, da FOX, onde mostra o seu lado mais divertido e arranca gargalhadas a todos os portugueses.

Gostaria de receber 21 Lições para o Século XXI, de Yuval Noah Harari. Escolho este livro porque já li o Sapiens: História Breve da Humanidade e o Homo Deus: História Breve do Amanhã do mesmo autor.

21-liçoes-século-XXI-revista-estante-fnac

21 Lições para o Século XXI
Yuval Noah Harari

afonso-cruz-revista-estante-fnac

AFONSO CRUZ

 É escritor, ilustrador, cineasta e músico. Já publicou mais de 30 livros, entre os quais Jesus Cristo Bebia Cerveja, A Boneca de Kokoschka, Nem Todas as Baleias Voam e, mais recentemente, Paz Traz Paz.

Queria receber Odisseia, de Homero. A versão que tenho deste livro já é antiga e a tradução não é grande coisa. Felizmente, a edição da Quetzal foi traduzida por Frederico Lourenço e seria um grande presente de Natal.

odisseia-revista-estante-fnac

Odisseia
Homero

nuno-caravela-revista-estante-fnac

NUNO CARAVELA

 O criador da série de livros infantojuvenis O Bando das Cavernas iniciou a carreira em 1992. Escritor e ilustrador, dedicou-se desde cedo à literatura infantil, tendo mesmo participado no projeto Escola Global: A Tradição na Sala de Aulas, responsável pela recuperação de contos tradicionais portugueses.

O livro que eu gostaria de receber este Natal é Contos de Petersburgo, de Nikolai Gógol. A escrita cristalina, povoada de personagens exuberantes, quase absurdos, mas ainda assim credíveis, fazem de Nikolai Gógol um dos meus autores preferidos.

Por: Inês Pereira
Fotografias: Fernando Ribeiro (Paulo Mendes), Patrícia Tavares (Glam), Afonso Cruz (Bruno Colaço/4SEE)

Gostou? Partilhe este artigo: