Livros em inglês: 6 clássicos de ficção científica que tens de conhecer

ficcao-cientifica-revista-estante-fnac

Se gostas de ficção científica, estes são os livros que tens absolutamente de ler. Alguns dos grandes clássicos no seu idioma original.


The-War-of-the-Worlds

The War of the Worlds

H. G. Wells

A obra de H. G. Wells inclui títulos como The Time Machine, The Invisible Man e The Island of Doctor Moreau, mas muitas pessoas continuam a recordar o autor inglês devido a este livro de ficção científica, no qual acompanhamos dois homens, em perspetivas intercaladas, numa altura em que a Terra é invadida por perigosos extraterrestres. Várias vezes transposta para o grande ecrã, a mais célebre adaptação desta história continua a ser a que Orson Welles fez na rádio americana em 1938.


Foundation-and-Earth

Foundation and Earth

Isaac Asimov

Originalmente publicado em 1986, este é o quinto – e, cronologicamente, o último – volume da série Foundation, uma das mais elogiadas de sempre na literatura de ficção científica. Parcialmente inspirada no Império Romano, a série mostra-nos a queda de um império galáctico e a história particular de um homem que reúne um grupo de pessoas com a missão de preservar todo o conhecimento humano antes que seja demasiado tarde.


Neuromancer

Neuromancer

William Gibson

É um dos mais emblemáticos livros de ficção científica de todos os tempos e o primeiro a ser distinguido com os três prémios mais importantes do género: Hugo, Nebula e Philip K. Dick. Não é preciso muito mais do que isto para percebermos que se trata de um romance muito à frente do seu tempo, ou não tivesse como temas centrais a inteligência artificial, a realidade virtual e o ciberespaço – um termo que até ajudou a popularizar.


The Forever War

The Forever War

Joe Haldeman

Por falar em livros multipremiados, também este clássico de ficção científica militar foi distinguido, na década de 1970, com três importantes prémios: Hugo, Nebula e Locus. Um testemunho sobre a guerra – escrito por um autor que serviu na Guerra do Vietname –, The Forever War é a história de um relutante soldado terrestre que se vê envolvido numa guerra intergaláctica.


The-Fountains-of-Paradise

The Fountains of Paradise

Arthur C. Clarke

Eis um conceito diferente: neste livro originalmente publicado em 1979, acompanhamos a construção de um elevador espacial. Um gigantesco elevador espacial, ou não esteja previsto que tenha aproximadamente 36 mil quilómetros de altura. A intenção é facilitar o contacto com um satélite, dispensando o uso de foguetões. Mas não será esta ideia muito próxima à da fatídica Torre de Babel?


Flow-My-Tears-The-Policeman-Said

Flow My Tears, The Policeman Said

Philip K. Dick

Do autor de obras tão emblemáticas como A Scanner Darkly, The Man in the High Castle e Do Androids Dream of Electric Sheep?, eis um romance com uma premissa tão simples quanto sedutora: um cantor famoso, alvo de um ataque por parte de uma ex-amante, vê-se inexplicavelmente sem identidade numa sociedade distópica onde não é permitido ser-se anónimo. Um autêntico pesadelo de ficção científica.


Por: Tiago Matos

Gostou? Partilhe este artigo: