10 livros infantis que dão bons presentes para o Natal

Não sabes o que oferecer aos mais novos aí de casa? Deixamos-te dez sugestões de livros que prometem agradar a qualquer criança.

mata-pesadelos

O Mata-Pesadelos

Isabel Stilwell e Maria Ruiz

Teorias existem, mas ninguém sabe muito bem porque existem os pesadelos. Nem o João, protagonista do novo livro de Isabel Stilwell, ilustrado por Maria Ruiz, que apenas sabe que as crianças estão sempre mais seguras nas suas camas. Uma história que ensina as crianças a não terem medo de ter pesadelos, e que ao mesmo tempo ajuda os pais a tranquilizarem os filhos. Se gostarem deste livro, aproveita para lhes ler também D. Maria II: A Menina Rainhada mesma autora.


frozen-livro-do-filme

Frozen 2: Livro do Filme

Os miúdos de tua casa sabem de cor a canção“Já Passou”? Já viram o filme Frozen mais de dez vezes? Então, depois de os levares a ver a tão aguardada sequela desse filme, oferece-lhes o livro sobre a nova aventura de Elsa, Anna, Olaf, Sven e Kristoff, onde se tenta descobrir a origem dos poderes da rainha da neve. Duas outras sugestões para o Natal: Frozen: A Viagem pelo MarAnna e Elsa e o Rio Secreto.


clube-dos-cientistas

O Clube dos Cientistas: Mistério à Luz das Estrelas

Maria Francisca Macedo

As crianças são naturalmente curiosas e cabe-nos incentivá-las a descobrirem as maravilhas do mundo. A Catarina, o Chico e o Carlos são os personagens a seguir ao longo desta coleção de contos: adoram experiências, mistérios e estão sempre à procura da próxima aventura. Nesta história sob as estrelas, aprende-se a construir um planetário ou um astrolábio com materiais comuns.


caderno-da-natureza

Caderno (da Natureza) do Bicho do Mato

Diana de Oliveira

O bicho do mato explora a flora, a fauna, sabe respeitar a natureza e aventura-se por regiões desconhecidas. Revês alguma criança que conheces nesta descrição? Então oferece-lhe este livro, que a ajuda a saber mais sobre insetos e outros bicharocos, a seguir pistas e trilhos ou a fazer diferentes tipos de nós. Um livro digno para qualquer amante júnior da natureza.


martine-e-o-principe-misterioso

Martine e o Príncipe Misterioso

Gilbert Delahaye e Marcel Marlier

Conhecida durante décadas, em Portugal, como Anita, a menina que os belgas Gilbert Delahay e Marcel Marlier criaram em 1954, adotou nos últimos anos, também no nosso país, o seu nome original: Martine. E a oportunidade perfeita para a apresentar a uma nova geração é através deste livro que, entre várias histórias, conta uma aventura passada em Veneza, durante o Carnaval, na qual Martine conhece um príncipe misterioso que está a ser perseguido por vilões. Será que vão conseguir escapar aos malfeitores?


sarita-rebelde

Sarita Rebelde Quer Ser Astronauta

Lúcia Vicente e Cátia Vidinhas

A NASA já revelou os critérios que tem para alguém se tornar astronauta: licenciatura na área de ciência, matemática, tecnologia ou engenharia, três anos experiência profissional e capacidade de ultrapassar os exigentes testes físicos da agência. A Sarita Rebelde tem capacidade para preencher estes requisitos? Claro que sim! Ela já quis ser pastora, vendedora de gelados, médica, arqueóloga e até jogadora de futebol, mas afinal o que quer mesmo é visitar o espaço como astronauta. Uma história para crianças aventureiras.


as-meninas-exemplares

As Meninas Exemplares

Condessa de Ségur

Nunca é tarde demais para se perseguir um sonho: Sofiya Rostopchina (conhecida como Condessa de Segúr) escreveu o seu primeiro livro com 58 anos, depois de fugir da Rússia por motivos políticos. Uma das suas personagens mais queridas era a pequena Sofia, uma menina traquina e vivaz que, depois de perder os pais, é obrigada a viver com uma madrasta que lhe faz a vida negra. Será que Sofia vai conseguir uma vida melhor?


a-rapariga-que-falava-com-ursos

A Rapariga que Falava com Ursos

Sophie Anderson

Chama-se Yanka, a Ursa, porque é forte e grande como o animal. Foi encontrada numa gruta e, apesar de ter sido acolhida por pessoas de uma aldeia próxima, nunca se sentiu parte da comunidade. Um dia acorda e, em vez de pernas humanas, tem pernas de urso! O que será que aconteceu? Oferece este livro a uma criança, neste Natal, e acompanha-a enquanto parte nesta aventura com Yanka para descobrir mais sobre a sua vida.


O Diário de Um Banana: De-mo-li-ção

Jeff Kinney

Não nos cansamos de ler as aventuras de Greg Heffley. No 14.º volume da coleção, o nosso “banana” preferido e os seus pais recebem uma herança inesperada que lhes permite fazer grandes mudanças na sua casa… apenas para descobrirem que vários problemas, como bolor tóxico, cercam o lar. E esta não será certamente a última aventura de Gref Heffley, já que o escritor revelou à Estante que planeia escrever pelo menos mais vinte livros da série.


cuquedo-e-os-pequenos-aprendizes-do-medo

O Cuquedo e os Pequenos Aprendizes do Medo

Clara Cunha e Paulo Galindro

A dúvida atormentava-nos e Clara Cunha e Paulo Galindro explicaram à Estante: afinal, o que é um cuquedo? Segundo os autores, “é um bicharoco bastante cabeludo, irascível e cheio de carisma” cuja atividade preferida é assustar. Neste livro são milhares. Milhões! E querem aterrorizar toda a gente, incluindo os jovens leitores a quem ofereceres a história neste Natal. E olha que o futuro reserva ainda mais cuquedos (se tal for possível), já que os autores estão a trabalhar no próximo livro.

Por: Carolina R. Rodrigues

Gostou? Partilhe este artigo: