10 livros infantis que vão tornar as férias de verão ainda mais divertidas

livros-infantis-ferias-verao-revista-estante-fnac

Torna as férias de verão dos miúdos ainda mais divertidas. Oferece-lhes estes livros repletos de descobertas, aventuras e humor.

rowley

O Diário do Rowley: Um Miúdo Incrível

Jeff Kinney

É provável que já tenhas ouvido falar de Jeff Kinney, ou não fosse este o criador do enorme sucesso que é a coleção O Diário de um Banana. No entanto, talvez ainda não saibas que o autor acaba de lançar o primeiro volume de uma nova coleção, igualmente dirigida aos mais novos. Em O Diário do Rowley continuamos a acompanhar as aventuras de Greg Heffley, o “banana” original, mas desta vez pela perspetiva de Rowley, que acredita que o seu melhor amigo haverá um dia de ser rico e, por isso, se predispôs a escrever a biografia dele. Um spin-off imperdível para os fãs de Greg e companhia.


as mais belas coisas do mundo

As Mais Belas Coisas do Mundo

Valter Hugo Mãe

As crianças exibem muitas vezes o incrível poder de terem resposta para tudo, mas não é bem isso que acontece nesta história de Valter Hugo Mãe, sobre um menino que tem uma relação bastante próxima com o seu avô e a quem é perguntado, um dia, quais são as mais belas coisas do mundo. O rapazinho não sabe o que responder, por isso será o avô a mostrar-lhe como deve apreciar cada momento e contornar os infortúnios que lhe forem surgindo na vida.


gato-malhado

O Gato Malhado

Clara Cunha

É provável que conheças Clara Cunha como a autora de dois dos mais populares sucessos infantojuvenis dos últimos anos: O Cuquedo e O Cuquedo e Um Amor que Mete Medo. A autora acaba de publicar um novo livro, também protagonizado por animais, sobre um gato que se vê surpreendido por um estrondo a meio da noite. Cedo descobre que não foi o único. O cão Patudo também acordou com o mesmo barulho e agora os dois animais deparam-se com um dilema: lutam para provarem quem é o melhor ou unem esforços para descobrir o que aconteceu?


eu-sou-super

Eu Sou Super!

Joana Laranjeiro

É um livro de pequenos exercícios para uma grande autoestima. E é escrito por Joana Laranjeiro, autora do blogue Mãe Catita e uma voz ativa e empenhada no conceito de “parentalidade consciente”, com o objetivo de preparar as crianças para o futuro. Em Eu Sou Super!, encoraja os mais novos a desenvolverem a autoconfiança e a aprenderem a lidar com as suas emoções, utilizando para isso cinquenta divertidos desafios que puxam pela criatividade, resiliência e autonomia.


regresso-ao-futuro

Regresso ao Futuro

Depois de Sozinho em Casa, é a vez de a coleção Filmes de Todos os Tempos se debruçar sobre outro dos filmes mais icónicos de sempre: Regresso ao Futuro. Através deste livro ilustrado por Kim Smith, os leitores mais novos poderão ficar a conhecer a atribulada aventura de Marty McFly, um adolescente que entrou um dia num DeLorean para se ver transportado para o passado por um cientista (um pouco louco). Sem o plutónio necessário para reativar o carro, Marty terá de arranjar maneira de voltar ao futuro sem interferir com os eventos do passado. Será que vai conseguir?


stephen-hawking

Stephen Hawking

Matt Hunt e Maria Isabel Sanchez Vegara 

Stephen Hawking é um nome incontornável no que à ciência (e mais concretamente à física) diz respeito. Apesar da doença que o afligiu, não deixou de estudar e de partilhar as suas descobertas com o mundo. E agora é a vez de os leitores mais jovens descobrirem tudo sobre ele neste livro composto por ilustrações e pequenos textos – em rima – que apresentam a vida deste génio dos tempos modernos. “Não houve, no século XX, cientista mais brilhante”, é referido a certo ponto. “Afinal, com coragem, nenhum obstáculo é intimidante.”


charles-darwin

Charles Darwin

Dan Green

Fernão de Magalhães, Leonardo da Vinci, Anne Frank, Frida KahloNelson Mandela. Estas são algumas das personalidades já exploradas na coleção infantojuvenil de biografias ilustradas Pequenos Livros Sobre Grandes Pessoas. A outra é o homem que mudou para sempre a nossa forma de ver o mundo: Charles Darwin. Interrogando-se sobre a origem do Homem, este cientista britânico percorreu o mundo a bordo do navio HMS Beagle para estudar os seres vivos e eventualmente apresentou a Teoria da Evolução por Seleção Natural, que revolucionou de forma permanente a ciência. Os mais novos vão gostar de saber mais sobre ele.


incrivel-aventura-genetica

A Incrível Aventura da Genética

Victor Coutard e Pooya Abbasian

Não é fácil explicar genética aos mais novos. Felizmente, Victor Coutard decidiu simplificar a tarefa através deste livro que conta a história de dois gémeos músicos que, apesar de semelhantes, se questionam porque são tão diferentes. Em A Incrível Aventura da Genética, o autor explica como funciona o nosso código genético através de divertidas ilustrações, para que os mais novos aprendam conceitos tão complexos como a hereditariedade ou o ADN.


ara-engenheira-estrelas

Ara, a Engenheira das Estrelas

Komal Singh e Ipek Konak

As meninas podem ter exatamente as mesmas profissões que os meninos. É o que defende Komal Singh, gestora de programas de engenharia da Google e autora de Ara, a Engenheira das Estrelas, uma história que criou para explicar à filha o que é ser engenheira. Ara é uma menina de seis anos que adora números e está decidida a contar todas as estrelas do céu. Para isso, precisa de programar uma androide (DeeDee), o que a leva a pedir ajuda a quatro pioneiras da tecnologia que por acaso são engenheiras verdadeiras da Google.


experiencias-loucas-factos-bizarros-espaco

Experiências Loucas e Factos Bizarros no Espaço

D4rkFrame

É youtuber, tem cerca de cinco milhões de subscritores no seu canal e os seus fãs conhecem-no por D4rkFrame. Nos seus vlogs foca-se em desafios e experiências que os mais novos podem fazer com materiais que têm em casa. Em Experiência Loucas e Factos Bizarros no Espaço, sequela de Experiências Loucas e Factos Bizarros, vão encontrar precisamente isso: experiências tão divertidas como colocarem-se em cima de uma balança dentro de um elevador em movimento e perceberem como ganham e perdem peso num ápice. E sabes o que precisas para te tornares astronauta? Ou como te podes preparar para uma hipotética viagem até Marte ou Neptuno? Este livro explica.

Por: Inês Martins

Gostou? Partilhe este artigo: