Os livros que te levam a saborear os quatro cantos do mundo

gastronomia-estante-fnac

Verão é tão sinónimo de descanso e passeios como de jantaradas. Aproveita o tempo extra para aprimorares os teus dotes culinários e trazeres os melhores sabores do mundo até tua casa com esta seleção de livros de gastronomia.

GASTRONOMIA PORTUGUESA

Portugal-a-Mesa

Portugal à Mesa

Pedro Rodrigues

À volta do mundo podemos encontrar comidas bastante estranhas. Mas Portugal não é exceção. Somos provavelmente o único país em que os pipis podem ser considerados uma refeição. Esta é uma das 69 receitas tradicionalmente portuguesas de petiscos, sopas, pratos de peixes, carne e sobremesas que Pedro Rodrigues te ensina a confecionar em Portugal à Mesa. Com certeza.


Cerveja artesanal portuguesa

Uma Viagem pelo Mundo da Cerveja Artesanal Portuguesa

Bruno Aquino e Domingos Quaresma

Mais de 30% da ingestão de álcool em Portugal é feita através de cerveja. Apesar disso, somos dos países europeus que menos consome a bebida. Mas, como Bruno Aquino e Domingos Quaresma dizem, “a cerveja é muito mais do que uma bebida – é, principalmente, um fator de convívio.” Esta avaliação das 50 melhores cervejas artesanais e a exploração da sua história não pode, por isso, faltar para acompanhar a refeição.


comes e bebes de que é que estavas à espera

Comes e Bebes: De Que é Que Estavas à Espera?

Miguel Esteves Cardoso

Jantar ou almoçar “a seco” não é um costume nada português. E é um hábito que Miguel Esteves Cardoso não aconselha. Por isso, a viagem pelo nosso país não fica completa sem esta coletânea de 15 anos de crónicas gastronómicas que o autor escreveu para o Fugas, onde avalia não só a comida de vários restaurantes como as bebidas servidas para acompanhar a refeição.

GASTRONOMIA DE OUTROS PAÍSES EUROPEUS

Andalusia

Andalusia

José Pizarro

Se te dissermos que vamos agora experimentar uma cozinha caracterizada por peixe do mar, animais do campo e frutas de pomares, o mais certo é que penses que continuamos a falar de Portugal. Mas não. Falamos da Andaluzia. Numa viagem ao sul de Espanha, o chef José Pizarro recupera a herança gastronómica romana e árabe em dezenas de receitas. E diz que o gaspacho é o prato tradicional da região. Mas essa discussão deixamos para mais tarde.


Livro Ramsay

Petiscos do Ramsay

Gordon Ramsay

Na Grã-Bretanha a experiência gastronómica não fica completa sem um almoço ou jantar num pub. Mas “a comida nem sempre [fez] parte da vida dos pubs”, como explica o célebre chef Gordon Ramsay no livro em que dá o seu próprio twist a mais de 130 receitas icónicas destes estabelecimentos – divididas por comida de bar, tostas, sopas, entradas, tartes, grelhados, pudins, entre outros – que atribuíram ao pub britânico “o seu lugar nos roteiros gastronómicos”.

GASTRONOMIA ASIÁTICA

Japao

Japão

AA. VV.

Os japoneses têm a mais alta esperança média de vida. E as mais baixas taxas de obesidade do mundo. Encarada por muitos como uma referência, a cozinha japonesa, rica em leguminosas, vegetais e proteínas, pode por isso ser o segredo para uma vida mais longa e saudável. Conhece-a melhor em Japão, o livro que, além de sushi, te ensina a preparar pratos como sopa de amêijoas, massas e omeletas.

GASTRONOMIA AFRICANA

Cozinha Africana

Cozinha Africana

Viriato Pã

Alguma vez pensaste em fazer arroz com mel, açúcar, manteiga, iogurte e óleo de palma vermelho? É um dos pratos tradicionais africanos que Viriato Pã te recomenda: arroz de óleo de palma com iogurte. Apesar de a cozinha africana apresentar diversas variações de acordo com a região, o chef procurou reunir as receitas mais icónicas de África. E dedica uma secção apenas a malaguetas.


Cozinha Moçambicana

Cozinha Moçambicana

Jeny Sulemange

Miamba macua. Sabes o que é? Nós também não sabíamos até lermos Cozinha Moçambicana. Além de moçambicano, o prato é sulemangense. Isto porque foi Jeny Sulemange – que aqui partilha 128 receitas de Moçambique e outras regiões de África servidas no Cantinho de Aziz, um dos mais aclamados restaurantes de Lisboa – que acrescentou um novo ingrediente a uma receita tradicional para criar este prato de autor.

GASTRONOMIA SUL-AMERICANA

Maria Receitas do Brasil

Maria: Receitas do Brasil

EuroImpala

Para povos tão próximos e que até partilham a mesma língua, a verdade é que a cozinha brasileira é muito diferente da portuguesa. Basta reparar em exemplos como o acarajé com vatapá ou a moqueca de peixe. Em Portugal chamar-lhe-íamos um bolo de feijão com farinha de mandioca e marisco ou um guisado de peixe. Mas há outros exemplos, provavelmente ainda mais populares, como a picanha ou os brigadeiros, que também fazem parte das mais de 40 receitas deste livro.

GASTRONOMIA DO MUNDO

atlas-gastronomico-revista-estante-fnac

O Atlas Gastronómico

Mina Holland

Se és o tipo de pessoa que não dispensa provar a comida local quando vai viajar então és como Mina Holland. A jornalista reuniu cem receitas icónicas de 39 cantos do mundo (em Portugal elegeu a açorda de bacalhau à alentejana) para criar um livro que, de acordo com a própria, ainda não existia, como revelou à Estante: “Uma visita guiada a tantas culinárias distintas com receitas para rematar.” Se vais viajar, já sabes o que levar na mala.

Por: Tatiana Trilho

Gostou? Partilhe este artigo: